ESPORTESNET

Polêmica vazia ficou entre idas e vindas desde os anos 80

A decisão foi publicada na última segunda-feira (4) pelo Superior Tribunal Federal (STF), através do Ministro Dias Toffoli, negou um recurso do Flamengo, e considerou o Sport como o único campeão brasileiro de 1987.

Além disso, também confirmou que o São Paulo é o dono da Taça das Bolinhas.

O Tricolor do Morumbi é considerado o primeiro pentacampeão brasileiro.

A  informação foi divulgada em primeira mão pela Joven Pan. Em 2018, contudo, o caso já havia sido julgado pelo próprio STF. Na oportunidade, a 1ª Turma do Supremo já havia declarado que o Sport era o campeão brasileiro da época. Fato que foi lembrado por Toffoli em documento de 24 páginas. 

“Assim, o reconhecimento, em definitivo, do Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado na ação principal”, enfatiza o texto.

Ainda segundo o ministro, “conforme assentado pelo Tribunal de Origem, essa questão não se mostrava passível de reanálise na presente ação judicial, que resultou no recurso extraordinário com agravo sub examine”.

Sport, legítimo campeão de 1987

Além de pleitear o Brasileiro pertencente ao Sport, o Flamengo entrou com um recurso pela Taça das Bolinhas, troféu concedido ao primeiro time pentacampeão brasileiro. Campeão em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007, o São Paulo teve direito ao prêmio.

O Rubro-negro carioca, por outro lado, teria o direito, caso tivesse sido declarado o campeão de 1987.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.