google.com, pub-4023032514756267, DIRECT, f08c47fec0942fa0

ESPORTESNET

Informação é de um levantamento produzido pela Semrush, que também apontou quais são os jogadores e times mais pesquisados no país

Quando falamos em esporte, não é novidade para ninguém que o futebol é a principal paixão dos brasileiros. Entretanto, com o avanço da globalização, campeonatos de outras categorias, que são destaques em seus países de origem, estão chamando a atenção dos torcedores “verde e amarelo”.

A National Football League (NFL), liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos, com sua grande final, o Super Bowl, marcada para esse domingo, 12, é um exemplo disso. 

De acordo com um estudo produzido pela Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, em setembro de 2022, mês de estreia do campeonato, 1.5 milhão de brasileiros buscaram pelo termo “NFL” na internet, um aumento de 50% em comparação ao mesmo período de 2019.

“Sabemos que a internet é a principal plataforma de busca da população. De olho nesse potencial, é possível analisar tendências, dos mais variados assuntos, apenas monitorando o que as pessoas estão procurando no universo online. Esse interesse dos brasileiros por novos esportes pode abrir as portas para outros nichos do mercado”,

explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush

É verdade que o número ainda é bem inferior ao Brasileirão, que, em abril do ano passado, seu mês de estreia, teve 13.6 milhões de pesquisas, ou mesmo para a também norte-americana NBA, que, em outubro, teve 4 milhões de buscas.

Entretanto, a NFL conseguiu se consagrar na média mensal das principais competições esportivas pesquisadas no Brasil. Veja: 

Principais campeonatos esportivos e as pesquisas dos brasileiros:

  1. Brasileirão – 14 M
  2. Libertadores – 4.9 M
  3. NBA – 3.6 M
  4. Champions League – 2.7 M
  5. Premier League – 2 M
  6. La Liga – 900 mil
  7. NFL – 718 mil
  8. Bundesliga – 460 mil
  9. Super Bowl – 88 mil
  10. Ligue 1 – 169 mil

Atletas e times mais pesquisados

Quando falamos em nomes do futebol americano, o primeiro que vem à cabeça de muitos é Tom Brady. Considerado pelos americanos como “o maior de todos os tempos”, além de ser ex-marido da modelo Gisele Bündchen, o quarterback, que anunciou sua aposentadoria nas últimas semanas, é o atleta da NFL que mais desperta o interesse dos brasileiros.

 De 2019 a 2022, as buscas pelo nome do jogador na internet cresceram 147.4%Aaron Rodgers, quarterback do Green Bay Packers, e Patrick Mahomes, quarterback pelo Kansas City Chiefs, também registraram crescimento de 92% e 30%, respectivamente. 

Sobre os times que participam do campeonato, o topo nas buscas vai para Green Bay Packers, com uma média mensal de 23.4 mil buscas em 2022, seguido de Buffalo Bills (22 mil), Kansas City Chiefs (19.5 mil), Tampa Bay Buccaneers (18 mil) e Dallas Cowboys (16.4 mil).

O segundo da TV mais caro do mundo

Segundo o grupo de comunicação NBC Sports, que detém os direitos de transmissão do evento para os EUA,  a edição de 2022 teve audiência média de 112,3 milhões de telespectadores, incluindo os 11,2 milhões que acompanharam via streaming.

Além disso, a NFL atualmente domina a televisão americana, representando 87 das 100 maiores audiências da TV no país em 2022 –  essa atenção massiva faz com que os valores de intervalos de 30 segundos no Super Bowl sejam comercializados por cerca de US$ 7 milhões por 30 segundos de comercial. 

 “Além do espetáculo dentro do campo, o Super Bowl chama a atenção também por conta da sua enorme proporção em termos de entretenimento. Em setembro do ano passado a Apple fechou um contrato de 5 anos avaliado em US$ 250 bilhões para ser a patrocinadora principal do show do intervalo. Se for dividido pelos 12 minutos de duração do intervalo, a Apple está pagando US$ 4,2 milhões por minuto. Para efeito de comparação, no Brasil os 40 maiores clubes de futebol do país, geram uma receita anual total de US$ 2 bilhões”

comenta Pedro Oliveira, sócio-fundador da OutField, empresa líder em inteligência, estratégia e investimentos no esporte, games e entretenimento na América Latina

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade on-line líder que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva e obtenham resultados mensuráveis de marketing on-line. A Semrush oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing.

A Semrush, com mais de 94.000 clientes pagantes, está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

Sobre a OutField

Fundada em 2016 pelos empreendedores Lucas de Paula e Pedro Oliveira, a OutField é uma empresa focada nos negócios do esporte e do entretenimento – seu propósito é qualificar essas indústrias por meio de diferentes produtos e abordagens. 

O grupo, formado  por OutField Strategies e OutField Ventures, nasceu para que o esporte na América Latina, a começar pelo Brasil, alcance seu potencial e se aproxime da grandeza das indústrias americana e europeia, aproximando o mercado esportivo do entretenimento por meio da inovação.

A OutField tem em seu portfólio grandes empresas, clubes e atletas, como New Balance, Wix, Flamengo, Red Bull Bragantino, StubHub, Anderson Silva, além de ter investimentos em mais de 10 empresas destes setores, , com os quais atua para criar novas oportunidades de negócios e investimentos dentro do esporte e do entretenimento.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.