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  • Empresa do Piauí é semifinalista em prêmio nacional de inovação

    Empresa do Piauí é semifinalista em prêmio nacional de inovação

    Foi em Teresina que surgiu uma ideia inovadora e que está revolucionando a área de cuidados com a saúde da região. A partir da união de especialidades como: medicina do esporte, cardiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e educação física, centenas de pessoas estão alcançando o máximo de bem-estar, qualidade de vida e mudanças de hábitos.

    Um Instituto de Performance e Saúde, considerado um dos mais avançados do Brasil, agregou o conhecimento de várias especialidades, de forma multidisciplinar e criou um método de atendimento individualizado que vai desde o atleta de alto rendimento, até uma pessoa que decidiu sair do sedentarismo para descobrir os benefícios que corpo e mente saudáveis podem proporcionar.

    “Eu e minha filha, de 12 anos, estávamos sem praticar nenhuma atividade física e há seis meses passamos a receber o acompanhamento integrado dos profissionais do instituto, somos avaliadas periodicamente com exames, testes físicos e passamos por consultas com os especialistas. Para cada uma de nós foi desenvolvido um programa de atendimento que está nos trazendo resultados que vão além dos padrões estéticos, são mudanças de hábitos, qualidade de vida e ainda estamos reforçando nossos laços familiares, já que treinamos juntas, porém com atividades específicas para a necessidade de cada uma”, afirma a jornalista Neyara Pinheiro.

    Com menos de 2 anos de implantação, a empresa piauiense foi selecionada entre 2.173 inscritos, de todas as regiões do Brasil, e está entre os 44 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria(CNI), que tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão de grandes, médias, micro e pequenas empresas.

    O Prêmio Nacional de Inovação está na 7ª edição, já foram mais 11.300 empresas inscritas, 220 finalistas e 74 vencedores. O resultado final desta última edição está marcado para o dia 8 de março, em São Paulo.

  • Radware anuncia estratégia para crescimento de segurança na nuvem

    Radware anuncia estratégia para crescimento de segurança na nuvem

    A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, anunciou hoje uma iniciativa estratégica para acelerar o crescimento de seus negócios relacionados aos serviços de segurança na nuvem. Como parte da iniciativa, a empresa adquirirá a SecurityDAM, sua provedora de DDoS scrubbing centers. Além disso, planeja expandir seu centro de inovação na Índia, bem como expandir ainda mais sua atuação e capacidade de rede em nuvem, e sua divisão de serviços em nuvem, incluindo sua tecnologia, suas operações e sua equipe. Essas ações refletem o compromisso contínuo da companhia em fornecer aos clientes o mais alto nível de serviços e segurança cibernética.

    “Estamos comprometidos em fornecer aos nossos clientes uma segurança de última geração e sem atritos, para que possam avançar suas estratégias digitais, garantindo que suas defesas não se tornem obstáculos para a transformação”, citou Roy Zisapel, presidente e CEO da Radware. “Protegemos um quarto das empresas da Fortune 50. O objetivo da nossa iniciativa é inovar e escalar mais rapidamente, para que possamos oferecer nossas capacidades de segurança em nuvem para ainda mais clientes e capitalizar a crescente oportunidade de mercado.”

    Para lançar sua iniciativa, a companhia está atuando de várias formas que incluem:

    – Aquisição de ativos da SecurityDAM, operadora de rede DDoS em nuvem que forneceu para a empresa serviços de scrubbing center usados para o Radware Cloud DDoS Protection Service (detalhes adicionais abaixo).

    – Expansão de sua presença em Bangalore e Chennai, na Índia, para um centro de inovação regional ainda maior. A ação expande o centro de P&D da Radware, com sede em Tel-Aviv, que aborda as inovações de produtos, como a mitigação aprimorada de inundações em camada 7 e algoritmos avançados de machine-learning, para otimização de políticas automáticas e detecção de falsos positivos. Com esses investimentos, a unidade de serviço em nuvem agora conta com quase 300.

    – Aumento da capacidade de serviços em nuvem de sua rede global de entrega para 10Tbps e ampliação de sua presença para atender às demandas de negócios em evolução e ao crescente volume de ataques cibernéticos. Nos últimos três meses, a Radware adicionou centros de nuvem em Paris (França), Amsterdã (Holanda) e em Moscou (Rússia). Durante os próximos seis meses, a companhia planeja abrir novos centros em nuvem e expandir os existentes nas principais cidades do mundo. Nos EUA, isso inclui San Jose (Califórnia), Dallas (Texas) e Ashburn (Virgínia). Outras cidades internacionais incluem Melbourne e Sydney (Austrália), Santiago (Chile), Hong Kong (China), Tóquio (Japão), Wellington (Nova Zelândia), Taipei (Taiwan) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

    – Inovações em toda a arquitetura de datacenter de segurança em nuvem para segregar peacetime, zonas always-on e zonas de mitigação e ataque. Esse recurso avançado fornece detecção de ataque always-on para todos os clientes, ao mesmo tempo em que isola as organizações com ataques de alto volume para zonas específicas na rede em nuvem, para que elas não criem impacto para o grupo mais amplo. Isso proporciona maior resiliência e disponibilidade de serviços always-on para clientes.

    – Avanço da disponibilidade de serviços e nível de proteção com novos aprimoramentos de serviços em nuvem, incluindo: novo portal para o Cloud DDoS Protection Service para melhorar a experiência do cliente; melhor detecção e prevenção de ataques DNS com novos algoritmos para melhorar ainda mais a detecção e minimizar falsos positivos de ataques DNS sofisticados; e serviço integrado de rede de entrega de conteúdo global que tem centenas de centros de nuvem globalmente e é baseado em AWS CloudFront.

    Transação na SecurityDAM – Sob os termos do contrato de compra de ativos, a Radware adquiriu a tecnologia e as operações da SecurityDAM por US$ 30 milhões (sujeitos a ajustes para balanços entrepartes e outras deduções) com pagamentos contingentes de até US$ 12,5 milhões. A companhia espera que a aquisição gere acréscimos aos lucros em uma base não-GAAP em 2023.

    Yehuda Zisapel, Chairman do Conselho de Administração da empresa, e Roy Zisapel, Presidente e CEO, e membro do Conselho, detêm uma participação majoritária e minoritária, respectivamente, na SecurityDAM. Assim, o Conselho formou uma Comissão Especial de Diretores composta unicamente por diretores independentes para examinar a transação e suas alternativas e, foi determinado que se prossiga com a transação, negociação e aprovação dos termos. Com base na recomendação unânime da Comissão Especial, foi aprovado o contrato de compra pelo Comitê de Auditoria do Conselho e aprovado por unanimidade por membros independentes do conselho.

    O escritório Stifel, Nicolaus & Company, Incorporated atua como consultor financeiro, e a Gross & Co. atua como consultora jurídica da Comissão Especial. A Goldfarb Seligman & Co. atua como consultora jurídica da Radware.

    Detalhes adicionais sobre a transação estão incluídos no Relatório sobre o Formulário 6-K que a Radware fornecerá à Comissão de Valores Mobiliários americana.

  • Wellness Travel torna-se preferência de 76% dos viajantes

    Wellness Travel torna-se preferência de 76% dos viajantes

    Discussões sobre saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns. Com a pandemia, o agravamento de doenças mentais impulsionou discussões sobre a importância de se cuidar para além das questões físicas. A solução, segundo especialistas, vai desde um maior autoconhecimento, com acompanhamento profissional, até dias longe da rotina a fim de combater os sintomas. Pesquisa recente da American Express mostrou que 76% dos entrevistados planejam gastar mais em viagens e experiências que fortaleçam seu bem-estar mental e físico. Desde que garantida a segurança, os benefícios são inúmeros.

    Somam-se 322 milhões de pessoas que sofrem com depressão, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre a população brasileira, são 11,5 milhões — cerca de 5,8%, acima da média global, que é de 4,4%. O órgão apontou, ainda, que a doença deve se tornar a mais comum do mundo em 2030. Em busca de uma solução, grande parte dos estudos sugere uma abordagem terapêutica que contemple tanto medicamentos como psicoterapia. Entretanto, experiências proporcionadas ao viajar são aliadas no cuidado com a saúde mental e ajudam a lidar com quadros provenientes da pandemia.

    Diante de tantos proveitos que uma viagem pode ter, muitos tornaram-se ainda mais relevantes atualmente. Já é de conhecimento de todos que viajar é bom para o bem-estar físico, mas pesquisas científicas sugerem que explorar um novo lugar também pode fazer maravilhas para a saúde mental e emocional, conforme o estudo do livro “Psychodynamic Perspectives on Aging and Illness”, da Dra. Tamara McClintock Greenberg, psicóloga clínica baseada em São Francisco e de acordo com a especialista em viagens solo e fundadora da Trusted Travel Girl, Valerie Wilson.

    De acordo com um artigo publicado pela Forbes, viajar traz inúmeros benefícios para a sua saúde mental, como, por exemplo: reduzir o estresse da vida cotidiana; ajudar a se reinventar; aumentar os níveis de felicidade e satisfação; tornar-se mentalmente resiliente; aumentar a criatividade.

    Não é surpresa, portanto, o franco crescimento do chamado “wellness travel”: bem-estar, cada vez mais importante nas viagens. Gradualmente, mais viajantes estão procurando opções de viagens que fortaleçam seu bem-estar mental e físico. Dos 76% dos entrevistados na pesquisa da American Express que planejam gastar mais em viagens focadas em bem-estar, 55% afirmam estar plenamente dispostos a pagar mais por esse tipo de serviço ou produto. Ou seja, as pessoas  têm se revelado ávidas para viajar, mas, de acordo com a maioria, na condição de garantir a segurança.

    Vários países ao redor do mundo já exigiam seguro-viagem e, cada vez mais, novos destinos estão requisitando este comprovante para emissão de vistos e entrada em seus territórios. Seja em razão das novas regras dos destinos ou da nova percepção de segurança, prova de que este item conquistou uma parcela maior de viajantes é o aumento das vendas de seguro-viagem: houve um aumento de 30% na procura dos produtos de seguro-viagem, segundo informações do Valor Investe.

    “Percebemos este novo perfil de viajante desde meados de 2021, que tornou a busca por seguro-viagem um dos principais pré-requisitos antes de viajar e o intuito tem sido comprar produtos mais completos e robustos, ademais apenas da negociação de preços. Ainda, em novembro de 2021, registramos um aumento de 23% nas vendas de nossos produtos de seguro-viagem quando comparado ao mesmo mês de 2019.”, afirma Claudia Brito, Sócia e Head Comercial da Coris Seguro Viagem, uma das empresas do segmento que registrou tal crescimento.  “Poder viajar com segurança é como ter de volta à normalidade, que é o principal desejo de todos”.

    Portanto, para evitar pensamentos negativos que podem atrapalhar todo o andamento da viagem e as aflições causadas por doenças mentais, garantir a segurança de todos pode ser a melhor maneira de fazê-lo, indo de encontro ao objetivo principal da Wellness Travel, que é o bem-estar cada vez mais importante nas viagens. Inclusive, porque a pandemia não acabou, mas a necessidade de viajar é legítima e muito positiva.

  • ANVISA apresenta estratégias para controle de infecções em hospitais

    ANVISA apresenta estratégias para controle de infecções em hospitais

    A retomada gradativa das atividades e o aumento dos casos devido a nova variante do novo Coronavírus reforçam a preocupação em relação a limpeza e conservação dos ambientes, em especial, os hospitais, onde além do fluxo de pessoas ser constante, há uma maior probabilidade de doenças circularem pelas superfícies. Sabe-se que neste tipo de local, uma limpeza eficiente é indispensável, afinal, é através dela que o combate às infecções hospitalares pode ser realizado. Assim há uma garantia de que o ambiente é mais seguro, não só para os pacientes, como também para os colaboradores e público em geral. 

    Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), também chamadas de infecções hospitalares, são quaisquer infecções adquiridas após o paciente ser submetido a um procedimento de assistência à saúde ou a uma internação. Pode se apresentar durante a internação ou após a alta do paciente, desde que esteja relacionada com os procedimentos que foram executados. 

    “Infelizmente a IRAS é uma realidade e um desafio. É possível que os pacientes adquiram doenças durante seu período de internação ou até mesmo após a alta. Para que isso seja evitado, é importante que os hospitais realizem um controle de infecção hospitalar. O ideal é a contratação de uma equipe especializada para a realização da limpeza e desinfecção do hospital” – explica Rui Monteiro, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP).

    A limpeza hospitalar, além de melhorar esteticamente o ambiente, tem como principal objetivo higienizar e evitar a proliferação de germes e bactérias, assim evitando que mais infecções surjam. Tudo isso, utilizando produtos apropriados, que não provoquem alergias, contaminações e intoxicações nos pacientes do hospital.

    Com a diminuição dessas infecções, os gastos também diminuem, já que, segundo a ANVISA, em um estudo realizado no Brasil que estimou os custos de ocupação/dia total e médio por paciente com IRAS ou sem IRAS, concluiu que o custo diário do paciente com IRAS foi 55% superior ao de um paciente sem IRAS. 

    Ainda segundo a ANVISA, uma das ações estratégicas para reduzir as infecções hospitalares nos próximos anos é promover a educação e a qualificação na Prevenção e Controle de Infecção (PCI) em todos os níveis de gestão e assistência, elaborando e disponibilizando cursos de prevenção voltados para outros profissionais do serviço de saúde. As demais estratégias e informações sobre este assunto estão no Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. 

    A contratação de uma empresa de limpeza para o controle das infecções hospitalares torna-se, então, de suma importância para oferecer mais segurança ao hospital, pois essas empresas oferecem treinamento contínuo a seus profissionais e os qualifica para essa atividade específica, onde os profissionais possuem conhecimento, expertise e domínio das técnicas para a realização do serviço de desinfecção.

    As equipes de profissionais que realizam a higienização e desinfecção são treinadas continuamente pelas empresas prestadoras de serviço de limpeza e conservação, obtendo os melhores recursos e tecnologia do mercado para gerar resultados satisfatórios às empresas contratantes.

    O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (SEAC-SP) promove uma campanha chamada “Limpeza é Saúde”, que atende corporações de todos os segmentos quando as mesmas contratam uma empresa de limpeza e conservação profissional. O objetivo da campanha é ressaltar a importância de um ambiente devidamente limpo e higienizado para a saúde e segurança de todos.

    Essa campanha é um incentivo para que gestores adotem uma filosofia que promove bem-estar para todos e que ainda garante a segurança do ambiente. As empresas que demonstrarem interesse em fazer parte da campanha, adotando práticas que a apoiam, ganharão o direito de usar o selo de qualidade “Limpeza é Saúde” que representará a qualidade e preocupação com as pessoas.

  • Podcast Os Batutinhas tira dúvidas sobre primeira infância

    Podcast Os Batutinhas tira dúvidas sobre primeira infância

    A primeira infância é um momento repleto de novas descobertas para as crianças e também para os pais e responsáveis. A diretora da escola de educação infantil do Rio de Janeiro, Os Batutinhas, Tatiana Lanna, depois de tirar muitas dúvidas no atendimento aos familiares lança hoje o “Podcast Batutinhas da primeira Infância”, veiculado no Spotify e YouTube semanalmente.

    O primeiro episódio é sobre adaptação à escola. Nele, a diretora fala sobre a importância do período de adaptação, qual o papel dos responsáveis neste processo e dicas para esse período. Ao longo dos próximos episódios outras perguntas serão respondidas, como: “Qual é a idade certa para o meu filho começar na escola?”; “Como a escola pode ajudar no desfralde?” e “A importância de aprender uma segunda língua na infância”.

    A diretora Tatiana Lanna usará todo a sua vivência na escola e o seu extenso currículo profissional para ajudar os pais. Ela é formada em Psicologia pela PUC-Rio, Terapeuta de Família, especialista em Psicomotricidade e em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Associação Pikler França. E já participou do International Group Reggio Emilia e do curso de Metodologia High Scope em Lisboa. Faz parte do grupo de educadores brasileiros em formação no Instituto Pikler Budapeste.

    Dúvidas sobre a primeira infância? Basta acessar primeiro episódio no Spotify.

     

  • Segunda etapa da Smart City Natal é lançada no mercado

    Segunda etapa da Smart City Natal é lançada no mercado

    Quem passa pelo quilômetro 165 da BR-406, em São Gonçalo do Amarante (RN) já percebe a diferença na paisagem. O avançar das obras da Smart City Natal começa a delinear a segunda cidade inteligente e inclusiva do Brasil. Neste começo de 2022, a Planet Smart City lançou a 2ª etapa de vendas do empreendimento no Rio Grande do Norte.

    Ao todo, estão disponíveis 712 lotes entre residenciais e comerciais em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, a 20 km da capital e a 8 km do Aeroporto Internacional de Natal. 

    Com a 1ª etapa totalmente vendida, a Smart City Natal valorizou, em dois anos, 122% e lança a nova etapa com lotes residenciais de 200 m² com valores diferenciados para os primeiros compradores. “Vendemos lotes para investidores em todo o Brasil, logo o mercado imobiliário é o que mais cresce no país. Investir em imóveis é certeza de um bom negócio”, comemora Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil.

    Com o conceito ‘Viver, além de morar’, a cidade é projetada e desenvolvida com o know-how desenvolvido pela Planet, que une soluções inteligentes em quatro pilares: pessoas, planejamento urbano e arquitetura, tecnologia e meio ambiente, para fazer da cidade um local que oferece qualidade de vida. 

    “O projeto oferece equilíbrio entre áreas verdes, núcleos residenciais, comerciais e empresariais e mobilidade inteligente. Nossas cidades são projetadas para serem inclusivas, autônomas e vibrantes, por isso implementamos uma série de atividades como biblioteca, cinema, cursos gratuitos e redes online, que incentivam a economia compartilhada e um novo jeito de viver em comunidade”, explica Susanna Marchionni.

    Planet App

    O Planet App é o painel de controle da Cidade Inteligente. Os moradores podem baixar gratuitamente o aplicativo nas versões Android ou iOS. Após o cadastro, os usuários têm acesso a todos os serviços da cidade, além de contato com outros moradores, participação em projetos e atividades sociais.

    Uma das funcionalidades-chave é o botão SOS que, quando clicado, aciona os números de emergência pré-definidos pelo morador (parentes ou amigos), permitindo o chamado de socorro imediato, por meio da geolocalização. O aplicativo também mostra, em tempo real, o andamento das obras e o videomonitoramento das áreas comuns.

    Cidade inteligente e inclusiva

    A cidade inteligente e inclusiva é um conceito desenvolvido pela Planet Smart City. Ela busca ser inclusiva porque tem foco no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento de um ambiente inclusivo, harmonioso e colaborativo. A cidade é desenvolvida de forma otimizada e, graças à tecnologia desenvolvida pela Planet, pode oferecer preços acessíveis. 

    O Hub de Inovação é o coração social da cidade e oferece um local no qual os moradores e a comunidade do entorno têm acesso à biblioteca, cinema, cursos gratuitos e outras atividades sociais. O intuito é que a cidade seja vista como um parque tecnológico que atraia investimentos e gere retornos econômicos para moradores e investidores.

  • Dermatologista inaugura clínica de estética avançada

    Dermatologista inaugura clínica de estética avançada

    No dia 01 de fevereiro de 2022 foi inaugurada em Alphaville a clínica de estética avançada da Dra. Juliana Ruthes, médica formada pela PUC Campinas e pós-graduada em Dermatologia e Dermatologia Estética Avançada. 

    Especializada em tratamento estético e dermatológico avançado, a nova clínica foi equipada e projetada como foco na experiência dos pacientes desde a sala de recepção. O novo projeto conta também com recepção e lavabo, central de esterilização e sala de atendimento com vista panorâmica para o centro médico e para a Avenida Copacabana.

    As novas instalações da clínica são adaptadas para consultas e também pequenas cirurgias dermatológicas, além de outros procedimentos estéticos como tratamentos de lifting, preenchimentos faciais e tratamentos a laser. Juliana Ruthes é especialista em ultrassonografia geral e da pele e tem atuado em hospitais e centros médicos de São Paulo.

    Serviço:

    Av. Copacabana 112 Empresarial, 18 Forte — Alphaville.

    (11) 99381-0307 | (11) 2424-8111

    www.drajulianaruthesmartines.com.br  

    @dra.julianaruthesmartines

  • Como compensar os gastos com bandeira de escassez hídrica?

    Como compensar os gastos com bandeira de escassez hídrica?

    As frequentes chuvas que incidem no Sudeste e no Centro-Oeste desde o fim do ano passado têm colaborado para aumentar o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e afastar o risco de interrupções no abastecimento. No entanto, segundo o Governo Federal, o nível pluviométrico ainda não atingiu índices que permitam a redução da tarifa de energia elétrica para os consumidores nos próximos meses. 

    O Ministério de Minas e Energia já anunciou que não antecipará o fim da vigência da bandeira de escassez hídrica, que cobra dos usuários um valor adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). 

    As projeções indicam que a chamada crise hídrica deve se estender até o mês de abril de 2022. As contas de energia dos brasileiros são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e valem para todo o território nacional, sendo o mesmo valor aplicado em todo o país. 

    A taxa adicional está sendo cobrada desde setembro de 2021 para cobrir os custos de geração de energia pelas termelétricas, acionadas emergencialmente para preservar o nível dos reservatórios por conta da falta de chuvas na época. 

    De acordo com o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume dos reservatórios deve alcançar o nível de 40% de sua capacidade no fim do mês de janeiro no Sudeste e no Centro-Oeste. No Norte, a projeção indica 73,2% e, no Nordeste, 70,2%. Para o subsistema Sul, a previsão é de 34,8%.

    De acordo com a SOL Copérnico, é necessário observar que, apesar do aumento no nível dos reservatórios, há uma conta a se quitar pelo tempo em que as termelétricas permanecerão ligadas, um passivo que precisa ser pago. Ao fixar a bandeira de escassez hídrica, a Aneel leva em consideração todos os subsistemas, e não o de cada região ou estado. As usinas térmicas utilizam combustíveis fósseis, o que encarece muito o processo, além da poluição gerada.

    A SOL é uma empresa com presença em 18 estados, e está conectada a 17 distribuidoras espalhadas pelo país. O foco central da companhia é democratizar o acesso à energia solar, reduzindo custos ao consumidor final e colaborando para a preservação do meio ambiente.

    A produção de energia solar não produz CO2. Depende da luz do Sol, que é constante e inesgotável. Com o avanço da tecnologia, o Brasil tem condições de oferecer diferentes tipos de soluções aos consumidores. Todos saem ganhando. O usuário economiza no valor final da conta e a sociedade gera energia limpa, sem qualquer comprometimento de recursos naturais ou impacto no meio ambiente.

    Para não gastar energia à toa e ficar no prejuízo no fim do mês, a SOL separou dez estratégias bem simples para economizar energia e ajudar a preservar o planeta:

    – Adquirir aparelhos elétricos com selo de eficiência. Substituir os mais antigos por aqueles que têm selo Procel. Pesquisar antes de escolher marca e modelo.

    – Evitar banhos longos e optar pela água fria durante o período de calor, evitando assim acionar o chuveiro elétrico, que, sabidamente, consome muita energia. 

    – Não deixar o celular plugado à tomada além do tempo de recarga. Evitar gastar energia, mesmo que pouca, sem necessidade.

    – Principalmente durante o verão, aproveitar a incidência de luz natural nos ambientes de casa. No fim do mês, com certeza, a conta virá mais baixa. 

    – Evitar o modo espera dos aparelhos. Assim como o celular, somando todos os equipamentos conectados à tomada, a despesa pode surpreender. Se for viajar, até por questões de segurança, lembrar-se de tirar os aparelhos da tomada.

    – Lâmpadas LED são as mais recomendadas. Elas consomem até 80% menos do que as convencionais.

    – Evitar dormir com a TV ligada, usando a função “timer” ou “sleep” dos aparelhos. Até a qualidade do sono melhora com essa iniciativa.

    – Não deixar a geladeira aberta sem necessidade. Procurar abri-la o mínimo possível. Também não colocar plásticos para forrar as prateleiras. Isso aumenta muito o consumo de energia do aparelho. Conferir também se a porta está bem vedada. O desgaste da borracha faz o ar escapar, sobrecarregando o motor. 

    – Procurar lavar e passar roupas de uma única vez. No caso do ferro de passar, usar sempre a temperatura indicada para cada tipo de tecido. 

    – Conferir os fios desencapados ou expostos na casa. São um risco à segurança e uma fonte de altos gastos de energia.

     

  • Nove em cada 10 empresas vão investir em tecnologia em 2022

    Nove em cada 10 empresas vão investir em tecnologia em 2022

    Os empresários brasileiros querem investir mais em tecnologia e expansão digital em 2022. É o que atestou a pesquisa “Agenda 2022”, realizada pela consultoria Deloitte e divulgada no início de fevereiro. Segundo o levantamento, nove em cada 10 empresas vão aumentar ou manter investimentos em qualificação tecnológica e 78% delas vão direcionar esses treinamentos a diversas áreas da empresa.

    De acordo com os empresários entrevistados pela Deloitte, dos investimentos em tecnologia, 96% serão direcionados para aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão. Uma das áreas que não poderá ficar de fora dessa transformação tecnológica é a de contabilidade. Nos últimos anos o setor se modernizou e aderiu aos processos digitais. É o que atesta o contador e administrador Marcelo Augusto do Nascimento Pinto, com mais de 13 anos de atuação na área. “Pode-se dizer que a era digital da contabilidade veio com a desburocratização dos serviços contábeis, fazendo aumentar cada vez mais a produtividade nos escritórios”, resume.

    Outras vantagens da transformação digital no setor, segundo o profissional, foram a redução de chances de falhas na execução dos serviços, otimização na entrega, atendimento às normas com mais eficiência e precisão, além do aprimoramento dos resultados, que passam a aparecer de forma mais rápida e em tempo real. “Se hoje já vemos tantos avançando, imagina como será em um futuro próximo, com toda mudança de processos ocorrendo de forma tão rápida e com evoluções surpreendentes aparecendo a cada dia”, comenta.

    Para acompanhar essa evolução, o contador ressalta que os profissionais da área precisam se atualizar ou ficarão para trás em um mercado de trabalho cada vez mais digital. “O contador que não estuda e não se atualiza já está ultrapassado”, opina. Marcelo Augusto do Nascimento Pinto acrescenta que a área, que diziam estar ameaçada de extinção por conta da revolução tecnológica, jamais deixará de ser essencial para o funcionamento das empresas. “A contabilidade se renova e se aprimora a todo momento. Infeliz do empresário que não tem um contador gestor na companhia. Não irá longe e irá perder para os concorrentes que têm esse profissional como seu parceiro mais importante”, finaliza.

    Empresas também investirão em P&D em 2022

    Dentro dos investimentos em tecnologia, as empresas que participaram do levantamento denominado Agenda 2022 revelaram que pesquisa e desenvolvimento (P&D) estão na mira dos aportes financeiros. Pelo menos 75% dos entrevistados afirmaram que vão investir nessa área neste ano. Os recursos serão utilizados em pesquisa aplicada (59%), desenvolvimento experimental (44%), pesquisa básica dirigida (26%) e tecnologia industrial básica (17%).

    Ainda dentro da área de tecnologia, os investimentos a serem feitos pelas empresas também vão contemplar infraestrutura (96%), gestão de dados (95%), segurança digital (95%), customer marketing (81%), atendimento ao consumidor (78%) e canais de venda on-line (71%).

    Outra área que as empresas continuam de olho neste ano quando o assunto é investimento em tecnologia é o da inovação. Entre as promessas de ações a serem realizadas de forma colaborativa estão treinamento de equipes, interação com clientes, troca de conhecimento e experiências, apoio para a adoção de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos/serviços, realização de pesquisas, realização de eventos, simplificação de processos burocráticos, apoio para captação de recursos financeiros e apoio para registro de patentes.

    Participaram do levantamento 491 empresas, com total de receita estimada em 2021 em R$ 2,9 trilhões e que representam 35% de equivalência ao PIB brasileiro. Pelo menos 64% dos respondentes estavam na época dos questionamentos em cargos de conselho, presidência e diretoria. A pesquisa foi realizada entre 26 de novembro e 20 de dezembro de 2021.

  • 4º edição do Preparadão Universia trouxe podcasts sobre carreiras com o Podpah

    4º edição do Preparadão Universia trouxe podcasts sobre carreiras com o Podpah

    Aconteceu na última terça-feira, (22) um dos principais eventos de educação do país o Preparadão Universia – Rumo ao Futuro. Novamente em edição digital, foi apresentado pela influenciadora e youtuber Camila Loures e contou com podcasts para debater a escolha da profissão, dicas sobre carreira e profissões do futuro. Também houve entrevistas com o maior podcast do Brasil, o Podpah, além da participação do youtuber Matheus Tomoto, com orientações para quem pretende realizar o sonho de fazer intercâmbio.

    O Podpah realizou podcasts com Miguel Andorffy, fundador do Me Salva! e André Corleta diretor de ensino da plataforma, que é um dos primeiros canais brasileiros de educação dedicados aos Vestibulares e o Enem, além de uma segunda entrevista com o Anderson Pereira CEO da Universia Brasil. Igão e Mítico do Podpah conversaram sobre profissões do futuro, como escolher a sua carreira profissional e usar a sua nota do ENEM para entrar em uma universidade.

    Apresentado pela Camila Loures, a influenciadora conduziu o bloco Prepara Carreira que abordou dicas sobre as competências que o profissional do futuro deve desenvolver para ter destaque no mercado de trabalho. Marcelo Malanga, CEO da Santander Seguros e Previdência e Bruna Luisa, analista de Produtos da Santander Seguros e Previdência foram os participantes da discussão.

    Para Anderson CEO da Universia, o evento foi uma oportunidade para que os futuros formandos possam adquirir experiência com profissionais renomados de uma forma leve e descontraída. “Apoiar a formação intelectual dos futuros profissionais do mercado e trazer um pouco de leveza para este momento tão importante na vida dos estudantes faz parte da nossa missão. Fazer tudo isso pelo Preparadão é muito especial para a Universia”, diz.

    O evento contou com André Vasco, ex-VJ da MTV, que apresentou pílulas valiosas, de um minuto cada, sobre as profissões do futuro que já estão emergindo no mercado. André também foi repórter por um dia em um campus de uma faculdade contando histórias sobre a vida universitária de quatro alunos em diferentes momentos de vida acadêmica.

    O Preparadão trouxe um bloco chamado Universia pelo Mundo, com o youtuber Matheus Tomoto, com dicas sobre como viver uma experiência de estudo e trabalho fora do país. Para fechar com chave de ouro, o rapper Fabio Brazza se apresentou fazendo rimas e improvisos a partir da temática do evento e com suas músicas autorais.