Holandês da RBR fez volta de 1m29s304 e manteve posição de honra após investigação de incidente com Norris; Charles Leclerc, da Ferrari, completa a primeira fila
O caminho para o título da F1 está aberto. Com volta de 1m29s304, Max Verstappen foi o melhor no classificatório e vai largar da pole no GP do Japão, que pode carimbar o bicampeonato do holandês. Para conquistar o título em Suzuka por conta própria, Max precisa vencer e fazer a volta mais rápida, mas o caneco ainda é possível com outras combinações de resultados.
Matemática para o título:
Verstappen foi o melhor dentre os 20 integrantes do grid, mas viu sua pole sob ameaça quando entrou na mira da direção de prova. No Q3, o atual campeão da F1 escorregou enquanto aquecia os pneus e ficou atravessado na saída da 130R.
Lando Norris, que vinha em alta velocidade, teve que desviar para evitar uma colisão. O incidente foi investigado, mas os comissários deram apenas uma reprimenda ao holandês. O britânico foi efusivo ao cobrar uma punição ao rival, enquanto Max jogou a culpa para o outro lado.
Confirmando a disputa particular entre RBR e Ferrari, Charles Leclerc vai largar da primeira fila por apenas 0s010 de diferença para o holandês. Carlos Sainz e Sergio Pérez vêm logo atrás, na segunda fila.