Com sete títulos mundiais da Fórmula 1, Lewis Hamilton detém, ao lado de Michael Schumacher, o recorde de mais campeonatos conquistados. No total, 33 pilotos foram coroados desde 1950

Este resumo dos Campeões de Fórmula 1 mostra quem ganhou um título de campeonato mundial a cada ano.

Na lista abaixo você pode conferir todos os pilotos, equipes, construtores e motores campeões da categoria desde 1950. Um resumo histórico para você.

[table id=2 /]

Algumas estatísticas dos campeões mundiais:

  • Dos 767 pilotos que participaram da Fórmula 1 de pelo menos um GP desde 1950, apenas 33 foram coroados campeões mundiais (4,3%).
  • 16 pilotos (2,1% do total) sozinhos representam 54 títulos na Fórmula 1: Michael Schumacher, Lewis Hamilton (7), Juan-Manuel Fangio (5), Alain Prost, Sebastian Vettel (4), Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna (3), Alberto Ascari, Jim Clark, Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mika Hakkinen e Fernando Alonso (2).
  • O recorde de número de pilotos campeões mundiais no mesmo grid de largada é seis. E isso remonta à temporada de 2012, onde Michael Schumacher, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Jenson Button e Sebastian Vettel participaram das 20 corridas do mundial de Fórmula 1.
  • Na contramão, 46 GPs aconteceram sem nenhum campeão no grid; há, em particular, todos aqueles da temporada 1950, é claro. O mais recente na Fórmula 1 é o GP da França de 1996 (Michael Schumacher foi inscrito, mas teve um problema no motor na volta de formação e não largou). A temporada de 2021 deverá ter quatro campeões mundiais no grid (Hamilton, Vettel, Alonso e Raikkonen).
  • O piloto que conquistou o título na Fórmula 1 com mais equipes e diferentes fabricantes de motores é Juan-Manuel Fangio (Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari). Apenas dez pilotos foram coroados com duas ou mais equipes. E esse número cai para sete com os pilotos campeões com dois ou mais fabricantes de motores. Hamilton é o piloto que conquistou mais títulos com a mesma equipe (6 com a Mercedes) e com o mesmo fabricante de motor (7 com a Mercedes).
  • Michael Schumacher é o piloto com mais títulos consecutivos na Fórmula 1 com cinco entre 2000 e 2004
  • Em média, um piloto Campeão do Mundo ganha 41,1% dos GPs em uma temporada.
  • E com exceção de Giuseppe Farina, o primeiro campeão da história, nenhum piloto conquistou o título em sua primeira temporada na Fórmula 1.Em média, os pilotos seus primeiros títulos após 5,3 temporadas.

Galeria de campeões:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.