Decisão é resposta da entidade à invasão da Ucrânia

A FIFA está prestes a tomar a decisão de suspender a Federação de Futebol da Rússia.

Isto significa que o país será excluído das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar – e consequentemente da própria Copa do Mundo.

Segundo o portal GE, a decisão vai envolver todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas.

A provável decisão da FIFA – ainda não oficializada – ocorre no mesmo dia em que o COI (Comitê Olímpico Internacional) recomendou às federações de cada modalidade que excluam atletas de Rússia e Belarus de todas as competições internacionais.

A Rússia disputaria uma partida pela repescagem das Eliminatórias para a Copa no dia 24 de março, contra a Polônia – que se recusava a participar do jogo e enfrentar a Rússia em qualquer circunstância. A mesma posição era compartilhada por República Tcheca e Suécia, que também se enfrentam pelas Eliminatórias – num jogo cujo vencedor pegaria quem ganhasse entre Rússia e Polônia.

Neste domingo(27/02), a FIFA anunciou um primeiro pacote de punições contra a Rússia, que incluía a proibição de jogar em seu território e de usar símbolos como bandeira e hino. Polônia e Suécia criticaram essas punições, e reafirmaram sua intenção de não jogar contra a Rússia em nenhuma hipótese.

Também houve condenações à Rússia por parte da Associação de Futebol da Inglaterra e da Fifpro, o sindicato mundial de jogadores de futebol.

Essas primeiras sanções foram aprovadas pelo Bureau do Conselho da FIFA, uma instância da entidade que conta com os presidentes das seis confederações continentais. O que indica que a decisão teve apoio global.

Ainda não está decidido se a Polônia vai avançar diretamente à próxima fase das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo ou se alguma outra solução esportiva será encontrada. O certo é que a Uefa é quem tomará essa decisão.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.