Jogo das Estrelas foi transformado em um evento digital e interativo, com experiências voltadas para transmissões, novos tipos de conteúdo e entregas comerciais

Os dias 19 e 20 de março de 2021 marcaram uma nova era no Jogo das Estrelas do NBB. O evento, que desde sua primeira edição em 2009 era planejado para o entretenimento do fã dentro do ginásio, se transformou em uma experiência digital e interativa, com conteúdos feitas para as transmissões e entregas comerciais aos patrocinadores do evento, tanto na TV quanto nas redes sociais. E de quebra, se tornou uma grande ação social em prol das famílias afetadas pela Covid-19.

A nova realidade trouxe um grande desafio para a LNB, que mais do que se adaptar, precisou, de fato, inovar para a edição 2021 do evento, que foi realizada no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (SP), com direito a um novo formato com quatro equipes e transmissões na ESPN, TV Cultura, Facebook do NBB e Twitch no Canal Nunca Mexa.

“Quando pensamos na execução do Jogo das Estrelas, tínhamos um enorme desafio que era não ter o ponto mais importante de todas as outras edições: os fãs nas arquibancadas. A partir daí, começamos a pensar em todas as iniciativas, tanto de conteúdo do evento quanto nas ativações dos parceiros comerciais, com um novo olhar: mais interativo e digital, sem perder e interferir negativamente no produto quadra. Isso nos permitiu chegar em novos formatos e inovar ainda mais num evento que já tem um DNA inovador”, contou Guilherme Buso, diretor de comunicação do NBB.

Nada de lotar ginásio ou Fan Zone: a missão da vez foi oferecer ao fã uma grande experiência na TV e nas redes sociais, tudo isso atendendo às demandas de acordos comerciais com os patrocinadores do evento. As arquibancadas se transformaram em um enorme painel de LED, que teve com constantes inserções dos patrocinadores e até um Camarote Virtual promovido pela Nike.

A ação promovida pela Nike contou com clientes da marca e personalidades do esporte, como a lendária ex-jogadora Janeth Arcain, da Seleção Feminina de Basquete, os atletas Marcelinho Huertas e Léo Meindl, da Seleção Brasileira de Basquete, e até atletas do vôlei, como Lucão, Fernanda Garay e Rosamaria.

O painel de LED também serviu para os patrocinadores oferecerem cupons de descontos aos fãs que assistiram pela TV ou pelas redes sociais, casos da Budweiser e também do McDonald’s, que nos últimos três anos entregou Big Macs a todos os presentes nos ginásios e nesta edição de 2021 divulgou suas promoções ao público que assistiu ao evento pela TV ou pelas mídias sociais.

As famosas ativações de quadra, marca registrada no entretenimento do Jogo das Estrelas do NBB, se transformaram em novos conteúdos de vídeo para as transmissões, como por exemplo os Ginasloucos, que sempre levaram os fãs ao delírio nas arquibancadas e desta vez produziram seu espetáculo em um vídeo. Os mascotes dos clubes também apareceram em três vídeos distintos dançando hits famosos nas mídias sociais.

Um evento digital

Desde que o Jogo das Estrelas começou a ser planejado sem a presença física do público, a interação e engajamento dos fãs no ambiente digital foi o carro-chefe dessa nova proposta. A começar pelas doações, grande propósito de todo o evento, que foram estimuladas através de conteúdos nas mídias sociais e um QR Code constante na tela da transmissão.

Também foi realizada de forma virtual a venda de uniformes do Jogo das Estrelas através do site da Nike (nike.com.br) pela segunda vez. Foram colocados à venda os modelos do NBB Brasil e do NBB Mundo, com possibilidade de personalização das peças que carregam o logo da marca Air Jordan.

Um dos principais fatores para o sucesso da nova proposta do Jogo das Estrelas sem público foi que o conceito multiplataforma do NBB foi aplicado com sucesso no Jogo das Estrelas, principalmente pelas transmissões do evento, que além dos canais de TV aberta (TV Cultura) e fechada (ESPN), aconteceram no Facebook do NBB e na Twitch.

Essa transmissão nas duas redes sociais foi resultado de uma ação promovida pelo Betmotion, um dos grandes parceiros do NBB, chamada de “O Infiltrado”. Nela, o ex-jogador e influencer Douglas Viegas, o “Ninja”, teve uma comunicação direta via áudio com os quatro capitães do Jogo das Estrelas (Alex Brabo, Marquinhos, Shamell e Georginho).

Essa inserção de áudio, inclusive, também foi usada na ESPN, em que Rômulo Mendonça se comunicou com os capitães com sua irreverente e inconfundível narração. Já no segundo tempo, Douglas Ninja desceu até a arquibancada do Tijuca e narrou a partida enquanto batia papo com os atletas dos outros times, o que reforçou ainda mais o conceito de ser “O Infiltrado”.

Para aumentar ainda mais o engajamento do público, a LNB apresentou uma plataforma de interação em segunda tela: o NBBx.com.br. Ao acessar, os fãs puderam responder a perguntas, acumular pontos e concorrer a prêmios. Mas um dos grandes trunfos da ferramenta foi a possibilidade do público, através do NBBx.com.br, poder representar um dos votos do júri das Enterradas Kwai.

E por falar em Kwai, a rede social detentora dos naming rights das Enterradas viu o perfil do NBB na plataforma ter um “boom” durante o evento. Oferecendo ângulos exclusivos das cravadas do torneio, o @NBBoficial ganhou mais de 150 mil seguidores em um período de três dias.

Outra grande ação visando um maior engajamento nas mídias sociais foram as hashtags com emojis no Twitter. Em parceria com a rede social, o perfil do NBB ativou nada menos que cinco hashtags com emojis: #JogoDasEstrelasNBB, #TimeBrabo, #TimeMarquinhos, #TimeShamell e #TimeGeorginho – um número recorde na história do NBB.

E o que dizer da Super Live no primeiro dia do evento? Pode se dizer que o NBB ficou ao vivo praticamente o dia inteiro na sexta-feira (19). Começou com o tradicional Café com as Estrelas, oferecido pelo McDonald’s, e seguiu com uma série de painéis com assuntos referentes ao Jogo das Estrelas.

Depois de quase seis horas ao vivo, foram realizadas mais três lives consecutivas antes do início dos torneios individuais, uma delas o NBBet!, programa de apostas promovido pelo NBB em parceria com o Betmotion. O programa, aliás, teve nada menos que quatro edições na semana do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.