Realizado no Autódromo de Interlagos de 3 a 5 de novembro, evento reuniu 267 mil pessoas, o que representa um aumento de 47% em relação a 2021
Confirmado para ser realizado na capital até 2030, o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 deste ano bateu recorde de público e movimentação financeira. De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico foi de R$ 1,64 bilhão para São Paulo, o que representa um aumento de 12,9% em relação a 2022, que teve R$ 1,37 bilhão. Com público de 267 mil, esta edição recebeu 47% mais pessoas que em 2021.
O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, realizado este ano nos dias 3, 4 e 5 de novembro, consolidou-se como o principal evento esportivo recorrente do calendário do País. É o que mostra o levantamento da FGV, que foi realizado a partir de informações da Secretaria Municipal de Turismo, por meio do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPTuris).
Para o prefeito Ricardo Nunes, os números da FGV evidenciam os benefícios para a população de São Paulo do apoio ao Grande Prêmio de Fórmula 1, como a ocupação total da rede hoteleira e a consequente movimentação financeira em outros setores da cadeia econômica. “Isso gera muito emprego, muita renda. Além da transmissão para 190 países desse evento que leva o nome da cidade para o mundo”, concluiu Nunes.
O impacto econômico de R$ 1,637 bilhão (R$ 990,1 milhões diretos e R$ 647,5 milhões indiretos) teve crescimento real de 12,9% em relação a 2022, de R$ 1,37 bilhão. Essa movimentação econômica gerou R$ 246,5 milhões em impostos, um aumento real de 12,8% na comparação com o evento anterior – a arrecadação de tributos em 2022 havia sido de R$ 206,4 milhões.
O GP São Paulo gera um ciclo positivo na economia de São Paulo. Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público. Os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização do GP de Fórmula 1. O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 16.944 mil, um crescimento 23,6% em relação a 2022, que contou com 13.708 pessoas.
Exposição de mídia
A exposição de mídia da cidade de São Paulo com a realização do GP teve grande destaque. Um dos benefícios mais importantes para um patrocinador na Fórmula 1 e em qualquer esporte é a sua exposição e em 2023 o evento gerou 439 milhões de dólares em retorno de mídia para a cidade, de acordo com o Formula Money.
O tipo de exposição gerado foi, em maior parte, pela transmissão da prova ao vivo para mais de 190 países e 82 milhões de espectadores globais únicos pela TV, a terceira maior audiência do mundial. Do total da exposição, 79%, foi referente à transmissão do evento pela TV; 14,3% por mídia online e 6,7%, por mídia impressa.
O valor total da exposição de mídia gerado nos últimos quatro anos de realização do GP em São Paulo foi de mais de 1,5 bilhão de dólares para a cidade, com média de 374,7 milhões de dólares por ano.
“O GP São Paulo vem se consolidando ano a ano. Esse fato teve o reconhecimento da F1, que se posicionou pela extensão do contrato até 2030. Com isso, asseguramos a presença de São Paulo no calendário da principal competição do automobilismo mundial. Vamos agora trabalhar no planejamento dos próximos anos para oferecer um espetáculo cada vez melhor para o público e continuar contribuindo com a Cidade, atraindo turismo de qualidade, gerando emprego e renda”, afirma Alan Adler, CEO do GP São Paulo.
Perfil do público
Do público que foi ao autódromo para assistir o GP São Paulo, 77% eram de fora da capital, sendo 64,8% de outras cidades do Brasil e 12,2% de fora do país; 23% eram residentes. A presença feminina em Interlagos, que em 2022 havia aumentado em 75,8%, cresceu mais 2,7% em 2023 e passou de 36,4% em 2022 para 37,4% este ano.
O público mais jovem também compareceu mais ao circuito este ano. O público de 18 a 24 anos passou de 21,3% em 2022 para 21,6% em 2023; na faixa de 25 a 29 anos o crescimento foi de 22,8% para 23,9% este ano. Já entre o público de 30 a 39 anos a porcentagem no circuito caiu de 28,3% para 25,8% e na faixa dos 50 aos 59 baixou de 8,3% para 7,1%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 4,1% para 3,7%.
Do público que esteve no autódromo, 59,5% consideram o GP São Paulo de F1 o principal símbolo da cidade.
Na edição deste ano da corrida foi anunciada a extensão do contrato para São Paulo receber o Grande Prêmio de Fórmula 1 por mais cinco anos além do contrato atual, que termina em 2025, e Interlagos tem a prova assegurada até 2030. Em 2024 o Grande Prêmio de São Paulo já está com data marcada no calendário do Mundial de F1 e acontece nos dias 1, 2 e 3 de novembro.
Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo 2024
- Datas: 1, 2 e 3 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
Site oficial: f1saopaulo.com.br - Tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo (ingressos à venda a partir de 13/11 ao meio-dia)