Com transmissão ao vivo na internet, corridas deste terão maior grid da história da competição e apontarão campeões interestaduais de todas as categorias
A primeira temporada da Gold Classic sob homologação das federações de automobilismo do Paraná e de São Paulo como Campeonato Interestadual terá sua etapa decisiva neste domingo (29) em São Paulo. As duas corridas no Autódromo José Carlos Pace vão definir os campeões das sete classes em que a categoria é subdivida de acordo com as características técnicas de cada carro, sob um recorde: com 62 carros já inscritos, a Gold Classic terá em Interlagos o maior grid de seus pouco mais de dois anos de história.
Entre inscrições individuais e em dupla serão 74 os pilotos participantes da etapa final, 22 deles fazendo participações inéditas na Gold Classic. Com exceção da Gold Speed, que já definiu por antecipação o título dos gaúchos Moacir Fighera e Daniel Fighera, as categorias do campeonato terão em Interlagos a definição de seus campeões. “É uma novidade para nós, isso de conhecer campeões. Até 2019 nossas provas eram festivas, valiam só o título de cada evento”, observa o jornalista e narrador Luc Monteiro, promotor da categoria.
O grid mais numeroso do automobilismo brasileiro na atualidade é fruto do comprometimento de pilotos e equipes com a proposta da Gold Classic, segundo Luc Monteiro. “Nossa proposta não tem nada de revolucionária. Apenas nos propusemos a unir, ou a reunir, os pilotos de carros clássicos e antigos dos vários campeonatos que existem pelo Brasil. As corridas têm transmissão ao vivo na internet, neste ano tivemos todas as nossas etapas na programação das etapas da GT Sprint Race, a aceitação tem sido boa”, manifesta.
A etapa final da Gold Classic 2020 acompanhará as corridas do Mercedes-Benz Challenge, da GT Sprint Race e de todas as categorias do Campeonato Paulista de Automobilismo – Fórmula Delta, Copa Joy Chevrolet, Fórmula 1600, Open Paulista, Clássicos de Competição, Fórmula Vee e Old Stock Race/Opala 250. Os canais de YouTube “Box 77” e “High Speed TV” e a página de Facebook da Federação de Automobilismo de São Paulo trarão a transmissão ao vivo das provas da Gold Classic, que serão exibidas em VT em canais de televisão parceiros.
Enquanto os pilotos preparam carros e estratégias para o último evento de 2020, o trabalho da Gold Classic já se direciona à próxima temporada. “Teremos quatro etapas em 2021. Até para manter a ascensão gradativa. Foi um evento em 2018, foram dois em 2019, foram três neste ano”, frisa Luc Monteiro. “Não é o número que nos preocupa, mas a qualidade da festa. Até hoje, em quase seis edições, o clima foi sempre de festa na pista. Talvez se deixar de ser assim nao haja mais sentido na existência da Gold Classic. Mas esse dia não vai chegar”.
GOLD CLASSIC INTERLAGOS
(Relação de pilotos inscritos na etapa final)
- 1 – Rodrigo Melo Pimenta/Dimas Pimenta III (SP/GM Opala), Premium
- 2 – Marcelo Tatsch (PR/GM Omega), Premium
- 4 – Kadan Risso/Fábio Bensuaski (SP/VW Karmann-Ghia), GT
- 5 – Almir Donato (SP/Protótipo Willys Interlagos), Premium
- 6 – Caio Lacerda/Humberto Guerra Junior (SP/Aldee-VW), Super Classic
- 7 – Paulo Rogério Stelle (PR/GM Omega), Premium
- 8 – Juliano Meira (SP/VW Voyage), Turismo Light
- 9 – Ciro Paciello (SP/GM Omega), Premium
- 10 – Luciano Fracaro/Marcelo Krot (PR/VW Voyage), Força Livre
- 13 – Rafael Gimenez (SP/VW Gol), Turismo Super
- 15 – Heitor Nogueira Filho (SP/Espron-VW), Super Classic
- 16 – Denísio Casarini (SP/Willys Interlagos), Premium
- 18 – Stanley Wessler (SP/VW Fusca), Gold Speed
- 19 – Paulo Cury (SP/VW Passat), Força Livre
- 20 – Deninho Casarini (SP/VW Puma), Super Classic
- 23 – Alex Morais (PR/Aldee-VW), Super Classic
- 24 – Cássio Cortes/Bruno Sutter (SP/VW Fusca), Gold Speed
- 26 – Sérgio Marques (SP/VW Passat), Turismo Light
- 28 – Cleveland Soares/Jorge Machado (SP/VW Puma), Super Classic
- 29 – Thiago Perez (SP/VW Fusca), Gold Speed
- 32 – Reinaldo Cangueiro (SP/Farus TS), GT
- 33 – Beto Lacombe (RS/Aldee-VW), Super Classic
- 37 – Giovani Almeida (SP/VW Passat), Turismo Super
- 41 – Ike Nodari (SC/Fiat Uno), Turismo Light
- 43 – Hamilton Morsch (PR/GM Chevette), Turismo Light
- 44 – Guilherme Melo (MG/VW Puma), GT
- 49 – Paulo Jalles (MG/Fiat Uno), Turismo Light
- 52 – Marcelo Ferraz (SP/VW Gol), Força Livre
- 54 – Elias Lopes (SP/GM Opala), Premium
- 55 – Paulo “Loco” Figueiredo (SP/Aldee-VW), Premium
- 57 – Antônio Chambel (SP/VW Gol), Turismo Super
- 64 – Marcos Philippi (SP/GM Opala), Premium
- 65 – Willian Chahine (SP/VW Puma), GT
- 68 – Solon Pezzini (MG/VW Gol), Turismo Super
- 69 – Fernando Brock (RS/Bianco S), GT
- 74 – Thiri Lorentz/Artur Bailo (PR/VW Gold), Turismo Super
- 77 – Rodrigo Rodrigues (SP/VW Passat), Turismo Super
- 78 – Matheus Beccalli (SP/VW Passat), Turismo Light
- 86 – Flávio Massuia (SP/GM Opala), Premium
- 88 – Moacir Fighera/Daniel Fighera (PR/VW Fusca), Gold Speed
- 91 – Cleveland Soares/Jorge Machado (SP/VW 1600), Gold Speed
- 96 – Paulo Bernardes/Carlinhos Sá (MG/VW Passat), Turismo Super
- 99 – Rafael Benavides (PR/VW Gol), Turismo Light
- 101 – Adir Veneno Júnior (PR/GM Omega), Premium
- 113 – Bruno Campos (MG/VW Passat), Turismo Super
- 119 – Lepanto Pelegrini (MG/VW Passat), Turismo Super
- 133 – Daniel Tesser (SP/Protótipo Willys Interlagos), Premium
- 137 – Válter Sousa Júnior (SP/VW Gol), Turismo Super
- 144 – Roberto “Coruja” Amaral (SP/GM Opala), Premium
- 158 – André Padilha (RS/VW Gol), Turismo Light
- 166 – Josimar Ribeiro (RS/VW Gol), Força Livre
- 228 – Marcelo Kairis (SP/Corona Dardo), GT
- 230 – Sérgio Bucco/Thiago Parizotto (PR/VW Voyage), Turismo Light
- 248 – Leandro Kairis (SP/Fiat 147), Turismo Super
- 335 – Thiago Brandt/Rogério Schuhli (PR/Aldee-VW), Super Classic
- 337 – Leonardo Almeida (SP/Porsche 914), Força Livre
- 339 – Rafael Schuhli (PR/VW Puma), Super Classic
- 571 – Anderson Barros (MG/VW Passat), Turismo Light
- 770 – Marco Scalamandré/Rodrigo Garcia (SP/Aldee-VW), Premium
- 777 – Paulo Henrique Costa (PR/VW Voyage), Turismo Light
- 858 – Fernando Morassi/Edgard Xavier (SP/VW Voyage), Turismo Light
- 913 – Carlos Estites (SP/Ford Escort), Força Livre