ESPORTESNET

Cientistas indicam que práticas esportivas podem aliviar tensões cotidianas e favorecer qualidade de vida.

Foto Arquivo Pessoal

“O esporte como lazer proporciona aos participantes um alívio para as tensões adquiridas durante o trabalho e na família”. É o que defendem os professores e pesquisadores Renilton Oliveira Santos e Ricardo Martins Porto Lussac no artigo

“A relevância do esporte lazer na vida do trabalhador”. Segundo eles, “os conflitos adquiridos pelo estresse, relacionados aos fenômenos sociais da vida moderna, normalmente, podem ser resolvidos pelas tensões miméticas das atividades do lazer”.

O resultado é que “após a prática evidencia-se um total relaxamento do corpo e um cansaço bom”.

Foi com esse proposito que a Sanimax reativou, em Enéas Marques, o Grêmio Esportivo de Futebol, reunindo mais de 50 colaboradores, entre pessoas, para praticar, no campo de grama da empresa, partidas de futebol.

Depois de um mês com jogos acontecendo de segunda-feira, as 19:30Hs, com os colaboradores masculino e as quarta-feira, 20:30Hs, com as colaboradoras femininas, o objetivo era favorecer um momento de convivência e relaxamento para os profissionais.

Este tipo de atividade, chamado pelos cientistas de esporte lazer, tem como início o prazer lúdico, diferente do esporte de alto rendimento, deixando de “privilegiar o rendimento, incorporando pontos de vista, valores da educação e bem-estar social”.

Ele fomenta “o bem-estar dos participantes sem grandes compromissos com regras institucionais”.Frequentado de forma voluntaria e opcional, este tipo de atividade favorece também o desenvolvimento pessoal por ser “um espaço para a criação dos desejos”.

“Por alguns instantes, o praticante foge de todas as amarras que a sociedade impõe, e diante da liberdade de ação, o colaborador (a) passa por fortes emoções que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida”, concluem os estudos.

Redução do estresse

Vários participantes confirmam as expectativas sobre a satisfação. Douglas Cambruzzi, operador de empilhadeira, agradeceu a oportunidade de participar de um evento que “tira o estresse e estimula a prática esportiva”.

Defendendo que o esporte aproxima as pessoas, o líder da produção, Aguinaldo Resende, destaca: “ficamos a semana toda numa correria, tanto a gente quanto o pessoal da produção, sendo nosso suporte, e isso é um lazer ótimo para todos”.

FONTE: https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2022/10/12/torneio-agro-de-futebol-esporte-e-lazer-sao-aliados-na-reducao-do-estresse.ghtml

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.