ESPORTESNET

Tradicional clube do interior paulista conquista a quarta divisão estadual

Com a conquista do Paulista Quarta Divisão sobre o Catanduva, por 2 a 0 no placar agregado, o União São João conquistou seu primeiro título desde 1996, quando na ocasião tinha sido campeão do Brasileirão da Série B.

Nos últimos 27 anos, o clube acumulou participações em uma edição de Campeonato Brasileiro de Série A, e algumas da Série B e na elite do futebol paulista, até atravessar por momentos de turbulência. Em 2013 o clube jogou sua última Série A3, quando foi rebaixado para a Quarta Divisão.

Em 2022, depois de anos desativado, o União São João voltou a competir um torneio oficial, o Paulista Sub-23 Segunda Divisão, mas acabou sendo eliminado ainda na primeira fase, sem nenhuma vitória. Entretanto, neste ano, a situação ruim do clube mudou com o acesso para a Série A3, primeira vez que irá disputar esta categoria desde 2013, e título da competição.

Campanha

Na primeira fase, o clube ficou em terceiro lugar no grupo com 16 pontos, o suficiente para se classificar. Já na segunda etapa, o clube ficou em primeiro do grupo, com 13 pontos, enfrentando o Nacional, América e Flamengo, classificando-se tranquilamente.

Já na terceira fase, alguns nomes conhecidos voltaram para o caminho do União São João, sendo estes o XV de Jaú e Nacional, além de mais um nome novo, o Joseense. Todavia, a classificação veio com um primeiro lugar no grupo, com 10 pontos, um a mais do que o segundo colocado Nacional.

No mata-mata, o União São João encarou pela terceira vez o Nacional, desta vez nas quartas de final. O primeiro jogo foi um empate por 0 a 0 na capital paulista, mas na segunda etapa derrotou o clube da Barra Funda por 3 a 1, avançando de fase.

O União São João chegou na semifinal contra o Grêmio São-Carlense. O confronto decidiria a volta do União São João às três primeiras divisões de São Paulo pela primeira vez desde 2013, ou o acesso inédito na história do São-Carlense. O time ararense soube aproveitar sua vantagem em casa na primeira partida, vencendo por 3 a 1, e depois administrou bem fora, perdendo por 2 a 1, mas conseguindo o tão sonhado acesso.

Com a missão cumprida, o clube foi campeão e levou o seu primeiro troféu desde 1996. O primeiro jogo contra o Catanduva terminou sem gols.

Em Araras, os donos da casa souberam aproveitar o fator casa, derrotando o time rival por 2 a 0, sagrando-se campeão, coroando uma possível retomada aos dias de glórias.

Campanha

  • 28J 13V 11E 4D 36GM 18GS 16SG

Lembrança

O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) já foi campeão paulista da quarta divisão em duas oportunidades.

Foi campeão em 2004 e 2010

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.