Copa realizada na Itália foi a de mais baixo nível técnico e de episódios marcantes no futebol
Pela segunda vez a Copa do Mundo chega a terra da bota, depois da copa do fascismo em 1934, a Itália abre a década de 90 no futebol mundial.
Na décima quarta edição do torneio, entretanto, a FIFA não cometeu o mesmo equívoco de 1934 quando entregou a competição ao fascismo de Benito Mussolini durante a eminência da 2ª Guerra Mundial.
Cinquenta e seis anos depois, o que se viu na Europa superou os interesses individuais dos regimes autoritários bem como as divergências entre socialistas e capitalistas que marcaram a Guerra Fria. Prova disso, Tchecoslováquia, União Soviética e Alemanha Ocidental se despediram dos gramados naquele ano, o primeiro a reunir todos os campeões mundiais.
Estatísticas da Copa
- Período: de 08 de junho a 08 de julho de 1990
- Total de jogos: 52
- Gols marcados: 115
- Média de gols: 2,21 por partida
- Artilheiro: Schillaci (Itália) – 06 gols.
- Público total: 2.516.348 pagantes
- Média de público: 48.391 pagantes
- Alemanha Tricampeã
A Copa da Itália de 1990 reuniu, pela primeira vez, todos os times campeões mundiais (na época, Uruguai, Brasil, Inglaterra, Itália, Alemanha e Argentina).
No dia 8 de junho, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, Argentina e Camarões disputaram a partida de abertura da 14º Copa do Mundo.
Os jogadores de Camarões não tomaram conhecimento de Maradona e venceram os campeões mundiais por 1 a 0. A marcação cerrada prevaleceu na Copa de 90. A retranca era a tônica da grande maioria das seleções.
A partida entre Camarões e Inglaterra foi considerada a melhor da Copa da Itália. As duas equipes brigaram palmo a palmo por uma vaga nas semifinais. A Inglaterra abriu o marcador, mas Camarões chegou a virar o placar depois da entrada do veterano Roger Mila, com 40 anos de idade. Mas no final, os ingleses venceram por 3 a 2, com um gol do centroavante Gary Lineker.
As duas semifinais foram decididas nos pênaltis, depois de empate de 1 a 1 em ambos os jogos. A Argentina derrotou a Itália e na outra partida a Alemanha eliminou a Inglaterra.
A Final
Alemanha e Argentina repetiriam a finalíssima da Copa de 86. Era a terceira final consecutiva dos alemães. Foi uma das finais mais feias e violentas da história das Copas.
O time argentino usou e abusou da “catimba” sul-americana para truncar o jogo. O zagueiro argentino Monzon foi expulso aos 19 minutos por jogo violento. Aos 39 minutos do primeiro tempo, o lateral alemão Brehme fez o gol único do jogo ao converter um pênalti.
No final do jogo duas, cenas distintas: enquanto Maradona chorava em campo pela perda do título, o capitão alemão, Lothar Matthaus, erguia a taça para delírio da torcida. A Alemanha conquistava o seu tricampeonato, igualando-se ao Brasil e à Itália.
A campanha do Brasil foi uma das mais inexpressivas de todas as Copas. Foram só quatro jogos e apenas quatro gols marcados com dois gols sofridos.
Classificação final da Copa do Mundo de 1990
- 1º Alemanha Ocidental – Campeão
- 2º Argentina – Vice-campeão
- 3º Itália
- 4º Inglaterra
- 5º Iugoslávia
- 6º Tchecoslováquia
- 7º Camarões
- 8º Irlanda
- 9º Brasil
- 10º Espanha
- 11º Costa Rica
- 12º Bélgica
- 13º Romênia
- 14º Holanda
- 15º Uruguai
- 16º Colômbia
- 17º Áustria
- 18º Escócia
- 19º União Soviética
- 20º Egito
- 21º Suécia
- 22º Estados Unidos
- 23º Coreia do Sul
- 24º Emirados Árabes