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  • Mangueiras exercem influência direta nos resultadas de irrigação

    Mangueiras exercem influência direta nos resultadas de irrigação

    A água é um elemento essencial para a vida de grande parte dos seres vivos na Terra. Para as plantas, a substância colabora com a germinação de sementes, no acesso a nutrientes e minerais presentes no solo e no processo da fotossíntese. Consequentemente, a falta de água em jardins, campos e plantações pode facilmente resultar no fim desses seres, que deixam de encontrar um ambiente favorável para um bom desenvolvimento.

    Quando o acesso das plantas à água não ocorre de forma fácil ou natural, meios alternativos e artificiais são colocados em prática. Como por exemplo, a irrigação, fortemente presente na agricultura brasileira, é uma prática composta por um conjunto de equipamentos e técnicas que visam lidar com a insuficiência completa ou parcial da água para cultivo de plantações.

    De acordo com o Atlas Irrigação de 2021, publicado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil possui 8,2 milhões de hectares equipados com sistemas de irrigação. O mapeamento também faz a estimativa de que até 2040 o país tenha mais 4,2 milhões de hectares com irrigação ativa.

    Atualmente, existem quatro métodos de irrigação mais populares, sendo o de superfície, a subirrigação, a aspersão (chuva artificial) e a localizada. Segundo o CEO da fabricante de mangueiras e mangotes de borracha Maxxflex, a escolha adequada dos materiais para compor os sistemas de irrigação deve levar em conta elementos como a tipografia e o clima do local.

    “É importante se atentar à fabricação das mangueiras para irrigação, se são feitas com borracha sintética e reforçadas com lonas têxteis de alta resistência. Os materiais resistentes até 80ºC não sofrem com as intempéries e conversam com a temperatura da água, de modo que as plantas não são, de forma alguma, prejudicadas”, explica Daniel Rodriguez.

    A irrigação também está presente em casas, parques e jardins, com sistemas próprios para as necessidades destes ambientes. Nesses cenários é comum a presença do gotejamento, que tal como o nome presume, umedece as plantas por meio de pequenos furos presentes na extensão das mangueiras e que gotejam água. Há também o aspersor giratório e o oscilante, que criam movimentações da água para o alto, comuns para irrigação de gramados.

    Rodriguez ressalta que a mangueira para irrigação é um dos elementos mais importantes para o sistema e deve condizer com a escolha de pivôs e outros fatores. “O comprimento e a largura em polegadas das mangueiras devem estar de acordo com o ambiente ao qual se deseja instalar o sistema, pois essas características exercem efeito direto sobre a pressão da água e quantidade necessária correndo pelo tubo”, explica o CEO da Maxxflex.

  • Custo da construção tem alta de 0,72% em janeiro

    Custo da construção tem alta de 0,72% em janeiro

    Nos últimos dois anos, construir ficou mais caro no Brasil. Até dezembro de 2019, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficava entre 3% e 4,5%, anualmente, conforme pontuou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Mas, a partir de 2020, os índices alcançaram patamares não vistos nos últimos cinco anos. Em janeiro de 2022, o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 17,7%. No percentual individual para o mês, o aumento foi de 0,72%. Em janeiro do ano passado, o índice ficou em 1,99%.

    Em relação a dezembro de 2021, porém, houve aumento de 0,20 ponto percentual, segundo o IBGE. O aumento verificado em janeiro deste ano representa uma leve pressão sobre os preços, especialmente dos materiais. Para obras comerciais de grande porte, como hospitais, shoppings, galpões logísticos, o custo alto impacta no planejamento de novos empreendimentos desses segmentos. Para quem precisa construir e busca economia, uma opção são as estruturas pré-moldadas executadas diretamente no canteiro de obras.

    O engenheiro civil Rawlison Fernandes Santiago afirma que, além da redução de custo, outras vantagens desse tipo de construção são a redução do tempo, de impacto ambiental e de riscos com segurança no canteiro de obra. “É um processo que elimina altos custos com transporte de estrutura, pois é executado no próprio canteiro. Ao invés de comprar esta estrutura pronta de uma fábrica e ser transportada em diversas carretas até a obra, a executamos no próprio canteiro, eliminando o custo do transporte das peças, que normalmente pesam muitas toneladas”, disse.

    Santiago reforça que a produção do pré-moldado no canteiro de obras – ou in loco – possibilita também a eliminação de gastos com escoramentos e formas de madeira, uma vez que é executado em uma única forma metálica, que vai sendo alterada de acordo com o tipo de peça a ser produzida. Esse processo reduz o uso de madeira e gera menos impacto no meio ambiente.

    Outra vantagem, segundo o profissional que tem mais de 12 anos de experiência na área de construção civil, é a economia de tempo na execução da obra. “No quesito tempo, enquanto se está executando a fundação da obra (que é a parte que fica enterrada), as peças já vão sendo produzidas e verticalizadas no processo de montagem, ganhando velocidade na execução. Além da redução do tempo, também se reduz o custo com materiais e mão-de-obra”, reforça o engenheiro, acrescentando que as estruturas pré-moldadas in loco também possibilitam uma obra mais limpa, reduzindo risco com segurança dos trabalhadores.

    Segundo entidade, 2021 foi marcado pelo aumento persistente do custo da construção

    Estudo divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgado em dezembro passado, mostrou que o setor registrou aumentos “persistentes” ao longo de todo ano de 2021, gerando um aumento do custo total em 13,46%, especialmente entre janeiro e novembro. O indicador alcançou seu maior patamar desde 2003. O estudo, que também apresentou o cenário para 2022, foi realizado em parceria com a Ecconit Consultoria.

    Segundo a entidade, “desde o início do segundo semestre de 2020 os materiais de construção vêm registrando forte aceleração. O INCC Materiais e Equipamentos registrou aumento de 42,25% de julho de 2020 a novembro deste ano. Neste período, os insumos que apresentaram as maiores elevações foram:  vergalhões e arames de aço ao carbono (+92,44%), condutores elétricos (+72,10%), tubos e conexões de PVC (+69,09%), eletroduto de PVC (+53,94%), esquadrias de alumínio (+44,40%), compensados (+43,32%), produtos de fibrocimento (+39,53%) e tijolos e telhas cerâmicas (+38,75%)”.

    Apesar disso, o ano passado não foi de todo ruim, segundo a entidade, e registrou até mesmo alguns avanços. Um deles foi a criação de empregos com carteira assinada, com criação de 282 mil novos empregos formais no setor, totalizando 2,4 milhões de trabalhadores, patamar que não era alcançado desde 2016.

    Para este ano, o estudo projeta um crescimento de apenas 2% na construção, caso a economia do país cresça entre 0,5% e 1,0%. A estimativa de crescimento é inferior a 2021 e se deve, segundo a CBIC, à alta das taxas de juros dos financiamentos, à queda do poder de compra da população e ao mercado de trabalho fragilizado.

  • Assessoria de imprensa gera R$ 20 milhões em retorno de mídia

    Assessoria de imprensa gera R$ 20 milhões em retorno de mídia

    Em um mundo cada vez mais digital e mapeável, a comunicação institucional também tem se tornado mais objetiva e capaz de gerar métricas assertivas. Assim, as ações de Assessoria de Imprensa, que até pouco tempo atrás tinham grande imprevisibilidade, agora podem gerar resultados mais claros e rentáveis.

    Esse foi o caso das ações de Assessoria de Imprensa promovidas pela Apex Conteúdo Estratégico nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 em todo o território nacional. Em menos de 60 dias, foram gerados mais de R$ 20 milhões de retorno de mídia espontânea para seis dos clientes de assessoria de imprensa atendidos pela agência. Um número 9% maior do que a média bimensal de 2021. Estes dados incluem veiculações em canais como Globo, Veja, Rádio BandNews, UOL, Estado de S. Paulo, entre outros.

    Segundo Leonardo Fagundes, diretor executivo da Apex Conteúdo Estratégico, o mercado de comunicação institucional tem crescido com as ferramentas do marketing digital e possibilitado uma maior previsibilidade nos resultados. “Temos comprovado que o investimento em Assessoria de Imprensa é extremamente valioso para a imagem do cliente e positivo como retorno de mídia. É como se colocassem na terra 10 sementes em um mês e fosse possível colher mais de 150 plantas no outro. O ROI em assessoria de imprensa é imbatível no setor de comunicação”, comenta.

    Além da mentalidade de mensuração, o marketing digital tem emprestado para a assessoria de imprensa outras ferramentas para melhoria de resultados. Aqui se incluem técnicas de storytelling, SEO e monitoramento de menções online para intervenções. Para o diretor de planejamento da Apex, Thiago Almada, “a assessoria de imprensa tem evoluído rapidamente para um PR Digital, ou seja, o trabalho de cuidado e veiculação da mensagem do cliente – o PR – é ampliado com o bom uso das ferramentas do marketing digital”, avalia.

    A previsão da agência é gerar mais de R$ 200 milhões em mídia espontânea para seus clientes em 2022.

  • Stock Car estreia acompanhada de saúde e grandes iniciativas

    Stock Car estreia acompanhada de saúde e grandes iniciativas

    O público da Stock Car já está atento desde o início da temporada 2022. Com estreia nesse ano em transmissão ao vivo através de um canal na twitch (serviço de streaming de vídeo ao vivo), além de canal aberto e de assinatura, acompanhar a tradicional corrida ficou mais fácil de qualquer lugar. A temporada de 2022 teve início com a Corrida de Duplas no autódromo de Interlagos em São Paulo e deve ser concluída com a Grande Final realizada em Brasília, em 20 de novembro.

    Pelo segundo ano consecutivo, um grande grupo de empresas brasileiras com o propósito de criar o futuro da medicina personalizada no Brasil, enxergou nessa modalidade, uma forma eficiente de mostrar ao público que a personalização de tratamento de saúde com medicamentos manipulados deve ser priorizada e incorporada à vida dos brasileiros.

    Com a hashtag #euusomedicamentomanipulado no carro e macacão de Rafael Suzuki e Tony Kanaan da Equipe Full Time, as empresas querem chegar à casa de cada um, despertando para um futuro mais saudável e humanizando a saúde para todos.

    A atenção ao automobilismo no Brasil e no mundo motiva milhões de pessoas, sendo que a Stock Car já reúne 45% de audiência feminina, atraída por velocidade, adrenalina e superação de limites.

    Com toda essa audiência ao campeonato, mais de 200 marcas apostaram em patrocínios neste ano e os organizadores da corrida confirmam um aumento de 53% para essa temporada, o que indica que a corrida está se tornando mais do que um evento esportivo e passando a ser uma plataforma de exposição para se construir relações junto a consumidores e torcedores que vibram pelo ronco dos motores.

    “Fico muito feliz por darmos sequência na parceria com o Grupo Fagron por mais uma temporada junto da Full Time Sports. Ao longo do ano passado, conquistamos vitória e pódio nas pistas e grandes resultados também fora das pistas. Pude conhecer cada vez mais da missão e do público do Grupo, levamos nosso carro para um congresso, fizemos eventos e levamos a bandeira dos medicamentos manipulados Brasil afora. Eu sigo tratamentos personalizados e fico honrado por representar todo o segmento magistral na Stock Car”, afirma Rafael Suzuki, piloto de Stock Car da equipe Full Time Sports.

  • Desinformação ainda impede maior crescimento da energia solar no país

    Desinformação ainda impede maior crescimento da energia solar no país

    Forte aliada do meio ambiente e do consumidor quando o assunto é economizar na conta de luz, a energia solar já é uma tendência no país. Mas ainda existem muitas dúvidas que impedem o crescimento dessa alternativa.

    Há alguns anos, a única maneira de se usufruir desta fonte de eletricidade era a partir de instalações de painéis de captação que demandam um alto investimento. Atualmente, é possível adquirir este serviço de empresas de geração compartilhada de energia solar, sem custos de instalação.

    O modelo praticado pela AXS Energia permite que o consumidor tenha acesso à energia solar por meio da instalação já existente das concessionárias convencionais. Assim, basta assinar o plano adequado ao consumo e usufruir, automaticamente, do serviço sem qualquer instalação ou burocracia. Além de contribuir para o meio ambiente, o cliente economiza cerca de 15% em sua conta de luz.

    “Outra questão frequente é se os painéis param de produzir em dias nublados ou chuvosos. Com isso, muita gente deixa de optar pela energia solar”, comenta Alysson Barros Paolinelli, Diretor de Operações da AXS Energia. Para esse questionamento, ele diz que a resposta é não. “A produção não é interrompida, já que os raios atravessam a parede nublada e continuam seu trabalho na geração de energia. Além disso, há uma reserva que permite que o consumidor continue recebendo sua eletricidade normalmente”, explica.

    O principal benefício da utilização deste tipo de energia é o de ser um recurso totalmente renovável, além de não poluir o meio ambiente. “As possibilidades de contratação de energia solar são diversas e viáveis. Mas, para essa alternativa continuar crescendo no país, precisamos informar melhor a população”, finaliza Paolinelli.

  • MXM Sistemas cresce mais de 30% em 2021 e impulsiona o mercado de ERP

    MXM Sistemas cresce mais de 30% em 2021 e impulsiona o mercado de ERP

    O novo cenário mundial fez com que a busca por soluções tecnológicas para impulsionar a transformação digital dos negócios tivesse um aumento considerável no último ano, alavancando as vendas de soluções ERP. De acordo com a IDC, o mercado de TI cresceu em média 8,5% em 2021.

    A necessidade de encontrar na tecnologia a solução ideal para otimizar a gestão e facilitar a integração da área de BackOffice corporativo pode ser notada quando analisamos o crescimento obtido pela MXM Sistemas – empresa nacional do setor de Tecnologia e Solução ERP -, que apresentou um aumento de 30,35% no faturamento em comparação ao ano de 2020,  com EBITA em 17,52%, dando claros sinais de que as empresas estão buscando cada vez mais estruturar suas informações e possuir processos cada vez mais automatizados.

    “O mercado vive um momento de intensa transformação. Em 2020 todas as empresas sofreram muito para se adaptar às mudanças impostas pela COVID-19, porém, em 2021 as organizações puderam perceber que o trabalho remoto veio para ficar. Os empreendedores sentiram a necessidade de adquirir um sistema de gestão empresarial ajustado a esta realidade, completamente web e com regras de compliance que garantissem a qualidade da informação para toda a corporação, independentemente de onde o colaborador esteja trabalhando” reforçou Mauricio Felgueiras, Presidente e CEO da MXM Sistemas.

    Em 2021 a aposta na transformação digital do setor público gerou bons resultados para a MXM Sistemas, que implantou 80% de sua plataforma ERP no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e iniciou o projeto de implementação dos módulos contábil e financeiro no SESC (Serviço Social do Comércio), que em apenas 90 dias tornou sua gestão empresarial 100% operacional no sistema da MXM. Já no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a parceria dura mais de 20 anos, demonstrando o quanto a organização tem experiência em causar impactos positivos na administração pública.

    O setor privado também foi foco na estratégia da MXM Sistemas, que fortaleceu sua atuação no segmento, melhorando a gestão de grandes empresas como o Grupo DASA, que integrou 7 novos hospitais e clínicas ao ERP MXM-WebManager, fruto de seu forte processo de expansão. Outros clientes também iniciaram a parceria com a MXM, como a Sonagol, BAP Administração de Bens, IDG, Instituto de Responsabilidade Social do Sírio Libanês, entre outros. Gerando em 2021, um aumento de 14% no número de novos clientes, comparado com 2020.

    Atualmente, mais de 75% do faturamento da companhia advém de receita recorrente graças a um processo de vendas estruturado e apropriado para o modelo SaaS. “Conquistar uma boa saúde financeira reforça a solidez da MXM no mercado e transmite mais segurança, não apenas para nossa empresa, como também para toda nossa carteira de clientes” informou Felgueiras.

    Além do trabalho cada vez mais consolidado no setor público e com a conquista recente de grandes corporações privadas, em 2022 a MXM Sistemas pretende lançar uma solução para pequenas e médias empresas com o objetivo de oferecer uma tecnologia escalável para acompanhar o crescimento seguro dos negócios. Dessa forma, os clientes não precisarão trocar de plataforma e poderão manter toda gestão centralizada em um único ERP.

    Outro fator relevante para o crescimento da empresa está relacionado à expansão dos canais de venda e implantação de soluções da MXM, representando um salto de 100% em 2021, em comparação ao ano anterior.

    A meta da MXM Sistemas é expandir suas operações no mercado latino e atingir o faturamento de R$ 100 milhões até 2023. Para alcançar esse resultado, a MXM Sistemas está desenvolvendo novas soluções tecnológicas, investindo em capacitação de usuários e parceiros em sua plataforma EAD e aprimorando sua metodologia de implementação de sistemas.

  • Tudo sobre funilaria: o serviço que repara riscos e amassados

    Tudo sobre funilaria: o serviço que repara riscos e amassados

    Se arranhou, amassou ou danificou de alguma forma a lataria do veículo, então, é preciso recorrer aos serviços de uma funilaria automotiva. Também conhecido por lanternagem e pintura, a funilaria é o serviço de reparos da parte física e estética da carroceria do veículo que podem ter sido danificadas por batidas, colisões ou chuva de granizo, por exemplo.

    Diferente de uma oficina mecânica onde se leva o carro para trocar o óleo e o pneu ou consertar uma lanterna apagada, em uma oficina de funilaria os consertos são nas portas, para-choques, capô, porta-malas etc. É realizado por especialistas capacitados, ou melhor, por uma equipe de lanternagem especializada que se encarrega do trabalho de consertar, restaurar, dar novo acabamento e até substituir carrocerias e quadros de veículos, para-brisas e vidros. O processo todo de funilaria passa por uma equipe, onde cada técnico é responsável por um reparo especializado e o manuseio de equipamentos específicos. 

    Os reparadores de carrocerias iniciam os reparos de colisões, endireitam painéis de metal, removem amassados ​​e substituem peças que não podem ser consertadas. Os pintores automotivos assumem, logo após, a manutenção das peças para que o carro tenha aparência de novo e os instaladores, na sequência, removem e substituem os para-brisas e vidros das janelas.

    Quanto custa o serviço de funilaria?

    De acordo com o André Barboza, diretor administrativo e proprietário da Jocar, existem equipamentos que ultrapassam o valor de cem mil reais, por isso uma oficina precisa contar com uma equipe altamente capacitada. “São equipamentos que correspondem às tecnologias mais avançadas, cada vez mais presentes nos carros. Maquinários que nos permitem manter a originalidade do veículo”, disse.

    “A remoção de um para-brisa, por exemplo, poderia danificar a pintura ou o teto do veículo, mas com equipamentos específicos é possível evitar esse tipo de problema. Além de permitir que se utilize a mesma peça, possibilitando minimizar custos de reparo”, afirma.

    Os carros necessitam de cuidados especiais e por isso oficinas de funilarias e pinturas são cada vez mais automatizadas e com pessoal altamente qualificado, afinal, adquirir um veículo, na maioria das vezes, é uma conquista que acaba tornando-se parte da família, e muitas vezes indispensável no dia a dia.

  • Carnaval 2022 deve movimentar mais viagens de ônibus pelo Brasil

    Carnaval 2022 deve movimentar mais viagens de ônibus pelo Brasil

    O principal terminal rodoviário carioca deverá movimentar quase 362 mil viajantes durante o Carnaval 2022. Com o cancelamento dos desfiles e o arrefecimento da variante Omnicron (segundo os últimos números da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro), há possibilidade de que a população viaje mais neste feriado.

    De acordo com as estatísticas da concessionária que administra a Rodoviária do Rio, as 41 empresas de transporte regular disponibilizarão 13 mil ônibus para atender a essa demanda. De acordo com a porta-voz Beatriz Lima, este número pode representar 70% do movimento no mesmo período de 2020: “a população vacinada já atinge um percentual alto e as viagens pelo Brasil, principalmente as terrestres estarão aquecidas neste que é um período tradicionalmente de grande demanda. O crescimento também está atrelado à ótima relação entre custo e benefício oferecido pelas empresas rodoviárias regulares com tarifas muita atraentes, algumas até 800% mais baratas que trechos aéreos”, explica.

    A previsão indica que as viagens comecem a ocorrer já na quinta-feira, dia 24 de fevereiro. No entanto, o dia de maior saída da cidade do RJ será na sexta, dia 25 de fevereiro, com mais de 27 mil viajantes embarcando principalmente para as regiões turísticas do Estado do Rio (Lagos, Costa Verde, Vale do Café e algumas cidades serranas como Friburgo e Teresópolis), além de cidades de SP, MG, DF. Movimento maior de desembarque de cidades como SP, MG e ES.

    Aumento na procura por viagens de luxo – Segundo última pesquisa da Abrati (Associação Brasileira de Transporte Terrestres de Passageiros), as categorias luxo de viagens rodoviárias também têm sido muito demandadas nesta retomada das viagens. Houve um aumento de 15% na procura por serviços de luxo e diferenciados em viagens interestaduais. Segundo a amostra, 52% dos passageiros consultados no final do ano passado preferem viajar em uma categoria mais confortável. Entre as novidades destacam-se nos Double Deckers com opções de leito e cama num mesmo veículo. Algumas frotas possuem até poltronas massageadoras, além de oferecer serviços de entretenimento a bordo, manta e outros mimos. Cada vez mais comuns nas estradas brasileiras, esse modelo oferece novíssima tecnologia e máximo conforto e segurança aos passageiros, que têm uma experiência de viagem de primeira classe em diversos sentidos. 

    Solidariedade a Petrópolis – E, quem estiver pelo terminal pode contribuir para a campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas em Petrópolis. A Rodoviária do Rio criou a ação, junto com a viação Única Fácil e com apoio de outras empresas como a 1001 (JCA) e UTIL, aproveitando a logística das empresas que operam a linha para a entrega das doações, que podem ser entregues nos guichês. Estão sendo recolhidos itens como: água mineral, roupas em geral, colchões, roupa de cama e alimentos não perecíveis.

    Ação contra a dengue – De 23 a 25 de fevereiro, a rodoviária sediará uma ação educativa contra a dengue, um problema que ocorre em maior escala com as altas temperaturas do verão. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) estará na passarela central superior do terminal, de 8h às 14h, com objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o controle de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti.

    Além de todos os cuidados também promovidos pela rodoviária e empresas de ônibus, com frotas que passam por desinfecção antes e depois de qualquer viagem, os passageiros contam com comodidades como o embarque digital. Com ele, o viajante adquire a passagem on-line para qualquer destino e apresenta o próprio celular no acesso direto à plataforma para o embarque de seu ônibus. Para quem pensa em viajar, ainda há passagens. Os bilhetes podem ser consultados e comprados no site oficial da Rodoviária do Rio (www.rodoviariadorio.com.br). Comprando com antecedência é possível obter descontos de até 80% em alguns horários e categorias de viagens. A Rodoviária do Rio atende às dúvidas dos passageiros através das redes sociais (@rodoviariadorio), sac@rodoviariadorio.com.br ou o telefone (21) 3213-1800.

  • Healthtechs crescem rapidamente e ampliam o acesso à saúde

    Healthtechs crescem rapidamente e ampliam o acesso à saúde

    Empresas chamadas de healthtechs (empresas de tecnologia na área de saúde) vêm chamando a atenção pelo crescimento em investimentos neste período de pandemia. Com rápidos avanços tecnológicos que vêm mudando a forma com que as pessoas passam o seu dia a dia e cuidam de sua saúde, muda também a forma que as empresas interagem com elas.

    No início da pandemia a telemedicina sofria com a resistência de boa parte da população, mas mudanças provocadas no Brasil e no mundo trazem bons frutos para essas startups. Então, essa é a chance de apostarem ainda mais nesse mercado. Em levantamento realizado pelo Distrito, em estudo realizado em 2020, atualmente existem mais de 542 Healthtechs brasileiras voltadas para auxiliar na solução de problemas no setor de saúde, informa que elas receberam US$430 milhões de investimento.

    No momento de crise atual, as startups de telemedicina estão se tornando uma alternativa para quem não pode arcar com um plano de saúde, com os custos mais baixos e facilidade oferecida por boa parte delas. “Estamos vendo startups com menos de 5 anos investindo e captando milhões, isso é necessário, tanto para o desenvolvimento de novas soluções para o mercado como a de tecnologias, e empresas tradicionais criando novos departamentos para atender suas demandas”, afirmou Leonardo Speck, CEO de Italife.

    Além de ser uma opção mais barata e de qualidade, estas empresas vem com a proposta de unir diversos outros serviços, com comodidade e economia, como descontos em redes de farmácias, desconto em consultas e exames, orientações psicológica e nutricional e clubes de descontos com diversos parceiros. “As empresas estão focadas em trazer saúde e bem-estar para todos, com qualidade e de maneira acessível”, pontua Speck.

    A principal facilidade e o grande diferencial estão nos atendimentos online 24 horas, em que o médico poderá caso necessário prescrever medicações, solicitar exames, atestar ou até mesmo indicar um especialista para o caso. Em estudos realizados em 10 de julho de 2020 e publicado pelo blog Abrange, em mais de 65% dos casos o atendimento online é suficiente para uma orientação médica segura. Caso identificado um sinal de gravidade, ou houver a necessidade de avaliação física presencial, o paciente será orientado a procurar um atendimento presencial. Isso facilita muito o dia a dia das pessoas, evitando deslocamentos desnecessários e economizando.

    Cada vez mais a telemedicina mostra sua importância de ter um serviço que pode ser utilizado de maneira remota, com todo o cuidado e segurança necessários, ela é um ganho para os desafios enfrentados por diversos sistemas de saúde em todo o mundo.

  • Até o jardim: como o last mile impacta no e-commerce de flores?

    O e-commerce no Brasil já vinha em alta e disparou com a pandemia e as medidas restritivas. Essa é uma prática que deve permanecer como hábito, mesmo com as flexibilizações proporcionadas pelos avanços na vacinação. Em 2021, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que as compras online movimentaram mais de R$ 150 bilhões.

    O público passou a se acostumar com as compras de forma remota, mas existe um longo caminho que o produto percorre até a entrega para o consumidor. Nessa jornada há o conceito “last mile”, que é o do transporte das mercadorias vindas das centrais de distribuição (CD) para o cliente final, e isso vale para qualquer produto adquirido, seja um tênis, uma televisão, ou até mesmo flores.

    O last mile é fundamental para garantir a melhor experiência ao consumidor. No caso de produtos delicados, como de floricultura, eles são embalados levando em consideração as particularidades para chegar ao comprador sem avárias.

    Pensando especificamente no ramo de flores, quanto maior a distância, maior o desafio. Uma alternativa para esse tipo de entrega é contar com floriculturas parceiras e regionais bem como treinar esses fornecedores para aprender a lidar com o produto e fazer com que a encomenda chegue em perfeito estado ao consumidor. Além do mais, é preciso personalizar o cuidado com cada espécie para que elas sejam entregues e tenham a durabilidade adequada.

    No ramo de flores, o last mile trouxe um tratamento ainda mais personalizado com cada cliente, flor, arranjo. Para que um e-commerce tenha sucesso, portanto, é essencial entender as necessidades do cliente