A startup de educação Melhor Escola fez um levantamento para saber quais são e onde estão as 10 melhores escolas públicas do Brasil. Desse modo, a pesquisa foi realizada com o intuito de incentivar uma educação de qualidade no país.

Para a pesquisa, milhares de pais, mães e responsáveis avaliaram as 79.612 instituições públicas de ensino básico cadastradas no portal. Porém, os responsáveis tiveram que avaliar as escolas que eles já tiveram contato.

Assim, eles deram notas de 0,5 a 5 para os seguintes critérios: motivação dos estudantes, infraestrutura física da escola, participação da comunidade e desenvolvimento socioemocional dos alunos. A nota final das escolas é a média final desses indicadores.

As 10 melhores escolas públicas estão presentes em 7 cidades do país. São elas: Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Jundiaí, Cajamar, Belém e Caldas Novas. Da capital carioca, 3 escolas estão presentes no ranking, dentre eles o colégio Ceja Madureira, que foi o que conquistou a primeira colocação com a nota média de 4,79.

A escola apresenta a metodologia EJA (Educação de Jovens e Adultos) e também conta com ensino fundamental e médio semipresencial. No ENEM 2019 a instituição de ensino obteve média de 510.4, maior do que a média geral do Brasil, que foi de 504,9. Priscila, uma das ex-alunas do colégio, escreveu que:

“Excelente trabalho, professores muito dedicados. Estrutura física do colégio muito bem cuidada. Fui muito bem recebida e me senti muito acolhida e respeitada por todos. Me sinto super confortável em dar continuidade em concluir meus estudos depois de todo apoio que recebi. Gostaria de ter conhecido o colégio antes. Todos vocês são luzes no caminho de quem procura vencer as barreiras que nos impediu e nos impede de chegarmos a alcançar nossos sonhos na vida acadêmica. Obrigada!”

O ranking completo com as 10 melhores escolas públicas do Brasil pode ser visto através do link a seguir: https://www.melhorescola.com.br/artigos/confira-as-melhores-escolas-publicas-do-brasil

Desde 2013, o site Melhor Escola, conecta alunos a escolas da Educação Básica de todo o Brasil. Assim, além de contar com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil) para os pais que estão buscando por colégios, ele também oferece descontos nas mensalidades das escolas parceiras (mais de 7.000).