Ambientes empresariais que aliam estilo, conforto e adaptabilidade atraem a atenção, encantam e surpreendem. Causar uma boa impressão no espaço comercial, a ponto de fechar ótimos negócios e os clientes voltarem sempre, deve-se também ao trabalho de arquitetura de interiores realizado junto às empresas. Segundo a arquiteta Renata Pisani, que possui um vasto portfólio de projetos em ambientes empresariais, uma empresa de cara nova traz novo fôlego para a equipe. “Os colaboradores trazem mais resultados, pois ficam empolgados e orgulhosos em fazer parte de uma empresa bonita e os proprietários também direcionam os esforços em buscar o retorno desse investimento”, destaca.

Para que o ambiente proporcione bem-estar tanto para os clientes, quanto para os colaboradores no seu dia a dia, que irão usufruir do espaço, é realizado um estudo sobre a marca e qual a mensagem pretende transmitir para, então, desenvolver o projeto arquitetônico e de interiores. “A finalidade e o segmento de atuação de cada empresa influenciam na criação dos projetos arquitetônicos e de interiores, uma vez que cada atividade tem um perfil de profissionais e de público alvo diferentes”, afirma Renata Pisani.

De acordo com a arquiteta, escritórios de advocacia, por exemplo, pedem um tom mais austero e formal, conforme projeto realizado para o escritório Mauro Cavalcante & Wagner Advogados Associados. “As expectativas foram totalmente atendidas, o resultado ficou muito bom, deixando os espaços amplos e agradáveis”, disse o advogado Mauro Cavalcante de Lima.

O diretor da Agência de Viagens Klas, Diego de Souza, observou alguns impactos positivos  da Arquitetura Comercial aplicada à nova sede da empresa. “Além de o ambiente ser muito mais confortável e agradável para trabalhar, também temos clientes e colaboradores nos dando um excelente feedback”, disse o empresário.Renata Pisani observa que quando as empresas mudam para um novo espaço, buscam também renovar os móveis, a iluminação e a distribuição dos espaços para um novo posicionamento da marca. “É uma maneira de a empresa mostrar para o mercado que é atual, moderna e capaz de inovar e se tornar melhor para os seus clientes e parceiros. E a Arquitetura Comercial colabora com esse processo, por isso, nos projetos usamos muitas informações e ideias vindas dos gestores, para compreendermos essa visão e colocarmos ela em prática”, explica a arquiteta.

Outro grande sucesso em projetos de arquitetura de interiores para ambientes comerciais são realizados para a área de saúde. “Projetos comerciais na área médica necessitam de estudos de estratégias multissensoriais que proporcionem, em primeiro lugar, o bem-estar do paciente através de um ambiente lindo, funcional e acolhedor”, disse.

Da mesma forma, para que tudo ocorra dentro do programado, sem prejudicar as atividades das empresas, é sempre preciso planejamento e cuidado com cada detalhe durante o processo. Portanto, contar com um profissional qualificado e comprometido com os resultados do seu negócio vai tornar o resultado final muito mais do que bonito, mas também seguro e eficiente.