Com mais de 100 gols na temporada, leão pode superar sua melhor marca desde 2017
Firme na briga por uma das vagas do G4 na Série B em 2023, o Sport tem contado com uma arma importante na luta pelo acesso: o ataque ultrapassou a marca dos 100 gols na temporada. Só pelo Campeonato Brasileiro deste ano, o Leão da Ilha balançou as redes 32 vezes, segundo melhor número da competição, atrás apenas do líder Vitória, com um gol de vantagem.
Depois de uma sequência negativa, a equipe retomou o caminho dos bons resultados e chegou a três vitórias consecutivas. Na última quarta-feira (2), o Leão superou o Vila Nova por 1 a 0, em confronto direto pelo acesso e assumiu a vice-liderança da competição, com os mesmos 41 pontos do Vitória, além de registrar o 101º gol na temporada. A próxima oportunidade para elevar a marca será neste sábado (5), às 18h, diante do Novorizontino, na Ilha do Retiro.
Para o treinador Enderson Moreira, a marca alcançada pelo ataque de sua equipe é fruto de muito trabalho e pode contribuir para o objetivo final do clube:
“Fico feliz, a proposta de jogo que sempre tive por onde passei, minhas equipes gostam de jogar futebol e isso me deixa orgulhoso. Essas estatísticas são importantes, mas não são determinantes. Podemos fazer 100 gols e não alcançar os objetivos. Tudo depende de como será a reta final da Série B. Se retornarmos para a Série A, essas marcas terão uma representatividade muito interessante. Temos que continuar com os pés no chão, mas sem dúvida é uma coisa boa fazer que o Sport seja destaque nesse aspecto”, comentou Enderson.
Os números positivos são reflexo do investimento do clube em aprimorar o elenco para as disputas da temporada. Campeão estadual e vice-campeão do Nordeste, o Leão conta principalmente com os gols da dupla Vagner Love e Luciano Juba. Ambos já alcançaram 20 gols no ano – Love tem 22 tentos – e integram a lista dos 10 maiores artilheiros da temporada, deixando para trás nomes como Gabigol, Luis Suárez e Jonathan Calleri.
Nesta última janela de transferências, o rubro-negro se movimentou no mercado e acertou a chegada de cinco reforços para agregar à equipe na segunda parte do Brasileirão. No período, o clube anunciou o retorno do ídolo Diego Souza, além das chegadas do volante Felipe, do meia Alan Ruiz e dos atacantes Peglow e Michel Lima.
Os investimentos do Sport, porém, não se limitam somente ao campo. Fora das quatro linhas, a diretoria segue adotando medidas para a valorização do patrimônio do clube. Recentemente, foi promovida uma ampla estruturação do departamento de saúde, por exemplo, além da retomada do Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF, após investimento de R$ 3,4 milhões nas categorias de base.
“As estruturas administrativa e financeira do clube estão permitindo o bom resultado esportivo. É um ano com muitos desafios e precisamos de foco total para atingir nosso objetivo principal, o acesso. Meu papel, como mandatário do clube, é oferecer ao departamento de futebol uma boa estrutura, para que a comissão técnica do professor Enderson possa desenvolver seu trabalho, e os jogadores possam desempenhar da melhor forma dentro de campo”, afirma Yuri Romão, presidente do Sport.