Oitava etapa foi marcada por dois graves acidentes, mas também pelo título antecipado de Danilo Alamini na Super
O encerramento da maratona de quatro corridas da Copa Truck em Tarumã com a oitava etapa contou com quase todos os elementos possíveis: um campeão antecipado, dois acidentes gravíssimos, quatro vencedores diferentes e cinco finalistas definidos.
A começar pelos acidentes: Kleber Eletric, na classificação, e PP Fernandes, na corrida 1, sofreram os maiores acidentes da temporada 2022: ambos se acidentaram na mesma curva e capotaram, com a cabine se separando do chassi, que se incendiou. No caso de Kleber, foi uma escapada; já PP se envolveu em um enrosco com Daniel Kelemen.
Ambos escaparam ilesos e os danos foram apenas materiais. Já os equipamentos tiveram perda total e, caso queiram correr na finalíssima em Goiânia, no dia 6 de novembro, terão de construir novos caminhões do zero. “Jesus estava on naquele momento. Perdemos o caminhão, mas o importante é que estamos inteiros Deus sabe o que faz”, comentou Eletric. “Graças a Deus os danos foram só materiais. Tanto o Kleber quanto eu escapamos sem um arranhão, o que mostra a segurança dos caminhões da Copa Truck”, completa Pedro.
Já o campeão antecipado foi Danilo Alamini, que não imaginava fechar a conquista com uma etapa de antecipação após o susto em Interlagos. Mesmo com as vitórias dos rivais Felipe Tozzo e Fabio Fogaça, o catarinense, Alamini completou ambas as provas do dia e fechou o domingo com 42 pontos de vantagem – como teremos só mais 40 pontos em jogo, Danilo pôde fazer a festa. “Realmente não tinha pensado em nenhum momento com a conquista deste título aqui em Tarumã, mas ele veio e só posso agradecer a quem me apoiou, a torcida de Santa Catarina meu time e meus patrocinadores”, conta Alamini, campeão em sua quarta temporada na categoria.
Na divisão principal, no entanto, tudo está em aberto. Roberval Andrade e Beto Monteiro venceram, garantindo uma vaga entre os que brigarão pelo campeonato em Goiânia ao lado de Wellington Cirino, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano. Tirando Roberval e Salustiano, os outros três tiveram de descartar 19 pontos por conta do regulamento que permite eliminar os dois piores resultados – e isso embolou a tabela de pontos: Cirino vai para Goiânia com 234 pontos, contra 239 de Beto, 224 de Roberval, 223 de Felipe Giaffone e 199 de Paulo Salustiano.
“Como não tinha pontos para descartar, precisava ir para cima e eu fiz. Fechamos a etapa dupla com uma pole, duas vitórias, outros dois pódios e uma grande chance de brigar pelo bi em Goiânia”, destacou Roberval, que já foi campeão em 2018 de Scania. “Vou disputar com outros três grandes pilotos e não vou dar vida fácil. Eu quero muito conquistar esse tricampeonato e me manter como o maior campeão da categoria”, encerrou Beto.