ESPORTESNET

Evento foi marcado por apresentações das delegações dos núcleos esportivos e acendimento simbólico da pira olímpica

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) realizou a cerimônia de abertura do 1º Jogos Municipais da Melhor Idade de Taboão da Serra (JOMMITS) na segunda-feira, 26/09. Autoridades e idosos atendidos pelos serviços do município estiveram presentes na sede da pasta para participar do encontro.

Os jogos fazem parte das comemorações ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado todos os anos em 01/10. A competição esportiva também tem como intuito preparar os idosos para outros campeonatos regionais e estaduais, como o JOMI (Jogos Regionais da Melhor Idade).

O secretário de Esportes, Olívio Nóbrega fez questão de agradecer todos os envolvidos no planejamento e preparação dos JOMMITS. “Eu fico muito satisfeito, muito feliz em ver a animação de todos presentes aqui. Só essa animação já valeu o evento. Aproveito a oportunidade para desejar boa sorte e bons jogos a todos”, declarou.

Também participaram da solenidade de abertura a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa, Regina Mello; o coordenador geral da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) Antônio Carlos Sousa Santos; o professor organizador dos JOMMITS, Márcio Almeida; Manoel Carlos, coordenador do Departamento de Artes Marciais da SEMEL; e o professor Tiago Valadão.

O desfile das delegações aconteceu da seguinte forma: 1ª delegação, composta por atletas representantes de Taboão da Serra, das modalidades de vôlei adaptado, dominó, baralho e atletismo; 2ª delegação, do núcleo Ayrton Senna; 3ª delegação, do núcleo Marabá; 4ª delegação, do núcleo Santa Rosa; 5ª delegação, do núcleo CIE Pietra Medeiros; 6ª delegação, do núcleo Saporito; 7ª delegação, do núcleo CCI Maria Rosa; e a 8ª delegação, do núcleo CRJ (Centro de Referência da Juventude), representantes da modalidade de xadrez.

“Pra mim é uma experiência muito boa. Eu tive a oportunidade de participar no Canadá e ver como os idosos são tratados lá e nos Estados Unidos, e aqui não está sendo diferente. O nosso Brasil não perde pra ninguém. Ainda mais com nosso secretário aqui (Olívio Nóbrega), tem tudo para dar certo; aliás, já deu certo. Obrigado pelo apoio”, disse o atleta Carlos Buzelli, morador do Jardim das Oliveiras.

Em seguida, a competidora Eliana Brandão conduziu o juramento dos atletas para os jogos e partidas de cartas, dominó e xadrez já foram disputadas pelos idosos inscritos no evento e Divino Pinto, atleta de 96 anos, acendeu a Pira Olímpica de forma simbólica, emocionando o público.

Antes do início das competições, os presentes puderam assistir a apresentação do grupo da melhor idade de yoga com a Professora Vanessa.

O encerramento dos JOMMITS e a entrega dos certificados de participação e premiações acontecem em 30/09, no Cemur (Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo), a partir das 9h, onde também será realizado o Seminário da Pessoa Idosa, que terá como tema o sistema de saúde.

Serviço

Jogos Municipais da Melhor Idade de Taboão da Serra (JOMMITS)
Encerramento em 30/09, a partir das 9h
Onde: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo

Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.