Holandês da Red Bull já havia liderado os três treinos livres em Barcelona
Max Verstappen conquistou neste sábado (3) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona. A etapa é a sétima da temporada 2023 da Fórmula 1.
O holandês da Red Bull já vinha construindo grande favoritismo ao longo do fim de semana. Líder do Mundial de pilotos, Verstappen liderou os três treinos livres em Barcelona desde sexta-feira.
Na classificação deste sábado, o bicampeão mostrou grande superioridade. No Q3, registrou 1:12.272 na primeira tentativa e nem precisou melhorar a volta em uma segunda tentativa.
Confira o grid
Entre os primeiros colocados do campeonato, a sessão de foi algumas decepções. Fernando Alonso (Aston Martin) foi o nono colocado da qualificação, enquanto Sergio Pérez (Red Bull) caiu no Q2 e ficou com o 11º lugar. George Russell (Mercedes) foi o 12º, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) foi o 19º..
Confira a volta que deu a pole ao holandês
Gasly é punido, perde seis posições no grid e larga em 10º na Espanha
Pierre Gasly foi punido com a perda de seis posições no grid de largada do GP da Espanha por ter atrapalhado Max Verstappen e Carlos Sainz no treino classificatório realizado neste sábado. Ambos os incidentes ocorreram ainda no Q1. Com a penalização, o francês vai largar em 10º na corrida deste domingo.
A punição a Gasly fez com que vários pilotos que estavam entre Gasly e o 10º lugar ganhassem uma posição, caso de Hamilton, Stroll, Ocon, Hulkenberg, Alonso e Piastri.