Tricampeão foi o mais rápido da primeira sessão de treinos livres, enquanto um dos maiores vencedores em atividade na Stock Car marcou a volta mais rápida de uma quente sexta-feira
A Stock Car Pro Series está de volta. A principal categoria do automobilismo na América do Sul voltou a acelerar oficialmente nesta sexta-feira (31) com dois treinos livres no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
E dois dos maiores pilotos em atividade no grid foram os principais destaques do dia. O tricampeão Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) foi o mais rápido da sessão realizada no período da manhã ao virar 1min27s286 na sua melhor passagem.
No segundo treino, disputado à tarde, com 31ºC de temperatura ambiente, Thiago Camilo (Toyota Corolla da Ipiranga Racing) cravou 1min27s216 para aferir a melhor marca do último dia de março.
Camilo corre neste fim de semana em homenagem ao tio, o ex-piloto Sergio Ruas Camilo, que faleceu no último dia 18 de março, em Minas Gerais, vítima de acidente de moto. Thiago vai acelerar nesta etapa com o número usado pelo tio, o 16, em substituição ao tradicional 21.
O três vezes vencedor da Corrida do Milhão também usará um capacete com o desenho utilizado por Sergio Ruas Camilo, cujo nome também está escrito no parabrisas dianteiro do seu Toyota Corolla.
Os dois treinos foram muito equilibrados, em cenário que é habitual na Stock Car. Na sessão da manhã, os 27 primeiros colocados foram separados por menos de 1s, com Maurício, Daniel Serra (Eurofarma RC) e Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/TMG) completando a lista dos três primeiros. Já no treino da tarde, 22 pilotos viraram no mesmo segundo do líder. Camilo liderou, seguido por Bruno Baptista (RCM Motorsport) e Denis Navarro (Cavaleiro Sports).
Thiago Camilo destacou o bom trabalho feito pela Ipiranga Racing nesta sexta-feira positiva para a equipe comandada por Andreas Mattheis. Na sessão em que foi o mais rápido, Cesar Ramos, seu companheiro de time, foi o melhor dos pilotos que foram à pista no primeiro dos dois grupos em que se dividiram os competidores.
“Foi muito mérito do conjunto todo e do trabalho em equipe. Acho que facilita muito o trabalho na Stock Car você descer o carro do caminhão somente necessitando ajustes finos. E, embora ainda estejamos aprendendo sobre essas novidades, chegamos com um pacote muito próximo do que seria o ideal. A base está muito bem construída para a temporada, e isso é importante. Trabalhamos muito bem. O César Ramos liderou o primeiro grupo, e eu fiquei na frente no segundo. Estamos em um caminho muito bom de entendimento e de entrosamento, e acho que isso é fundamental”, disse o piloto, dono de 37 vitórias na Stock Car.
Líder da manhã, Ricardo Maurício também ressaltou a boa performance neste início de fim de semana em Goiânia. “Os treinos foram positivos. Foram primeiros pela manhã e oitavos à tarde, sem usar pneus zero. O carro é bem equilibrado, bem constante. Enfim, fechamos uma sexta-feira bem positiva”, declarou o tricampeão.
Mudanças encorajadoras — Foi um dia em que pilotos e equipes tiveram mais tempo de pista para entender algumas das principais mudanças técnicas na temporada. Uma delas são os novos pneus, fornecidos pela sul-coreana Hankook Tire. Os pneus são 20 mm mais largos (de 660 mm para 680 mm), enquanto a asa traseira também aumentou — de 200 mm para 300 mm de comprimento e de 147 mm para 161 mm de largura.
Engenheiro e chefe da equipe Lubrax Podium Stock Car Team — que conta com os pilotos Felipe Massa e Julio Campos —, Thiago Meneghel revelou ter gostado das novidades técnicas que a Stock Car implementou nesta temporada.
“Disparado, a maior mudança foi o pneu. Vimos que os tempos estão bem próximos da marca da pole do ano passado [estabelecida por Cesar Ramos, 1min27s058]. Os pilotos gostaram dos pneus novos, casou muito bem com o carro. A asa, que era uma demanda antiga de todos, para ganhar downforce, também ajuda bem. Foram duas mudanças positivas que, tenho certeza, agradaram e vão facilitar a vida de todo mundo”, comentou.
Programação e transmissão — Em fim de semana que traz também à pista a Turismo Nacional, categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Stock Car acelera novamente neste sábado com a sessão classificatória que vai definir o primeiro pole position da temporada, a partir das 13h.
A primeira etapa do ano vai começar às 11h40 de domingo com a Corrida 1, que terá duração de 30 minutos mais uma volta. E a segunda prova em Goiânia está marcada para iniciar às 12h20, com a mesma duração. A etapa inaugural de 2023 levará o nome de Reinaldo Campello, em homenagem ao ex-piloto que foi um dos fundadores da Stock Car em 1979.
A Stock Car Pro Series conta com transmissão ao vivo da Band, SporTV, BandSports, Twitch da Tribo do Gaules, Motorsport.tv, Portal High Speed Channel e a plataforma YouCast (para 100% dos clientes Americanet), além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook, TikTok. Já a Turismo Nacional será transmitida, além do YouTube oficial da categoria, também pela Tribo do Gaules, em mais uma novidade para a categoria em 2023.
Stock Car Pro Series, etapa 1, Goiânia, treino livre 1
- 1º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s286
- 2º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s408
- 3º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/TMG/Toyota Corolla), 1min27s413
- 4º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s432
- 5º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s498
- 6º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s609
- 7º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s705
- 8º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s715
- 9º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s747
- 10º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s753
- 11º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s757
- 12º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min27s760
- 13º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s761
- 14º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s775
- 15º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s775
- 16º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s777
- 17º – Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s817
- 18º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s836
- 19º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min27s871
- 20º – Enzo Elias (Crown Racing/TMG/Chevrolet Cruze), 1min27s876
- 21º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min27s892
- 22º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min27s921
- 23º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s985
- 24º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min28s125
- 25º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s161
- 26º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min28s224
- 27º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s234
- 28º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min28s326
- 29º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s457
- 30º – Raphael Teixeira (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min29s797
- 31º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min32s419
Treino livre 2
- 1º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s216
- 2º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s441
- 3º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s494
- 4º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min27s551
- 5º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min27s649
- 6º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s660
- 7º – Lucas Foresti (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s663
- 8º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s698
- 9º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/TMG/Toyota Corolla), 1min27s726
- 10º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min27s744
- 11º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min27s756
- 12º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s804
- 13º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s834
- 14º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min27s893
- 15º – Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min27s967
- 16º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min27s979
- 17º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s003
- 18º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s024
- 19º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min28s052
- 20º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s101
- 21º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s106
- 22º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min28s173
- 23º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s219
- 24º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s296
- 25º – Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s501
- 26º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min28s556
- 27º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s603
- 28º – Enzo Elias (Crown Racing/TMG/Chevrolet Cruze), 1min28s611
- 29º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min29s040
- 30º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min29s141
- 31º – Raphael Teixeira (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min30s095
Programação em Goiânia
Sábado, 1º de abril
- 09h55 – Turismo Nacional – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)
- 10h20 – Turismo Nacional – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
- 12h35 – Stock Car Pro Series – Shakedown
- 13h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
- 14h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
- 14h55 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)
Domingo, 2 de abril
- 08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
- 09h50 – Visitação aos Boxes (60 minutos)
- 11h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
- 12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
- 13h50 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)