Gigante da Pampulha se une à marcas, à Federação Mineira de Futebol e reafirma compromisso com a diversidade e igualdade de gênero

No próximo sábado, 19 de dezembro, o Mineirão será palco da final do Campeonato Mineiro Feminino, com um clássico inédito entre Atlético e Cruzeiro. Para viabilizar o jogo, o Gigante da Pampulha e a Federação Mineira de Futebol (FMF) buscaram marcas que, assim como o estádio, acreditam e têm vontade de impulsionar o futebol feminino. Com isso, conseguiram o apoio do Espaço de Beleza My Queen, Tailor, Clube Certo e Autotruck, que se tornaram patrocinadores. 

Há tempos o Mineirão desenvolve campanhas permanentes sobre diversidade e igualdade de gênero, a fim de reafirmar seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU. Em 2017, por exemplo, o Gigante da Pampulha lançou o projeto REPENSE, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre comportamentos machistas nos estádios e também promover a presença de mulheres durante os jogos.

Em 2019, algumas jornalistas e fãs do futebol feminino criaram o movimento #PalcoDeGigante, que pedia a final feminina no Mineirão. Junto à FMF, o estádio buscou formas de levar a final do Campeonato Mineiro Feminino, deste ano, para um dos maiores gramados do País. 

“Neste sábado toda a equipe estará orgulhosa de viver este momento marcante: uma final entre Atlético e Cruzeiro protagonizada por mulheres. Transformar o Mineirão no palco desta final é um passo importante para contribuir com a visibilidade que o futebol feminino tanto merece”

comemora Ludmila Ximenes, Relações Institucionais do Mineirão

“No segundo ano em que apenas clubes profissionais disputam o Mineiro Feminino, conseguimos reunir esforços da Federação Mineira de Futebol, do Mineirão e de diversos parceiros que viabilizaram a tão sonhada final no Gigante da Pampulha. Damos, assim, mais um passo importante no fomento a essa modalidade, e esperamos atrair a atenção de outros parceiros comerciais e institucionais, que podem somar na busca pela visibilidade que o nosso futebol feminino merece”, afirma Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol.

O duelo será transmitido para todo o Brasil pela TV Cultura. Na televisão, os torcedores também poderão acompanhar o jogo pela Rede Minas. Já aqueles que optarem por assistir pela internet terão o site Futebol Mineiro.TV como alternativa. Esta será a primeira vez na história que a final do torneio feminino terá transmissão em TV aberta.

Sobre o Mineirão

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 54 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.