Reconhecimento não altera a história do clube, somente da uma etiqueta a um fato histórico já consumado e reconhecido
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu oficialmente nesta sexta-feira (25/8) o título brasileiro do Clube Atlético Mineiro, conquistado em 1937, por ocasião do Torneio dos Campeões. No dia 17 de fevereiro de 2022, a CBF recebeu da diretoria do Alvinegro um estudo aprofundado sobre a questão.
Após um ano e sete meses de minuciosa análise, envolvendo membros das diretorias de Registro, Jurídico, Competições, Governança e Conformidade da CBF com respaldo de estudos externos, além da área de Acervos e Memórias da própria CBF, que se debruçaram sobre documentos e demais informações, a confederação reconheceu formalmente o título do Galo.
Para a CBF, o Atlético poderia ter reivindicado o título anos atrás, juntando-se a vários clubes que homologaram em março de 2010 o reconhecimento pelas conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Na ocasião, Palmeiras, Santos, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Bahia tiveram seu pleito atendido pela CBF como campeões brasileiros por terem vencido as disputas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Campeão dos Campeões
O torneio Campeão dos Campeões foi promovido pela Federação Brasileira de Football (a extinta FBF, que se fundiria à CBD, precursora da CBF) e teve participação dos campeões das ligas profissionais dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Naquele período, a divisão regional do Brasil era diferente. Minas, Rio, Espírito Santo, Bahia e Sergipe formavam a região oriental. Já São Paulo pertencia à região Meridional. Por isso, a competição teve abrangência nacional e foi considerada o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Confira todos os jogos do Galo na competição:
- 13/01/1937: Fluminense-RJ 6 x 0 Atlético – Rio de Janeiro-RJ
- 17/01/1937: Rio Branco-ES 1 x 1 Atlético – Vitória-ES
- 24/01/1937: Atlético 5 x 0 Portuguesa-SP – Belo Horizonte-MG
- 31/01/1937: Atlético 4 x 1 Fluminense-RJ – Belo Horizonte-MG
- 03/02/1937: Atlético 5 x 1 Rio Branco-ES – Belo Horizonte-MG
- 14/02/1937: Portuguesa-SP 2 x 3 Atlético – São Paulo-SP
Artilheiros do Galo no torneio:
- Paulista (8 gols)
- Guará (3 gols)
- Nicola (3 gols)
- Alfredo (2 gols)
- Bazzoni (1 gol)
- Duílio (contra – Portuguesa)