Charles Leclerc na Pole Position
Charles Leclerc vai largar na primeira posição no GP da Bélgica. No treino classificatório deste sábado (27), o piloto da Ferrari intensificou o ritmo na volta final e comemorou a 25ª pole da carreira. Esta é uma conquista significativa para Leclerc e para a Ferrari, que não colocava um piloto na primeira posição na largada desde o GP de Mônaco.
Pérez e Hamilton largam em segundo e terceiro, respectivamente. Max Verstappen chegou a fazer a melhor marca (1:54.938), mas como foi punido em dez posições por ajustes ilegais no carro, ocupará apenas o 11º lugar no grid. O último bom desempenho de Leclerc e da Ferrari foi justamente no GP de Mônaco, vencido pelo piloto monegasco.
Depois da chuva forte ao longo da manhã na Bélgica, que inclusive cancelou a corrida sprint da Fórmula 2, a qualificação da Fórmula 1 teve início com a pista em transição de molhada para seca. Já no Q1, com duração regressiva de 18 minutos, os pilotos foram à pista com pneus intermediários e dispostos a andar rápido, já que havia a previsão da volta dos temporais.
A nova chuva não veio até aquele momento, e a dois minutos do fim da primeira seletiva, as equipes voltaram ao circuito com o traçado bem mais seco. Assim, Russell escapou da eliminação precoce para a terceira colocação. Piastri, Gasly e Verstappen foram os três mais velozes.
Eliminados no Q1
16 – Nico Hulkenberg (Haas)
17 – Kevin Magnussen (Haas)
18 – Yuki Tsunoda – (Racing Bulls)
19 – Logan Sargeant (Williams)
20 – Guanyu Zhou (Sauber)
No Q2, que alternava pontos secos e com água, houve dúvidas sobre a melhor estratégia. Verstappen seguia ditando o ritmo, enquanto as Mercedes, que correram risco, subiram para a segunda e a terceira colocação. No pelotão do fundo, Alonso, Perez escaparam da eliminação.
Eliminados no Q2
11 – Alexander Albon (Williams)
12 – Pierre Gasly (Alpine)
13 – Daniel Ricciardo – Racing Bulls
14 – Valtteri Bottas (Sauber)
15 – Lance Stroll – (Aston Martin)
Na etapa final, a disputa se acirrou pela volta da chuva, com Verstappen ainda forçando para garantir o melhor tempo e amenizar a punição de 10 posições. Perez, o companheiro de Red Bull, também andava bem, a três minutos do fim. No entanto, Leclerc forçou o ritmo e fez a 25ª pole a partir da punição de Verstappen.
Melhores do Q3
1 – Max Verstappen – (Red Bull) *punido com dez posições
2 – Charles Leclerc – (Ferrari)
3 – Sergio Pérez (Red Bull)
4 – Lewis Hamilton – (Mercedes)
5 – Lando Norris – (McLaren)