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Modalidade, que possui mais de 500 mil praticantes no brasil, continua em crescimento e ganha espaço no mercado publicitário

O futevôlei está conquistando, cada vez mais, espaço entre o público brasileiro. Um levantamento recente, realizado pelo Ibope Repucom em parceria com a World Footvolley, aponta que quase 50 milhões de brasileiros, entre homens e mulheres, de 18 a 39 anos, se interessam pela modalidade esportiva, que teve sua popularidade consolidada durante a pandemia.

Isso representa mais de 23% da população total do país – e a tendência é que os números continuem aumentando. Se antes era um esporte praticado majoritariamente em cidades com praia, o cenário mudou: estima-se que mais de 500 mil adeptos do futevôlei estejam espalhados por todo o país.

Com o sucesso da modalidade, e o crescimento de mais de 250% no número de praticantes, novos campeonatos surgiram para atender a demanda e estão chamando a atenção de grandes marcas, que enxergam nos torneios uma oportunidade de ampliar o alcance de seus produtos e serviços.

Atualmente, diversas empresas investem em patrocínio de campeonatos de futevôlei com o objetivo de atingir potenciais consumidores, conversar com os aficionados do segmento esportivo e fortalecer a imagem da marca.

Exemplo disso é o LSK Cup, um campeonato de futevôlei organizado pelo jovem empresário Alessandro Lasak. Criado com o intuito de promover e democratizar o esporte, o torneio contou com 80 participantes e oito apoiadores em sua primeira edição, realizada em novembro de 2022.

Já em sua 3ª edição, realizada em 12, 13 e 14 de maio deste ano, a competição apresentou números expressivos: reuniu mais de 1.500 pessoas na Arena Baba-Hanna, na zona sul da capital paulista, com 216 participantes e cerca de 3 milhões de pessoas impactadas pelas redes sociais, transmissão televisiva e no canal oficial do torneio, no Youtube.

E isso refletiu também no número de patrocinadores. Ao todo, 18 marcas fizeram parte da edição – um crescimento de 125% em menos de seis meses. Entre os apoiadores estavam: Centauro, Mikasa, BMW Motorrad, Toyota Grand Brasil, Athletica Nutrition, Mr.Jack Bet, Churrascaria Ponteio, Omega Engenharia, a rede de hotéis Ibis e a farmacêutica Herbarium, por meio de seus produtos Traumeel e Simpli-D.

Além de terem seus logos exibidos nas comunicações visuais do torneio e na TV fechada, as marcas fizeram diversas ativações durante as 72h de evento, como: distribuição de produtos e experiências, cupons exclusivos de descontos, espaços exclusivos para demonstração de serviços e conteúdo para as redes sociais. 

Alessandro Lasak, idealizador do projeto, destaca que a popularidade do futevôlei é um fator decisivo para a movimentação deste mercado e o aumento significativo no número de patrocinadores.

“O mercado publicitário está valorizando um esporte que, até pouco tempo, era visto como um hobbie, e enxergando o potencial de consumo do futevôlei e como os esportes de areia conseguem conectar as marcas com os consumidores. E isso acontece no segmento como um todo, não só no LSK. Vemos grandes empresas patrocinando Arena Verão+, Open Nacional de Futevôlei e muitos outros eventos esportivos”, ressalta Lasak.

Para o empresário, o que torna um campeonato cada vez mais interessante aos olhos de investidores não é só a estrutura e os números de alcance, mas sim como o público será impactado.

“A imagem é importante, claro, mas, a experiência como um todo é essencial para que a parceria dê certo. Muitas vezes, só estampar um logo não é suficiente para alcançar potenciais consumidores, por isso, é importante entender as necessidades e objetivos do parceiro para oferecer uma oportunidade única, totalmente personalizada, de criar conexão com aquele público”, comenta Lasak.

Com isso, os resultados são mais assertivos, as parcerias se tornam duradouras e o mercado continua aquecido. “No final, todos saem ganhando: os patrocinadores, os campeonatos, os atletas, espectadores e a modalidade, como um todo, que se torna ainda mais atrativa para os investidores”, conclui.

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