ESPORTESNET

Mariana Gesteira voltou a competir em evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste sábado, 15, após ficar afastada por lesões; Décima primeira etapa da competição reuniu pouco mais de 50 atletas na capital capixaba e completa a segunda capital do Sudeste do evento que percorre o país de norte a sul

A campeã mundial e medalhista paralímpica nos Jogos de Tóquio Mariana Gesteira voltou a participar de uma competição oficial neste sábado, 15, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Vitória, no Espírito Santo, cidade onde escolheu para realizar seus treinos. A nadadora capixaba estava afastada das piscinas há quase quatro meses, desde o Mundial da Ilha da Madeira, em junho, por se recuperar de uma lesão no ombro.

Vitória foi a segunda sede no Sudeste da competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), após a realização da etapa em Belo Horizonte (MG), no último dia 8. As provas de natação foram realizadas no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral. O evento, que também contou com disputas de atletismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), reuniu cerca de 50 atletas.

“Fiquei emocionada de ver tudo arrumado aqui, nunca tinha visto as piscinas aqui desse jeito. Então, me senti muito acolhida e muito à vontade de nadar. E abre muitas portas para os atletas da região”, afirmou Mariana, que treina diariamente no próprio clube Álvares Cabral.

A atleta nascida em Itaboraí (RJ), por ainda estar em um processo de recuperação física, optou por participar apenas de uma prova na etapa capixaba. Nadou os 50 m livre em 41s70.

“Voltei do mundial com objetivo de cuidar do meu ombro e zerar as minhas lesões. Temos muitas competições no ano que vem e precisamos pensar com muito cuidado e cautela para este ciclo para aguentar até o final. Não iria participar da competição, mas vi todo mundo aqui e optei por ter essa adrenalina de prova de novo. É preciso virar a chave e entrar nesse ritmo de competição”, apontou a atleta que nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e equilíbrio.

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano passado, conquistou a medalha de bronze nos 100 m livre pela classe S9 (atletas com limitações físico-motoras), com o tempo de 1m01s82. Já no Mundial da Ilha da Madeira 2022, foi campeã em duas provas (50 m, com o tempo de 28s18, e 100 m livre) e outro bronze nos 100 m costas.

Depois do retorno às piscinas, Mariana afirmou que vai continuar em ritmo de treino até dezembro, quando pretende competir no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, entre outras disputas regionais.

“O CPB dá oportunidades [aos atletas] de estarem em outras etapas. O Meeting é uma oportunidade para estarmos sempre competindo, e em casa é mais legal ainda”, completou.

Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Patrocínios

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

A atleta Mariana Gesteira é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.