João Ananias e Birungueta ajudaram o time da pequena cidade de Ballsh a conquistar a Kategoria E Pare, a Segunda Divisão albanesa, além de recolocar o clube na elite do futebol do país balcânico.
Os meio-campistas João Ananias e Birungueta deixaram o Brasil e desembarcaram na Albânia com a intenção de ajudar o FK Bylis, clube da pequena cidade de Ballsh, a retornar à elite do futebol albanês depois da queda na temporada passada. A Kategoria E Pare, Segunda Divisão do país, chegou ao fim no último sábado (07), e a meta dos brasileiros foi alcançada em grande estilo, não só com o acesso, mas também, com o título da competição.
Contratados para a disputa de 2021/22, os dois meias foram peças fundamentais na campanha bem-sucedida do Bylis, que volta como campeão para a Kategoria Superiore, a Primeira Divisão albanesa, após obter 22 vitórias, três empates e apenas cinco derrotas em 30 rodadas, terminando o campeonato com 69 pontos, dois a mais que o vice-campeão, Erzeni Shijak.
João Ananias, que já defendeu equipes como Náutico, Santa Cruz, Joinville, Cuiabá e Brasil de Pelotas, comemorou bastante a conquista em solo europeu. Para o atleta de 31 anos, é um momento importante que ficará marcado em sua memória.
“Contente demais por tudo o que alcançamos. Desde que chegamos no clube sabíamos que o foco era voltar para a primeira divisão. Todos abraçaram a ideia e se dedicaram muito. Conseguimos realizar o objetivo e ainda terminar como campeões, o que ficou melhor ainda. Agradeço muito a Deus, pois é algo que nunca esqueceremos. Deixamos nosso nome gravado na história do Bylis, e isso é para sempre”, festejou Ananias.
Com passagens por Treze, Bahia de Feira, Itabaiana e Jacuipense, Birungueta celebrou sua segunda taça no país balcânico. Em 2016, o jogador já havia faturado a Copa da Albânia, quando atuou pelo FK Kukësi. O meia-atacante de 28 anos celebrou o novo troféu e o dedicou a sua família.
“Deus tem sempre um propósito em nossas vidas. Quis Ele que eu retornasse pra Albânia e fosse agraciado novamente. Todos estão de parabéns, pois fizemos uma campanha muito bonita e fomos coroados no final. É uma sensação incrível, de dever cumprido. Esse título com certeza vai para minha esposa e meu filho que estão comigo o tempo todo, seja na adversidade ou na alegria”, declarou Birungueta.