Muito além dos conhecidos sushis, animes e mangás, a cultura japonesa é alvo de fascínio pelos brasileiros. Na maior comunidade japonesa fora do Japão, bibliotecas em São Paulo dedicadas especialmente à arte, lazer, turismo e gastronomia nipônicos, além de temas da comunidade nipo-brasileira, mantêm viva a possibilidade de imersão cultural a partir de títulos raros e atividades paralelas.

Uma delas é a Biblioteca do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), localizada no Bairro da Liberdade, em São Paulo, que abriga mais de 60 mil exemplares de obras escritas em japonês, português, inglês ou espanhol. Os temas variam desde literatura mundial, literatura japonesa, romance, esporte, saúde, agronomia, indústria, estudos sociais, infantil e infanto-juvenil, até mangás e jornais diários. As obras ficam disponíveis para empréstimo aos sócios da entidade e nos meses de abril e outubro, a biblioteca realiza uma feira de livros usados aberta ao público em geral.

Ainda em São Paulo, na Avenida Paulista, a Biblioteca da Fundação Japão reserva um acervo focado na pesquisa da língua e cultura japonesa, com obras bibliográficas, dicionários e enciclopédias sobre literatura, história, artes e cultura do Japão em geral, além de livros sobre o ensino da língua japonesa, revistas, jornais e materiais audiovisuais. Desde 2021, o espaço retomou suas atividades parcialmente, operado apenas com o serviço de empréstimo dos livros, realizado mediante agendamento de visita ou pelos correios.

No mesmo prédio, porém no andar térreo, a Japan House São Paulo mantém uma biblioteca composta por mais de dois mil livros em japonês e inglês, com a curadoria do japonês Yoshitaka Haba. Disponíveis para consultas no próprio local, as opções de títulos são divididas em dez categorias: Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, Design, Tecnologia, Japão e Brasil, Arquitetura, Crianças e História, sendo alguns deles inéditos no Brasil. O centro cultural da instituição também promove clubes de leitura temáticos e ciclos de mangás mensalmente, além de dedicar a primeira temporada inteira de seu podcast, disponível no site da Japan House São Paulo, à literatura japonesa.

Com um catálogo disponibilizado no ambiente online desde 2012, a Biblioteca Teiiti Suzuki conta com cerca de 40 mil livros e revistas especializadas na cultura nipônica. O ambiente divide o prédio da Casa de Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP), no Bairro do Butantã, com o Centro de Estudos Japoneses e a Sala da Cerimônia do Chá.

Já na cidade de São Miguel Arcanjo, no interior do Estado, fica o maior acervo de livros em japonês do Brasil: a Biblioteca dos Jovens do Pinhal. Conhecida como outro importante reduto de imigrantes e descendentes japoneses, a cidade costuma receber doações internacionais desde a inauguração da biblioteca em 1983. Hoje, mais de 75 mil obras sobre turismo, artes, arquitetura, religião, biografias, romances e principalmente mangás (cerca de 70% do catálogo), estão distribuídas pelos 650 metros quadrados do espaço. Quem visita o local também pode conhecer o acervo de vídeos com mais de 1,2 mil volumes da sétima arte japonesa, programas de TV e até comerciais japoneses.

Serviço:
Biblioteca do Bunkyo
Local: Rua São Joaquim, 381 – 2º andar do prédio anexo – Liberdade – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h30
Informações: (11) 3208-1755 (ramal 120) / (11) 97522-6101
Empréstimo de livros: restrito aos sócios do Bunkyo – 5 livros por pessoa para o período de 2 semanas

Biblioteca Fundação Japão
Local: Avenida Paulista, 52 – 3º andar – Bela Vista – São Paulo, SP
Serviço de empréstimo (Sistema de agendamento da Fundação Reabertura Parcial da Biblioteca | Fundação Japão em São Paulo (fjsp.org.br) obrigatório): terça-feira e sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 12h, e das 13h às 17h
Serviço de devolução (sem necessidade de agendamento de visita): terça-feira e sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h (utilizar a caixa de devoluções disponível no 3º andar)

Biblioteca da Japan House São Paulo
Local: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Títulos e obras disponíveis apenas para consulta no local.
Entrada gratuita. Necessária a apresentação do passaporte da vacina, com registro de ao menos duas doses, para entrada.

Informações sobre o Clube de Leitura, Ciclo de Mangá e Podcast: https://www.japanhousesp.com.br/

Biblioteca Teiiti Suzuki
Local: Casa de Cultura Japonesa da USP – Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Butantã – São Paulo, SP
Catálogo online: https://bibliotecacejap.fflch.usp.br/
Telefone: (11) 3091-2426 / 3091-2423
Segunda a Sexta: das 09h às 17h00
E-mail: cejap.biblio@usp.br / cejap.biblio@gmail.com

Biblioteca dos Jovens do Pinhal
Local: Colônia Pinhal – São Miguel Arcanjo, SP