Na obra “Armadilhas Camufladas de Ciência”, especialistas de diferentes áreas uniram esforços para combater mitos e pseudociências presentes na vida e principalmente no dia a dia. Perguntas como: o que é Ciência? Dietas detox eliminam toxinas? Pode-se aprender dormindo? Radiação é perigosa? A física quântica é o caminho do sucesso? Homeopatia é eficaz? Como saber que a Terra é redonda? Foi-se mesmo à Lua? A Lua influencia no parto? Astrologia é ciência? O ser humano é visitado por alienígenas? A espécie foi divinamente projetada? Existe conflito entre ciência e religião? São alguns dos temas abordados no livro.

Em uma aventura pelo conhecimento, a ciência é uma construção humana bastante poderosa para investigar a natureza. Porém, o ano de 2019, revelou que muita gente não sabe avaliar seu conhecimento sobre ciência. Além disso, indicou que 70% dos jovens brasileiros não sabem identificar uma fake news sobre ciência e tecnologia.

As obra fala sobre as pessoas viverem em um terreno fértil para o descrédito da ciência e para proliferação de informações falsas e pseudocientíficas na sociedade. Neste livro, vários especialistas, de diferentes áreas, unem esforços científicos para explicar como funciona a ciência e como avaliar evidências para identificar mitos e pseudociências em diferentes áreas do cotidiano e ajudar o leitor que quer aprender mais sobre o tema.

Mais sobre o time de especialistas: Marcelo (físico com doutorado na área), Bruno (biólogo com doutorado em engenharia ambiental), Carlos (jornalista especializado em temas científicos), Fernando (psicólogo com doutorado em ciências políticas), Flávia (cientista de alimentos e doutoranda na área), Laércio (tecnólogo em alimentos e doutorando na área), Larissa (psicóloga com doutorado em neurociências), Luiz (físico com doutorado em educação científica), Maurício (físico com doutorado na área), Roberta (psicóloga com doutorado em ciências) e Vinicius (físico com doutorado em educação científica).