ESPORTESNET

O ano de 2021 foi histórico para o Porto de Itajaí (SC), que registrou aumento de 16% em TEU’s (Unidade de Medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e 21% na tonelagem em relação a 2020. De acordo com o complexo portuário, de janeiro a dezembro, foram movimentados 1.643.152 TEU’s e 18.945.270 toneladas, contra 1.419.082 TEU’s e 15.655.812 toneladas no mesmo período do ano anterior.

De acordo com Marcelo Reis, Gerente da filial Itajaí da Costa Brasil, empresa especialista em Operações de Transporte Multimodal (OTM), o Porto de Itajaí participa de uma das principais rotas oferecidas pela companhia, o que contribui com a movimentação de carga dos clientes do Sul, Norte e Nordeste do Brasil: 

“A localização estratégica, a maior produtividade nas movimentações, o atendimento de diversos tipos de cargas, a proximidade de grandes empresas da região Sul do país, entre dezenas de outros pontos, auxiliou o complexo portuário de Itajaí a conquistar esse grande marco”, comenta Marcelo.

Segundo representantes do Porto de Itajaí, o complexo representou 61,1% na participação da balança comercial de Santa Catarina e 4,3% da balança comercial brasileira. Ainda de acordo com os dados disponibilizados, os produtos eletrônicos e mecânicos (62,6%), produtos químicos (65,8%) e têxteis diversos (42,0%) resultaram em 44% das cargas importadas ao longo de 2021. A movimentação totalizou um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, com uma movimentação de 590.648 TEU’s, contra 437.955. 

Já a exportação foi responsável por 56% das atividades das cargas, sendo as madeiras e derivados (65,2%), carnes (28,4) e frangos (19,9%) os principais produtos de 2021. As exportações do ano resultaram em um crescimento de 13% comparado a 2020, uma movimentação de 195.608 TEU’s contra 173.092 TEU’s.

Para Marcelo Reis, os grandes números são resultados de uma cadeia de trabalho em conjunto para um bem maior: “este novo recorde é reflexo do excelente trabalho que profissionais diretos e indiretos vêm prestando às operações e, principalmente, da satisfação dos clientes que aí operam”, explica o gerente.