ESPORTESNET

A 2ª edição do Champs Open, realizado nos dias 30/9 e 1/10, em Caraguatatuba (SP), contou com a presença de atletas do beach tennis do Brasil e do exterior, com jogos na categoria profissional. O evento também reuniu 320 atletas amadores, de todo o país, divididos em 16 categorias.

Na Pró Masculina, as duas semifinais foram decididas no super tie break. Os italianos Calbucci e Bollettinari venceram João Wiesinguer e Zé Luiz. Já na outra semi, Ramon Nacho Guedes (Venezuela) e Federico Galeazzi (Itália) levaram a melhor em cima dos brasileiros Daniel Mola e Richard Gomes, atleta de Caraguatatuba. Na final, Calbucci e Bollettinari superaram Guedes e Galeazzi. A terceira colocação ficou a dupla do Brasil, João Wiesinguer e Zé Luiz.

Na categoria Pró Feminina, os jogos foram bastante disputados. Na primeira semifinal, Joana Cortez e Isa Garrido venceram Marcela Vita e Nick Casagrande. Na segunda semi, Sophia Chow (Brasil) e Verônica Casadei (Itália) ganharam da dupla brasilieira Flavia Muniz e Raquel Iotte. A final das mulheres também foi decidida no super tie break e a vitória ficou com Cortez e Garrido, que superaram Chow e Casadei.

O torneio foi aprovado pelos atletas profissionais. Joana Cortez destacou a estrutura, organização e o acolhimento que receberam da cidade. “Tínhamos todas as condições para fazermos grandes jogos e foi o que aconteceu”, comenta a atleta campeã. Já Calbucci ressaltou a competitividade. “Quase todas as partidas foram decididas no super tie break, o que comprova o alto nível da competição”, diz o cinco vezes número um do mundo.

Nas categorias amadoras, a 2ª edição do Champs Open teve 252 jogos, o que confirma o crescimento da modalidade no Brasil. O objetivo é fazer do beach tennis um esporte inclusivo, que reúne atletas de várias idades que querem vencer, mas, acima de tudo, competir. A direção do Champs Open já confirmou um circuito com três etapas para 2024.

Resultados 2ª edição do Champs Open:

Categoria Pró Masculina
1º – Alessandro Calbucci (Itália) e Diego Bollettinari (Itália)
2º – Ramon Nacho Guedes (Venezuela) e Federico Galeazzi (Itália)
3º – João Wiesinguer (Brasil) e Zé Luiz (Brasil)
4º – Daniel Mola (Brasil) e Richard Gomes (Brasil)

Categoria Pró Feminina
1º – Joana Cortez (Brasil) e Isa Garrido (Brasil)
2º – Sophia Chow (Brasil) e Veronica Casadei (Itália)
3º – Marcela Vita (Brasil) e Nick Casagrande (Brasil)
4º – Flávia Muniz (Brasil) e Raquel Iotte (Brasil)