google.com, pub-4023032514756267, DIRECT, f08c47fec0942fa0

ESPORTESNET

A construção civil está entre os setores que apresentam os menores índices de produtividade, segundo estudo da consultoria McKinsey Brasil. Ao avaliar 100 megaprojetos no país, 80% tiveram aumento nos custos e atrasos de quase 20 meses na entrega. Globalmente, a McKinsey constatou que a produtividade no setor evoluiu apenas 1% ao ano nas últimas duas décadas, enquanto a indústria de forma geral cresceu 3,6% ao ano.

Com mais de 6 milhões de metros quadrados digitalizados em todo o país, a plataforma Agilean promove uma gestão com alta produtividade e digitalização dos processos na construção civil. Por meio da plataforma, todas as informações estão disponíveis em tempo real, levando agilidade para a realização de diversas obras simultaneamente.

André Quinderé, CEO da Agilean, conta que o objetivo é revolucionar a indústria da construção civil, ao digitalizar o maior número possível de canteiros em todas as regiões. “Fazemos com que construtoras, incorporadoras e empreiteiras aprimorem a gestão e a produtividade”

O que mantém a construção civil no passado, ressalta André, é a combinação entre o dinamismo da indústria, as incertezas e os imprevistos com uma gestão estática, sem conexão entre estratégia, tático e operacional, o que dificulta a alavanca de produtividade e de eficiência. “Para mudar esse cenário é necessário fazer com que os canteiros operem no modo ágil, onde qualquer movimento ou mudança no plano de ação seja comunicado em tempo real e os profissionais consigam enxergar os impactos de ponta a ponta. É isso que oferecemos”.

A Agilean é a única plataforma do Brasil a integrar BIM e Lean Construction, o que permite aos usuários terem uma visão ampla e precisa de todas as etapas da obra. Com a ferramenta é possível ter em um só local orçamentos, controle de qualidade, análise de valor agregado, gastos e informações em tempo real sobre a execução. Com a combinação dos dados, é possível fazer uma análise completa do cenário, direcionar os recursos para o que realmente importa, além de elaborar os planejamentos de forma mais assertiva.

“Além dos indicadores da própria construção, os usuários têm acesso a um ranking automático com o comparativo e a média de todas as obras que utilizam a plataforma, facilitando uma visão macro e a adequação de estratégias quando necessário. Todas as atualizações, alertas e correções são feitos em tempo real”, explica André. Com duas vezes mais aderência entre planejamento e execução, os benefícios também incluem 10% de ganho em velocidade de produção, 15% em produtividade, 5% de redução nos custos das obras, além de nenhum papel em todo o processo, já que tudo funciona de forma 100% digital. 

“Com a nossa tecnologia, os prazos são reduzidos e os profissionais podem se dedicar mais ao estratégico. “Liberamos as pessoas do operacional e trazemos para o campo das ideias. O tempo economizado pode ser utilizado para pensarem em melhorias e utilizarem a criatividade para desenvolver cada vez mais projetos inovadores. É isso o que falta em nosso setor”, avalia André.