Já está aberto o prazo de inscrições para o processo eleitoral destinado aos interessados em participar do Comitê da Bacia do Rio Doce – CBH-Doce, na gestão de 30 de abril de 2022 a 30 de abril de 2026. O objetivo do edital é definir os representantes titulares e suplentes dos Municípios, dos Usuários, das Organizações Civis e das Comunidades Indígenas no Plenário do CBH-Doce. Todo o processo de escolha e de indicação dos membros do comitê será acompanhado por Comissão Eleitoral, instituída por Deliberação do Comitê, coordenada pela Secretaria Executiva do CBH-Doce. As inscrições terminam no dia 11 de março.

As inscrições serão realizadas pelos interessados exclusivamente de forma online e poderão ser efetuadas de duas formas. A primeira consiste no envio de toda a documentação, digitalizada, por e-mail, para o endereço eleicaodoce2022@gmail.com, criado especificamente para este processo eleitoral. Alternativamente, a critério do participante, poderá ser realizado o preenchimento da Ficha de Inscrição e upload dos documentos complementares por meio de Formulário Online (Google Forms), disponível no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/eWy4MuzkVmTNS2KNA.

DAS VAGAS

A composição dos novos membros é prevista nos incisos III, IV, V, VI do art. 5º do Regimento Interno do CBH-Doce. O Processo Eleitoral abrange Minas Gerais e Espírito Santo e ao total são 90 vagas entre titulares e suplentes. Podem participar do processo representantes dos Municípios, dos Usuários, das Organizações Civis e das Comunidades Indígenas. Para detalhes das vagas é só acessar o edital: https://www.cbhdoce.org.br/institucional/cbh-doce/processos-eleitorais

ESCOLHA E RESULTADO

As Plenárias Eleitorais, nas quais serão eleitos os membros do CBH-Doce, ocorrerão por Estado, no dia 29 e 30 de março de 2022, de modo presencial ou telepresencial, e serão presididas pela Comissão Eleitoral do CBH-Doce, garantida a participação dos órgãos gestores de recursos hídricos. O resultado preliminar da habilitação dos inscritos será divulgado no dia 15 de março de 2022 na página eletrônica do CBH-Doce, no seguinte endereço: www.cbhdoce.org.br. A Reunião Plenária para a posse dos membros do Comitê e eleição da Diretoria se realizará no dia 26 de abril de 2022, podendo ser presencial ou telepresencial, consideradas as condições sanitárias do momento em função da pandemia da COVID-19.