A Unimed Cuiabá se preocupa com a preservação do meio ambiente, fator crucial para o bem-estar da população. Diante desta responsabilidade, a cooperativa de saúde amplia o cuidado ambiental através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, uma solução do Grupo BMV.

Com a iniciativa, a certificação da cooperativa alcança 27 critérios ambientais, entre eles, a produção de recursos hídricos, preservação de espécies, fauna e flora. Os critérios são reconhecidos pela sigla ESG, do inglês “environmental, social and governance” com a tradução “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança”, que funciona como um pacto global de resguardo com a natureza.

Na prática, há o rastreio de uma área preservada correspondente a esse ativo adotado pela cooperativa, que, dentro dele, contabiliza no território os benefícios do meio ambiente protegido. Na outra ponta, a ferramenta do Grupo BMV remunera a comunidade local das áreas preservadas pela conservação mantida.

Garantia de preservação e ativos da Unimed Cuiabá

Para viabilizar a certificação, os agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS (empresa de inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela cooperativa em quantidade de moedas verdes, no caso as UCSs, necessárias para garantir a certificação.

“É um produto único e que se adapta a todas as necessidades de empresas e países quando o assunto é ESG permitindo gerar um “net positive” em relação ao carbono e incorporando outros 26 benefícios ambientais, tais como preservação de espécies de fauna e de flora”, explica a economista co-fundadora do Grupo BMV, Alessandra Umbelino.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, a Unimed Cuiabá – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e também um QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

Em 2022, a Unimed completa 55 anos de atuação. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 341 cooperativas médicas, que estão presentes em 86% das cidades brasileiras e atendem a 18,4 milhões de pessoas. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 134 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 153 hospitais próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, mais de R$ 56 bilhões por ano. A Unimed também se destaca nos segmentos de planos odontológicos, seguros de saúde, vida, previdência privada e patrimoniais, na gestão de recursos financeiros, bem como na educação voltada à saúde e ao cooperativismo.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/ 

No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/