Para aqueles que gostam de cinema e pretende seguir carreira na área não pode perder esta oportunidade: curso online de cinema, oficinas, masterclasses e concurso de roteiro com R$3.000 em prêmios. O curso é composto por 20 vídeo-aulas pré-gravadas de 30 a 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de aproximadamente 15h. Tudo inteiramente grátis. O lançamento está previsto para 15 de março. A realização é da produtora Sublima e do Espaço Kino. O projeto só foi possível porque recebeu o apoio institucional do FAC (Fundo de Arte e Cultura de Goiás) e da SECULT (Secretaria de Cultura de Goiás).

Para participar do curso não será necessário fazer inscrição, basta clicar e acessar o conteúdo, que será disponibilizado durante 15 dias no canal do Espaço Kino no YouTube e compartilhado no Instagram https://www.instagram.com/espacokino/ e Facebook https://www.facebook.com/espacokino/ . Para obter mais informações sobre o conteúdo do curso é só acessar o site: http://espacokino.com.br/curso/curso-cinema.

O diretor e roteirista Isaac Brum, fundador da produtora Sublima e do Espaço Kino, explica que “o conteúdo visa a preparar os alunos para atuar em diferentes funções de uma produção cinematográfica, oferecendo as ferramentas e as técnicas necessárias para desenvolver e realizar projetos audiovisuais de vários formatos e segmentos”. Ele acrescenta que “as aulas serão ministradas por 10 profissionais do audiovisual goiano, especialistas em diferentes departamentos da produção cinematográfica, do roteiro à distribuição”.

Além de Isaac, vão atuar como professores do curso os seguintes profissionais: Hélio Fróes (diretor da Cia de Teatro Nu Escuro), Danilo Kamenach (diretor da KAM Filmes), Raphael Gustavo (produtor e diretor da É Nóis Ki Tá Produções), Vasconcelos Neto (diretor de som), Vanessa Goveia (continuísta), Rochelle Silva (diretora de arte), Vinícius Queiroz (ator), Caco Rodrigues (preparador de elenco e ator) e Victor Pimenta (diretor de som).

Concurso de Roteiro e Formação em Audiovisual

Na sequência dessa atividade haverá o KINO-Script – Concurso de Roteiro Audiovisual com premiação no valor de R$ 3 mil (em duas categorias: Roteiro de Curta-Metragem e Argumento de Longa-metragem) e duas oficinas, com apoio institucional da Lei Aldir Blanc, da SECULT (Secretaria de Cultura de Goiás). da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo e da UEGTV. Elas serão lançadas no mês de abril deste ano. A inscrição para o concurso poderá ser feita através de link disponibilizado nas redes sociais do Espaço Kino. Para participar das oficinas, não será necessário fazer inscrição, basta clicar e acessar o conteúdo, disponibilizado no canal do Espaço Kino no YouTube e compartilhado no Instagram e Facebook.

As oficinas, de “Roteiro para Curta Metragem”, com Hélio Fróes e de “Cinema para Adolescentes: Meu Primeiro Curta”, com Vasconcelos Neto, Vanessa Goveia e Matheus Amorim, contam com carga horária de 6h, divididas em 3 aulas de 2h.

O professor Isaac Brum, que também coordena este projeto, informa que “cada oficina terá conteúdo pré-gravado e editado com 6 horas de duração cada, com acessibilidade (janela de interpretação em Libras durante todo o conteúdo -12h), além de ficar disponível no YouTube durante 30 dias”. Ele complementa: “formaremos um grupo de Whatsapp para tirar dúvidas, que vai permitir interação entre alunos professores, com atividades extras, tais como vídeos, artigos e exercícios”.

A equipe do projeto, além de Isaac na coordenação, é formada por Nayara Tavares (Apresentação e Produção), João Victor Silva (Operador de Câmera)

Lucas Wagner (Edição), Sarah Melgaço (Interpretação de Libras) e os professores Hélio Fróes (Diretor da Cia de Teatro Nu Escuro), Vasconcelos Neto, Vanessa Goveia e Matheus Amorim (Diretor da Rosa dos Ventos Filmes). Está prevista para o dia 07 de Junho, na Plataforma da UEGTV, a LIVE de encerramento do Projeto, com debate sobre “Cinema no Pós-Pandemia”.

Ações Complementares

Serão realizadas ainda ações complementares: duas Masterclasses de Cinema com apoio do Projeto Paradiso e da UEGTV (dias 10 e 17 de maio). Uma delas será com a roteirista Juliana Colares, roteirista do longa documental “Por Onde Anda Makunaíma?”, eleito Melhor Filme no Festival de Brasília 2020.

Também haverá o workshop presencial “Vídeo para Eventos Sociais”, no dia 02 de abril, na sede da produtora Bendito Seja Filmes, com realização da Bendito Seja Filmes e apoio do Espaço Kino.

Serviço:

O que? – Projeto de Formação de Cinema – Gratuito

Quando? – 15 de Março

Onde ?- https://www.instagram.com/espacokino/ ; https://www.facebook.com/espacokino/ ; http://espacokino.com.br/curso/curso-cinema

Quem? – Professor Isaac Brum