A edição de 2022 da Brasil Trading Fitness Fair (BTFF) já tem data marcada. O evento que reúne os principais players do setor será entre os dias 18 e 20 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo. A primeira edição foi realizada em 2017, mas esta é a primeira vez que o encontro será organizado pela Italian Exhibition Group (IEG), uma das principais organizadoras de feiras e congressos da Europa, que desembarcou neste ano no Brasil.

“O Brasil tem um potencial de consumo enorme e integrar a BTFF no portfólio é natural, pois a IEG já é líder no mercado de feiras e congressos desse setor na Itália. Adquirir um dos maiores eventos fitness no Brasil faz muito sentido para o processo de internacionalização e desenvolvimento de novos produtos do grupo”, afirma Rimantas Sipas, diretor comercial da IEG.

Nas edições anteriores, a BTFF reuniu mais de 70 mil visitantes, gerando R$ 80 milhões em negócios. A feira é conhecida por concentrar os principais fabricantes, distribuidores e importadores de equipamentos esportivos, suplementação, alimentação saudável e orgânica, além de marcas de roupas e acessórios fitness. O evento atrai celebridades do mundo fitness e wellness, como na última edição que teve a presença de Juju Salimeni, Fernando Sardinha e Gracianny Barbosa. 

Neste ano, a promessa é trazer as principais novidades e mudanças do mercado fitness e de wellness para o próximo ano, já que o setor caminha a passos largos mesmo com a pandemia. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e se atualizar com os melhores profissionais sobre as tendências para o setor, além de fazer intercâmbio tecnológico, participar de palestras e fortalecer o networking.

Levantamento da McKinsey estima que o setor de bem-estar, nicho no qual o mercado fitness está incluído, movimenta pelo menos US$ 1,5 trilhão anualmente em todo mundo, com crescimento de 5% a 10% a cada ano. O segmento ganhou ainda mais expressão com a crise sanitária, já que as pessoas começaram a investir no bem-estar pessoal – houve um crescimento de 74% no número de brasileiros que mudaram a prioridade do bem-estar durante a pandemia.

Embora apenas 5% dos brasileiros estejam matriculados em academias ou centros esportivos, o país é o segundo do mundo com mais estabelecimentos deste tipo. São 35 mil unidades, atrás apenas das 40 mil dos Estados Unidos.

“Ainda temos muito espaço para os setores de saúde e bem-estar e fitness crescerem no país, sempre de olho nas tendências e nas mudanças que aconteceram por causa da pandemia. É preciso estar atento às novas tecnologias que nasceram a partir dessa crise e devem continuar sendo usadas nos próximos anos, portanto, esse é um dos grandes objetivos da BTFF: trazer o que há de novo e de melhor”, assinala Sipas, da IEG.

A Italian Exhibition Group (IEG) vem se consolidando como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália, e é um dos principais players europeus do setor. É conhecida por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, a IEG é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. 

Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão ao exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes e China. A empresa encerrou o ano de 2019 com receita de € 178,6 milhões, EBITDA de € 41,9 milhões de euros e lucro líquido consolidado de € 12,6 milhões.