ESPORTESNET

Competição voltada ao público feminino fomenta o esporte amador e seus desafios

No próximo dia 14/01 (domingo), das 8h às 19h, o Complexo Esportivo Arrudão, será palco da 2ª edição do Torneio de Futsal Feminino, competição que visa iniciar a temporada 2024, fomentando o esporte feminino na região e nos municípios vizinhos.

O Torneio é organizado pela também atleta Larissa Florêncio, com apoio e suporte de pessoas ligada ao esporte na região, como Moacir responsável pelos principais ginásios em Francisco Beltrão.

E o sr. Getúlio de Vargas, que disponibilizou além de ideias e experiências, a arbitragem com o custo mais elevado de todo evento. Contudo, há de ressaltar a parceria com a secretaria Municipal de esportes e Lazer, que também incentivou a realização.

Foto Arquivo: Pessoal

Pois o torneio é uma iniciativa privada, já que toda organização e estrutura passa pelas mãos de Larissa Florêncio. Contudo ela fala como foi o início dessa jornada que hoje é reconhecido pelas equipes da várzea.

“A ideia teve origem após algumas participações em cidades vizinhas, participei de torneios com o máximo de 12 equipes, quando optei por organizar um, eu precisaria entender primeiramente quantas equipes eu pretendia pôr em jogo. ”

Antes de começar a criar e organizar o torneio, Larissa conversou com pessoas do meio esportivo. Foi onde Moacir, gostou da ideia, sendo favorável, disponibilizou o ginásio, local da 2ª edição da competição.

O próximo passo à arbitragem, depois ginásio e data onde as equipes pudessem vir e ficar confortável. Então, Larissa e Getúlio chegaram ao modelo ideal do 1º torneio de futsal feminino. Realizado no ginásio do Sarara, no dia 6 de agosto de 2023.

Com a participação de 15 equipes, já que uma desistiu de última hora. Isso não afetou em nada a competição, já que todas outras haviam confirmado presença.

1º Torneio

A final aconteceu no mesmo dia entre as equipes CRINGE e as meninas do LAVICE. Com vitória das meninas do time CRINGE e um total de 31 partidas realizadas em um único dia. Detalhe, não houve nenhuma ocorrência de briga entre as equipes, o respeito foi mutuo.

Foto Arquivo: Pessoal

Larissa falou de como foi a sensação de ter realizado o primeiro torneio em agosto de 2023.

“Foi muito satisfatório o primeiro torneio, tanto para quem estava por trás de tudo, como também para quem participou, a intenção não é ter lucro financeiro, até porque a arbitragem tem um custo alto por período e para o torneio precisamos do dia todo, contudo isso valorizar o futebol/futsal feminino, que tenha mais visibilidade, e que mais pessoas possam ver quanto trabalho envolvido tem em cada equipe”.

Dando sequência a entrevista com a organizadora do torneio, Larissa ainda ressalta que, em suma as equipes têm um pé atrás sobre a organização, “suspeitando” de um jogo de armação para que sua equipe vença a competição, o que não ocorreu no primeiro evento, sobre isso ela avisa.

“A maior dificuldade para organizar um torneio infelizmente é a rivalidade das equipes, tanto que no primeiro tive que por meu nome oculto, por que as pessoas acham que haverá “trapaça” por organizar e participar, gostaria que as mesmas pessoas que pensam dessa forma, tivessem tido a iniciativa e não a crítica”,

finalizou.

Autoestima

Finalizando, ela manda um recado as equipes que ainda tem dúvidas sobre participar ou não do torneio de futsal feminino.

“Finalizo convidando a todos para prestigiar o evento, afirmo que será um grande torneio, pois onde tem respeito, índole e caráter, nada ocorre negativamente”.

Será disputada na categoria livre, para atletas a partir de 14 anos. As inscrições foram concluídas, com 16 equipes inscritas e 192 atletas confirmadas.

Haverá medalhas para todas atletas da 1ª a 3ª colocação. Além de premiação em dinheiro nos valores de 700,00, 2º 500,00 e 300,00.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.