ESPORTESNET

26/7/2021 – Avanço na vacinação e a criação de protocolos de biossegurança têm encorajado os viajantes a fazerem as malas no segundo semestre de 2021

Dezesseis meses após decretada a pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o setor de turismo mostra grande otimismo para retomar suas atividades em todo o Brasil no segundo semestre de 2021. Isso porque, segundo uma pesquisa da Zarpo, agência on-line de viagem, aproximadamente 90% dos turistas brasileiros pretendem viajar até o final do ano.

A alta intenção dos viajantes pode ser traduzida pelo avanço na vacinação contra o coronavírus e o aumento da sensação de segurança sanitária em hotéis e resorts espalhados pelo país. Atualmente, as duas modalidades de acomodação representam mais de 20% dos estabelecimentos contemplados pelo Selo Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo para certificar a adoção de protocolos de biossegurança no combate ao coronavírus.

Para se ter ideia, o Brasil foi um dos dez primeiros países do mundo a criar e aprovar normas específicas contra a pandemia no segmento do Turismo. Até hoje, mais de 28,4 mil selos já foram concedidos pelo governo em território nacional, distribuídos entre negócios de 15 diferentes tipos de atividades turísticas, incluindo acomodações, bares e restaurantes, parques, museus e exposições, feiras, centros de convenções e outras.

O levantamento da Zarpo também revelou quais são os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, com destaque para as cidades de Porto Seguro e Porto de Galinhas, que são seguidas por opções no interior de São Paulo e Gramado, no Rio Grande do Sul. Entre as regiões, o Nordeste lidera as preferências dos viajantes, com 52,3%, enquanto o Sudeste (25,6%) e o Sul (15%) completam o pódio de intenções de viagem.

Turismo sustentável

Em um mundo cada vez mais comprometido com a redução do consumo de energia e preservação da natureza, o turismo sustentável tem aparecido como uma opção real de viagem para pelo menos 78% dos brasileiros. É o que diz um estudo do site internacional Booking.com, que apontou o Brasil como o terceiro país que mais se preocupa com questões ecológicas no mundo, com 85%, atrás apenas do Quênia (88%) e da Tailândia (87%).

Quando se fala em viagem, 89% dos turistas brasileiros afirmam querer reduzir o consumo de energia; e 85% pretendem utilizar meios de locomoção menos nocivos ao meio ambiente, como transporte público e bicicletas, em vez de automóveis. Outro ponto que chama a atenção é que 76% dos viajantes do país investirão em experiências alternativas e mais autênticas, abrindo mão de atrações e destinos populares para vivenciar culturas diferentes e evitar superlotação.

Uma das opções de destinos que utilizam o turismo sustentável no Brasil é o Jalapão. Situado em uma área de conservação no estado do Tocantins, o local oferece uma rica e diversificada fauna e flora, com atrações ecológicas que unem o lazer e diversão a atividades naturais e paisagens de tirar o fôlego. A região conta com os serviços de empresas experientes no ecoturismo, seguindo todos os protocolos de segurança e biossegurança ao longo de toda a viagem.

Website: https://www.jalapao.com/

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.