Brasil não joga bem, jogo de lado predominou contra uma Costa Rica horrível
Que sofrimento foi assistir a este jogo Brasil 0 X 0 Costa Rica. Do ponto de vista tático não havia o que se fazer, afinal é a seleção brasileira contra uma medíocre Costa Rica, com certeza, a pior geração da seleção da América Central.
O Brasil, anos-luz a frente da Costa Rica, mas pecou em um erro crasso do futebol nacional quando se enfrenta retrancas: não saber se movimentar.
A seleção tem bons jogadores, tem bons valores, mas a eterna falta de mobilidade tática frente a equipes pequenas é um sério problema.
Quando se ataca contra uma retranca, o princípio básico é a flutuação dos jogadores na entrada da área para que assim possa se “quebrar” a retranca. Mas o que vemos sempre nos jogos? Jogadores plantados enquanto a bola fica “balançando” de um lado para o outro para que o lateral, ache uma bola “mágica” que seja alçada na área.
É culpa do Dorival? Não, é da cultura da grande maioria dos países no planeta futebol. Há anos fico anotando, estudando táticas e não compreendo porque os grandes treinadores não trabalham isto.
Tivemos pontos positivos? Sim
Chutes de fora da área e a boa atuação de Paqueta e Savinho são alentos em meio a partida. Outro ponto importante a ótima recuperação da seleção, que ao menos neste jogo, foi um sucesso.
Agora é vencer o Paraguai, dia 28 de junho, sexta-feira para não se complicar no grupo