Dados da Kantar IBOPE Media apontam o País como um dos maiores mercados do mundo
O Brasil já se encontra entre os 15 países com maior público gamer. Atualmente, os gamers do país passam 2h30 por dia, em média, jogando – número ligeiramente acima da média global, de 2h14. Ainda é válido destacar que 67% dos respondentes do País afirmam que jogam games.
Os dados são do Target Group Index Global Quick View, solução elaborada pela Kantar IBOPE Media, divisão global da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Construído a partir de uma amostra representativa com mais de 85 mil entrevistados, o estudo oferece uma visão completa a respeito dos consumidores conectados em 35 países.
Ao redor do mundo, o setor de games apresenta maior penetração na China (90%), Arábia Saudita (89%), Filipinas (88%) e Indonésia (88%). Já quando o assunto é média de tempo de consumo diário entre os jogadores, Arábia Saudita (3h01), Filipinas (2h58) e Estados Unidos (2h38) lideram o ranking.
Você pode acompanhar a lista completa sobre o consumo de games pelo planeta no infográfico do Target Group Index Global Quick View, que pode ser conferido abaixo.
É importante ressaltar que essa popularidade dos jogos eletrônicos promove uma disputa feroz no setor. Prova disso é que três dos 10 maiores negócios da indústria de videogames foram fechados nos primeiros meses de 2022. A Microsoft passou a ocupar o topo deste ranking após adquirir a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões em meados de janeiro.
E a categoria tem tudo para continuar em alta. Isso porque a disseminação da rede 5G pode ajudar no crescimento do mercado gamer, com a expansão de jogos via streaming, modelos por assinaturas e vida em ambientes virtuais – o famoso metaverso.
A expectativa é que o setor de games movimente mais de US$ 200 bilhões até 2023. De acordo com o estudo Global Games Market Report, produzido pela Newzoo, a área faturou US$ 175,8 bilhões no último ano.