Lesões e pausas na carreira de alguns dos mais importantes surfistas, mudam o cenário para a disputa do título em 2025
os campeões mundiais Stephanie Gilmore (AUS) e John John Florence (HAV) anunciaram pausas competitivas para a temporada do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) de 2025. Suas ausências agora darão as boas-vindas ao mexicano Alan Cleland Jr., que fará história como o primeiro surfista mexicano no CT, e Luana Silva (BRA), retornando ao Tour.
Devido a lesões, Gabriel Medina (BRA) desistiu dos três primeiros eventos da temporada, e Crosby Colapinto (EUA) e Johanne Defay (FRA) desistiram do evento número 1 – Lexus Pipe Pro apresentado por YETI.
“Os últimos anos têm visto mudanças nas vidas de alguns dos nossos icônicos campeões mundiais, à medida que eles entram em novas temporadas em suas vidas pessoais”, disse Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL. “Embora sintamos falta deles durante o tempo longe das competições, estamos animados com as portas que se abrem como resultado. O cronograma do CT de 2025 está repleto de ondas que fornecerão uma oportunidade dinâmica para os nove novatos, muitos dos quais se juntam aos melhores surfistas do mundo já apoiados pela experiência e elogios impressionantes. Estamos ansiosos pela emoção que todos os nossos surfistas, novos e antigos, proporcionarão ao enfrentar o CT em 2025.”
Atual campeão mundial, John John Florence fará uma pausa competitiva em 2025
O tricampeão mundial John John Florence (HAW) anunciou uma pausa para a temporada de 2025 do CT após decidir assumir novos projetos fora da lycra de competição. O surfista de 31 anos e sua esposa Lauryn deram as boas-vindas ao filho, Darwin, ao mundo no ano passado.
“Vou me concentrar no surfe de uma forma diferente este ano”, disse Florence. “Estou procurando explorar, encontrar novas ondas e levar meu surfe o mais longe possível. Vou filmar alguns novos projetos e compartilhar minhas aventuras ao longo do caminho – e pretendo competir por outro título mundial em 2026.”
Com um 2024 altamente consistente, em sua 12ª temporada no CT, Florence venceu o Surf City El Salvador Pro e ficou em segundo lugar em três eventos adicionais. Ele se tornou o campeão mundial de 2024 em sua primeira aparição no Lexus WSL Finals, sete anos após seu último título mundial. Seus dois títulos anteriores vieram em temporadas consecutivas, em 2016 e 2017. Embora tenha convivido com lesões por muitos anos, em 2020, Florence atingiu seu principal objetivo: vencer o evento de Pipeline, em sua casa.
Florence vai receber o Wildcard da Temporada de 2026, que lhe permitirá competir no CT no ano que vem.
Como esta é uma retirada de pré-temporada, a vaga de Florence, de acordo com o livro de regras da WSL, dá a Samuel Pupo, próximo classificado no CT, uma vaga. Pupo também tinha se classificado como número 1 no Challenger Series de 2024. Com isso, a substituição de Florence por Pupo via CT abre a posição para o próximo na fila no Challenger Series, que é Alan Cleland Jr. (MEX).
Ele será o primeiro surfista mexicano a se juntar ao CT. Cleland fará sua estreia no Tour no quintal de Florence, em Pipeline. Conhecido há muito tempo como um surfista underground, o jovem de 22 anos teve uma temporada de sucesso em 2024, competindo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pouco antes de reivindicar a vitória no Lexus US Open of Surfing, o primeiro de sua nação a realizar qualquer um dos feitos.
Stephanie Gilmore anuncia pausa contínua da competição em tempo integral
Stephanie Gilmore (AUS), oito vezes campeã mundial e uma das maiores surfistas de todos os tempos, continuará sua pausa nas competições em tempo integral no CT 2025.
“Após cuidadosa consideração, decidi tirar mais uma temporada do WSL Tour”, disse Gilmore. “Desta vez, vou poder me concentrar na recuperação de algumas lesões persistentes e redirecionar minha energia para continuar minhas aventuras de surfe ao redor do mundo. Sou profundamente grato pelo apoio inabalável dos meus patrocinadores e desejo a todos os atletas do tour a melhor das sortes nesta temporada!”
Gilmore receberá o Wildcard da Temporada de 2026, o que lhe permitirá competir na temporada do ano que vem no CT. Como Gilmore recebeu o mesmo wildcard para 2025, sua posição estava aberta para ser determinada pelo WSL Commissioner’s Office, que a concedeu a Luana Silva (BRA) como a próxima na fila no ranking de 2024 do CT (a próxima na fila no ranking do CT seria Lakey Peterson (EUA), que já recebeu o Wildcard da Temporada de 2025. Com a qualificação de Peterson, a posição continua para Silva).
Luana Silva teve sua melhor temporada até agora em 2024, chegando em duas quartas de finais do CT antes do corte de meio de temporada, que ela perdeu por pouco, junto com uma terceira colocação nas quartas de final durante uma oportunidade de wildcard no VIVO Rio Pro apresentado por Corona. A jovem de 20 anos também deixou sua marca nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde avançou para as quartas de final. Ela fechou a temporada de 2024 vencendo o Campeonato Mundial Júnior da WSL, nas Filipinas, tornando-se a primeira mulher brasileira a fazê-lo. Inicialmente qualificada para o CT em 2021, a surfista competiu anteriormente nas temporadas de 2022 e 2024.
Lesão força Gabriel Medina a se retirar dos três primeiros eventos do CT
O tricampeão mundial Gabriel Medina será forçado a perder o início da temporada de 2025 após passar por um procedimento cirúrgico por causa de uma lesão peitoral sofrida enquanto surfava em sua casa em Maresias, no litoral norte de São Paulo. Medina estava animado e passou a pré-temporada treinando intensamente para chegar mais forte do que nunca na atual temporada. O atleta de 31 anos optou por se retirar dos três primeiros eventos do ano antes de reavaliar se retorna ou não para a competição.
Ciente que ele não estará em vários eventos, o WSL Commissioner’s Office deu a Medina um Wildcard para a temporada 2026, o que lhe permitirá competir no CT no próximo ano.
“Estou muito triste por ter que desistir do início da temporada de 2025”, disse Medina. “Passei os últimos meses treinando e surfando ondas incríveis em todo o mundo para estar pronto para lutar por outro título mundial. Estou focado em me recuperar o mais rápido possível e retornarei para a competição assim que puder, no entanto, estou grato por receber o wildcard para 2026 que me permite o tempo necessário para me curar.”
O Novato do Ano de 2023, Ian Gentil (HAV), foi anunciado como o surfista substituto da WSL para a temporada de 2025. O próximo na fila no ranking do CT de 2024, Gentil, substituirá Medina nos três primeiros eventos da temporada: o Lexus Pipe Pro apresentado por YETI, o Surf Abu Dhabi Pro e o MEO Rip Curl Pro Portugal. Após esses três primeiros eventos, Medina reavaliará seus planos para as etapas seguintes.
Lexus Pipe Pro Wildcards e substituições por lesões anunciadas
Os vencedores do evento de 2022, Moana Jones Wong (HAV) e Kelly Slater (EUA), entrarão na chave de baterias no sorteio Lexus Pipe Pro apresentado por YETI de 2025 como wildcards. A dupla representa uma grande ameaça ao evento como fortes concorrentes para reforçar sua história com mais vitórias.
A experiência e o conhecimento íntimo de Wong na etapa são um contraste comprovado para os melhores do mundo e ela está determinada a reforçar sua vitória de 2022. Enquanto isso, o 11 vezes campeão mundial Slater conquistou sua oitava vitória no CT em Pipeline, sua 56ª no geral, dias antes de seu aniversário de 50 anos, em 2022. O incrível recorde de Slater em Pipeline inclui a classificação nas semifinais, ou melhor, um número sem precedentes de 25 vezes, chegando até a final em 13 dos 32 eventos do CT em que competiu lá.
Johanne Defay (FRA) e Crosby Colapinto (EUA) se retiraram do Lexus Pipe Pro, permitindo que a espanhola Nadia Erostarbe (ESP) e o novato de 2024 Eli Hanneman (HAV) os substituíssem no evento de abertura da temporada.
Como a próxima na fila no ranking da Challenger Series, Erostarbe foi decidida como a surfista substituta da WSL de 2025. A jovem de 24 anos fará sua estreia no CT em Pipe. Já o havaiano Hanneman, de Maui, competirá no nível CT em Pipeline pelo segundo ano consecutivo.
Nascida e criada em Zarautz, País Basco, Erostarbe está na vanguarda do surfe europeu há muitos anos. A única surfista não pertencente ao CT a chegar às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Erostarbe teve uma temporada incrivelmente consistente no Challenger Series de 2023 e 2024, chegando ao dia das finais de quase todos os eventos. Uma lesão antes das duas últimas etapas da temporada da Challenger Series limitou o desempenho de Erostarbe, deixando-a em sexto, a apenas uma posição da qualificação do CT.
A lista confirmada do CT 2025 incluirá nove novatos
O CT de 2025 contará com todos os atletas competindo em eventos combinados masculinos e femininos ao longo do calendário da temporada com premiação prêmios em dinheiro iguais. Começando com o Lexus Pipe Pro apresentado por YETI, a temporada de 2025 inclui um total de 12 eventos. Um corte de meio de temporada ajustado ocorrerá após a sétima etapa, em Margaret River Pro, na Austrália, antes que a competição seja ainda mais reduzida para as finais da WSL de um dia, onde os cinco melhores homens e mulheres da WSL lutarão pelos títulos mundiais na praia de Cloudbreak, em Fiji
O elenco confirmado agora conta com nove novatos, incluindo dois que são os primeiros representantes do CT de sua nação. Além disso, o bicampeão mundial Filipe Toledo (BRA), o primeiro brasileiro a ganhar títulos mundiais consecutivos, retornará para defender seus títulos mundiais de 2022 e 2023.
Quatro das classificadas do Challenger Series são vencedoras anteriores do evento CT, incluindo duas das três estreantes femininas, Vahine Fierro (FRA) e Erin Brooks (CAN). Brooks é a primeira surfista a representar o Canadá no CT, enquanto Fierro, a campeã mundial júnior da WSL de 2017, tornou-se uma atleta olímpica após competir em sua casa, no Taiti, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Elas estão acompanhadas por Bella Kenworthy (EUA), de 17 anos, cuja estreia no CT acontecerá em Pipeline.
Mais da metade dos 10 classificados masculinos são novatos. O mexicano Alan Cleland Jr. (MEX) se junta a uma lista que inclui seu bom amigo e colega residente mexicano, Marco Mignot (FRA), junto com dois australianos, George Pittar (AUS) e Joel Vaughan (AUS), um brasileiro, Edgard Groggia (BRA), e um havaiano, Jackson Bunch (HAV) de Maui. Mignot e Pittar provaram o CT duas vezes como wildcards, Bunch uma única vez. Pittar progrediu para as semifinais em sua segunda aparição, colocando os principais favoritos em alerta. Será uma prova de fogo quando Cleland, Vaughan e Groggia vestirem suas camisas no Havaí.
Os veteranos do CT Sally Fitzgibbons (AUS) e Miguel Pupo (BRA) retornam para 2025, junto com três colegas surfistas da classe CT de 2024, Isabella Nichols (AUS), Deivid Silva (BRA) e o irmão de Miguel, Samuel Pupo (BRA), o primeiro brasileiro a vencer a Challenger Series. Enquanto isso, os ex-surfistas do CT Ian Gouveia (BRA) e Alejo Muniz (BRA) fizeram um retorno emocionante para a elite, seis e oito anos após caírem do Tour, respectivamente.
Os primeiros sete eventos do Championship Tour de 2025 serão disputados pelos 36 melhores homens e 18 melhores mulheres da WSL.
Os 36 melhores homens consistem em:
● Os 22 primeiros colocados no ranking do Championship Tour de 2024
● Os 10 primeiros colocados no ranking do Challenger Series de 2024
● Dois wildcards da temporada da WSL
● Dois wildcards de eventos
As 18 melhores mulheres consistem em:
● As 10 melhores finalistas no ranking do Championship Tour de 2024
● As cinco melhores finalistas no ranking do Challenger Series de 2024
● Dois wildcards da temporada da WSL
● Um wildcard de evento
Após começar a temporada com 36 homens e 18 mulheres, o campeonato terá uma redução para 24 homens e 12 mulheres após a sétima etapa. Os surfistas mais bem classificados serão requalificados automaticamente para o CT de 2026. Eles também continuarão no Tour para os quatro eventos restantes da temporada regular, onde serão acompanhados por um wildcard masculino e um feminino de temporada inteira, e um wildcard masculino e um feminino de evento.
Além dos wildcards da WSL anunciados para a temporada, o WSL Commissioner’s Office também designou os substitutos para competições masculinas e femininas. O surfista substituto competirá entre os melhores do mundo se um surfista do CT se retirar da competição.
As posições de substituição da WSL serão alocadas apenas nas primeiras sete paradas da temporada antes do corte de meio de temporada. Os surfistas de substituição da WSL de 2025 são Nadia Erostarbe (ESP) e Ian Gentil (HAV).
Ranking do Championship Tour Feminino de 2025
Top 10 classificadas do ranking do Championship Tour de 2024
- Caitlin Simmers (EUA)
- Caroline Marks (EUA)
- Tatiana Weston-Webb (BRA)
- Brisa Hennessy (CRC)
- Molly Picklum (AUS)
- Johanne Defay (FRA)
- Gabriela Bryan (HAV)
- Sawyer Lindblad (EUA)
- Bettylou Sakura Johnson (HAV)
- Tyler Wright (AUS)
As 5 melhores classificados do ranking do Challenger Series de 2024
- Sally Fitzgibbons (AUS)
- Bella Kenworthy (EUA)
- Isabella Nichols (AUS)
- Erin Brooks (CAN)
- Vahine Fierro (FRA)
Wildcards da temporada WSL
- Lakey Peterson (EUA)
- Luana Silva (BRA)
Substituição WSL
- Nadia Erostarbe (ESP)
Ranking do Championship Masculino de 2025
Os 22 melhores classificados do ranking do Championship Tour de 2024
- Italo Ferreira (BRA)
- Griffin Colapinto (EUA)
- Jack Robinson (AUS)
- Ethan Ewing (AUS)
- Yago Dora (BRA)
- Gabriel Medina (BRA)
- Jordy Smith (RSA)
- Rio Waida (INA)
- Crosby Colapinto (EUA)
- Jake Marshall (EUA)
- Ramzi Boukhiam (MAR)
- Ryan Callinan (AUS)
- Barron Mamiya (HAV)
- Cole Houshmand (EUA)
- Connor O’Leary (JAP)
- Kanoa Igarashi (JAP)
- Imaikalani deVault (HAV)
- Seth Moniz (HAV)
- Matthew McGillivray (RSA)
- Liam O’Brien (AUS)
- Leonardo Fioravanti (ITA)
- Samuel Pupo (BRA)
Os 10 melhores classificados do ranking do Challenger Series de 2024
- Ian Gouveia (BRA)
- Marco Mignot (FRA)
- Alejo Muniz (BRA)
- Deivid Silva (BRA)
- Miguel Pupo (BRA)
- Joel Vaughan (AUS)
- George Pittar (AUS)
- Edgard Groggia (BRA)
- Jackson Bunch (HAV)
- Alan Cleland Jr. (MEX)
WSL Season Wildcards
- João Chianca (BRA)
- Filipe Toledo (BRA)
Substituição WSL
- Ian Gentil (HAV)
Tudo começa com o Lexus Pipe Pro apresentado por YETI
O WSL Championship Tour de 2025 começará com o Lexus Pipe Pro apresentado por YETI na Costa Norte de Oahu, no Havaí, durante uma janela de competição entre 27 de janeiro e 8 de fevereiro de 2025.
Deixe seu comentário