Lançamento pioneiro democratiza a paixão pelo futebol com recursos inclusivos, integrando Braille e audiodescrição e estimula a igualdade
A Panini, líder do segmento de publicações e colecionáveis, e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, anunciam uma parceria que promete transformar a experiência de colecionar figurinhas no Brasil. Juntas, lançam hoje, dia 15/Outubro, o álbum de figurinhas com recursos de acessibilidade do Campeonato Brasileiro, proporcionando a pessoas cegas e com baixa visão, sem distinção, a oportunidade de vivenciar a emoção de colecionar e trocar figurinhas de forma inclusiva e igualitária.
Este álbum inédito no mundo destaca-se pela integração de recursos de acessibilidade que permitem uma experiência completa para os colecionadores. Entre os destaques, estão a inclusão de QR Codes que oferecem audiodescrição detalhadas sobre as equipes, atletas, uniformes e outros elementos visuais, todas gravadas nos estúdios da Fundação Dorina, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam o conteúdo visual do álbum.
Além disso, o material conta com relevo em Braille nas áreas de colagem das figurinhas, referências numéricas tanto no álbum quanto nas figurinhas. Instruções em áudio também estão disponíveis, a fim de facilitar o uso por pessoas com deficiência visual.
“Esse lançamento representa um momento histórico para a Panini. O álbum acessível do Brasileirão 2024 tem exatamente o mesmo conteúdo do convencional, o que torna a paixão pelo colecionismo ainda mais democrática”, comenta Martina Limoni, Diretora de Marketing da Panini LATAM.
A parceria entre a editora e a Fundação Dorina nasce na Copa de 2022, quando o garoto Pedro Maron, de 11 anos na época, viralizou com um álbum feito por seus pais, de forma que o menino participasse da febre do álbum da Copa. Na oportunidade, a Panini convidou Pedro e seus pais para conhecerem a gráfica da editora em São Paulo, e com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, produziu um álbum acessível para o garoto.
A audiodescrição, presente tanto na versão acessível quanto na convencional do álbum, reforça a importância do uso de recursos acessíveis. “Este projeto reforça os propósitos de socialização e de sensação de pertencimento, comum aos colecionadores de figurinhas, de uma forma muita mais ampla e democrática”, afirma Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A consultoria técnica editorial da Fundação Dorina aliada a expertise dos consultores cegos, foi essencial para superar desafios técnicos, como a impressão em relevo das figurinhas e a adaptação do design para impressão frente e verso nas páginas do álbum.
O álbum acessível do Brasileirão 2024 traz 84 páginas, sendo 20 delas dedicadas a conteúdos editoriais que abordam as principais informações da Série A do campeonato, recordes, jogadores em destaque, momentos inesquecíveis e a história da competição mais prestigiada do Brasil.
Disponível no site oficial da Panini, o álbum chega em versão capa brochura por R$ 499,00 já incluindo o set completo de figurinhas.
A paulista deu mais um passo rumo ao título da temporada com vitória de ponta a ponta na Corrida 1 e Pedro Paulo Fernandes foi declarado vencedor após prova concluída em regime de safety truck e punições
Créditos: Duda Bairros
A Copa Truck concluiu neste domingo (13 de outubro) uma sétima etapa de muitas emoções e surpresas válida pela temporada 2024. O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi palco de mais uma jornada dominante para Bia Figueiredo na categoria Super Truck Elite. A paulista da ASG Motorsport conquistou nesta tarde a sua sexta vitória no campeonato e ampliou a liderança do campeonato, caminhando assim a passos largos rumo ao título da classe. Já a segunda prova do domingo viu o triunfo de Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport), confirmada depois de forte acidente com Rodrigo Alvarez e de punições que determinaram o resultado da corrida horas depois da bandeirada.
Na primeira disputa de uma tarde com céu azul em Tarumã, Bia Figueiredo largou na pole position e sustentou a dianteira de ponta a ponta para marcar mais 24 pontos. Na prova complementar, a dona do Mercedes-Benz #111 finalizou na quarta posição, em corrida que viu mais uma vitória da marca da estrela de três pontas, desta vez com PP Fernandes, que triunfou pela terceira vez na temporada.
Ao comentar a jornada vitoriosa no Rio Grande do Sul, Bia Figueiredo comemorou: “Estou muito feliz! Cheguei à minha sexta vitória na temporada. Larguei na frente e consegui manter a liderança na Corrida 1. Comecei a brigar lá na frente com os pilotos da PRO e adotei a cautela porque não precisa, né? Consegui manter ali uma distância dos meninos e vencemos bem a primeira corrida. Sabia que a segunda corrida seria desafiadora. É um risco para o campeonato, então preferi ser cautelosa e escapei dos acidentes. Consegui abrir um pouco no campeonato”, destacou.
Bia domina em Tarumã — O grid foi formado com uma primeira fila toda da ASG Motorsport, com Bia Figueiredo na pole e Pedro Perdoncini em segundo, em top-5 só da Mercedes-Benz. Entretanto, a Super Truck Elite teve uma baixa de última hora após o forte acidente sofrido por Daniel Kelemen no warm up, pela manhã, na Curva 9. O piloto escapou sem nenhum arranhão, mas seu caminhão ficou muito avariado após despencar no barranco e, por isso, ficou fora da disputa.
Bia largou muito bem e conseguiu abrir relevante vantagem logo de cara. Quem se destacou no início da prova foi Leo Rufino, que pulou para a segunda colocação, deixndo para trás Lucas Bornemann e Pedro Perdoncini.
Dona de ritmo muito forte, Bia abriu ainda mais para os demais concorrentes e pavimentou caminho para mais uma vitória na temporada. Mas a vantagem foi neutralizada com a intervenção do safety truck após escapada de Pedro Paulo Fernandes na Curva do Laço, freando a ascensão do piloto nas últimas provas do campeonato.
O cenário de domínio para Bia permaneceu depois da relargada. A paulista rumou com propriedade para sua sexta vitória na temporada e liderou o pódio, completado por Leo Rufino e Lucas Bornemann. Ricardo Alvarez cruzou a linha de chegada em oitavo e assegurou a ponta do grid na segunda prova da etapa.
Créditos: Duda Bairros
PP leva após acidente e punições — A prova complementar da etapa de Tarumã entregou muita ação e entretenimento com a inversão dos oito primeiros colocados da Corrida 1. Alvarez se segurou na frente e foi seguido por Pedro Perdoncini, que passou Rodrigo Taborda no início da disputa no circuito gaúcho.
Alvarez vinha na liderança da prova, mas sofreu fortíssimo acidente e capotou na Curva 9 após incidente em disputa por posição. A direção de prova acionou o safety truck quando restavam cerca de três minutos para o fim de prova. O piloto escapou ileso da batida.
A ocorrência no fim da corrida mexeu de forma direta na luta pela vitória. A prova foi encerrada sob regime de safety truck. Jô Augusto Dias cruzou a linha de chegada na frente, mas foi punido pela direção de prova em 20s por ultrapassar sob bandeira amarela. Outro competidor sancionado foi Pedro Perdoncini, em 10s após incidente com Marcio Giordano, que por sua vez também foi punido, em 5s, por incidente em disputa contra Perdoncini.
Na esteira de todas as punições e ocorrências, Pedro Paulo Fernandes foi declarado vencedor da prova, que teve Rodrigo Taborda em segundo lugar e Lucas Bornemann em terceiro. Bia Figueiredo ficou na quarta colocação e somou mais pontos para sua cruzada pelo título da Elite. Hugo Cibien complementou a relação dos cinco primeiros.
Vantagem confortável — Bia Figueiredo concluiu a etapa de Tarumã com mais uma vitória e a confirmação da liderança na Elite, agora com 227 pontos, 33 de frente para Rodrigo Taborda. Pedro Perdoncini é o terceiro, somando 167, três a mais que Djalma Pivetta. Lucas Bornemann é o quinto, com 155, enquanto PP Fernandes tem 149 e é o sexto. Ricardo Alvarez é o sétimo, com 132. Márcio Giordano (130), Daniel Kelemen (121) e Jô Augusto Dias, empatado com Leo Rufino (120) complementam a relação dos dez melhores posicionados na tabela.
A oitava e última etapa da temporada regular da Copa Truck vai marcar o regresso da categoria dos ‘brutos’ a Curvelo, em Minas Gerais. A rodada será realizada no Circuito dos Cristais entre os dias 15 e 17 de novembro.
Copa Truck, temporada 2024 Etapa 7, Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão (RS), Super Truck Elite Corrida 1, resultado oficial
1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 18 voltas em 27min32s884 2º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s587 3º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s934 4º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s325 5º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 3s684 6º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s534 7º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 17s345 8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 18s650 9º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 21s732 10º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 44s373 11º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 1 volta 12º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas
Não completou Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 13 voltas
1º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 11 voltas em 20min25s851 2º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 1s303 3º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3s900 4º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s593 5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 6s564 6º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s932 7º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s197 8º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s713 9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s228 10º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 12s172 11º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 12s693 12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completou Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 5 voltas
Honda e a McLaren trarão ao Brasil o icônico MP4/5B, que fará uma volta na pista de Interlagos, veículo que levou Senna ao título de 1990
Em homenagem ao legado de Ayrton Senna, os fãs de Fórmula 1 e admiradores do piloto terão uma oportunidade única de reviver a história do automobilismo durante Fórmula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo 2024. A ação, intitulada SENNA SEMPRE, faz parte das homenagens que serão feitas ao maior ídolo nacional do automobilismo no autódromo este ano, celebrando três décadas de seu legado.
A Honda e a McLaren trarão ao Brasil o icônico MP4/5B, o carro original com o qual Senna conquistou o Campeonato Mundial de 1990. O modelo dará uma volta na pista, ao som do histórico tema da vitória, no final de semana do GP São Paulo. O piloto que conduzirá essa relíquia já foi definido, mas sua identidade será mantida em segredo até o momento da apresentação.
Após essa volta na pista, o MP4/5B será posicionado próximo à área de boxes, onde ficará em exibição para o público que participará do Pit Lane Walk, no caminho para a área. Essa visitação exclusiva permitirá que os espectadores vejam esse ícone da história da Fórmula 1, revivendo momentos marcantes da carreira de Ayrton Senna.
A organização do GP São Paulo de F1 convida todos os presentes a comparecer ao evento nas cores verde e amarelo, tornando-se parte da celebração a um dos maiores ídolos do esporte brasileiro.
Essa iniciativa da Honda e da McLaren celebra os 30 anos do legado da vitoriosa trajetória de Senna e sua profunda conexão com os fãs brasileiros.
O evento promete ser um dos pontos altos da edição deste ano, oferecendo uma experiência inesquecível para todos os apaixonados pelo automobilismo.
A parceria entre a McLaren e a Honda deixou uma marca indelével na história da equipe. Durante uma era de sucesso sem precedentes, entre 1988 e 1992, a McLaren-Honda conquistou impressionantes 44 das 80 corridas em que participou. Ayrton Senna foi coroado Campeão Mundial em 1988, 1990 e 1991, todos com esta equipe. Naquela época, a McLaren-Honda era indiscutivelmente a equipe dominante da Fórmula 1.
Formula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo 2024
Datas: 01, 02 e 03 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
Copa do Mundo de 2027 tem grande lista de cidades candidatas a sediarem jogos do mundial
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) encerrou nesta sexta-feira (11) a primeira rodada de inspeção das 12 cidades candidatas a sediarem jogos da próxima edição da Copa do Mundo de futebol feminino, que será disputada no Brasil em 2027.
A série de visitas começou no dia 25 de setembro no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Nesta sexta a inspeção foi na Arena Fonte Nova, em Salvador, uma das cidades que esperam chegar à lista final mínima de oito sedes.
A equipe da Fifa visitou Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Nas inspeções realizadas pela entidade máxima do futebol foram avaliados os estádios e sua administração, tecnologia, bilheteria e hospitalidade, infraestrutura técnica, transportes e aeroportos, bem como o compromisso dos candidatos de gerarem um impacto positivo no desenvolvimento do futebol feminino.
“Nas últimas semanas, o Brasil apresentou um total de 12 estádios em 12 cidades, todos competindo para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. Estou feliz em saber que as inspeções correram tranquilamente”, declarou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, que também é membro do conselho da Fifa.
Em novembro será realizada uma nova rodada de inspeções, nas quais serão avaliadas instalações de treinamento e acomodações das equipes. O anúncio final, que confirmará as cidades-sede para a Copa do Mundo de 2027, está programado para o início de 2025.
Brasil vence com dificuldades a seleção chilena e “respira” nas eliminatórias sul-americanas
Em uma virada emocionante, o Brasil derrotou o Chile por 2 a 1, nesta quinta-feira, em Santiago, com gols dos jogadores do Botafogo, Igor Jesus e Luiz Henrique. Apesar de uma atuação sem muito brilho da Seleção, os atacantes se destacaram. A equipe de Dorival começou atrás no placar, sofrendo um gol logo no primeiro minuto, mas conseguiu o empate no final do primeiro tempo e garantiu a vitória nos minutos finais.
Com essa vitória, o Brasil dá um salto significativo na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção, que iniciou a partida na sétima posição e na zona de repescagem, agora ocupa a quarta posição. O Chile permanece na penúltima colocação, com apenas cinco pontos.
Pavlidis marca duas vezes em Wembley, e homenageia George Baldock, jogador encontrado morto na última quarta
Na última quinta-feira, a Grécia escreveu um capítulo inédito na história do futebol ao derrotar a Inglaterra por 2 a 1 no icônico estádio de Wembley. Este resultado surpreendente, que até então não havia sido registrado, marca a primeira vitória grega sobre os ingleses e deixou os fãs de futebol em estado de choque e euforia.
Durante a terceira rodada do grupo 2 da Liga B da Liga das Nações da UEFA, o time grego mostrou uma performance impressionante. Os gols decisivos foram anotados por Pavlidis, que demonstrou habilidade e precisão nas finalizações. A agilidade e a dedicação da equipe grega foram fundamentais para garantir esta vitória memorável.
Do lado adversário, a Inglaterra, que contava com grandes estrelas como Jude Bellingham, só conseguiu marcar um gol, deixando seus torcedores desapontados. Bellingham fez o único gol do English team, mas isso não foi suficiente para evitar a derrota diante de um adversário determinado e focado.
Esse resultado não apenas reforça a força crescente do futebol grego, mas também destaca a imprevisibilidade do esporte, onde qualquer resultado é possível. Com essa vitória, a Grécia não apenas conquista os três pontos, mas também um lugar na história do futebol, celebrando um feito que será lembrado por gerações.
Com um a menos, Itália segura empate com a Bélgica pela Liga das Nações
Itália e Bélgica empataram em 2 a 2, pela terceira rodada da Liga das Nações. A equipe italiana teve boa atuação no primeiro tempo da partida, mas Pellegrini foi expulso aos 39 minutos do primeiro tempo. No lance seguinte, a Bélgica diminuiu o placar. Na segunda etapa, os belgas empataram a partida. Os gols da Itália foram de Cambiaso e Retegui. A Bélgica marcou com De Cruype e Trossard
Quem nunca sentiu aquela dorzinha chata no joelho? Pois é, essas dores podem ser um verdadeiro obstáculo para uma vida ativa e saudável. As dores no joelho são um problema de saúde comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e elas podem ser causadas por diversos motivos.
Segundo Raquel Silvério, Fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata, “É fundamental compreender as causas subjacentes das dores no joelho, a fim de abordar adequadamente esses problemas e buscar tratamento. A prevenção e a gestão adequada dessas causas podem ajudar a minimizar a incidência de dores no joelho e melhorar a qualidade de vida”, comenta.
O joelho é uma das articulações mais complexas e sobrecarregadas do corpo humano, suportando o peso corporal e permitindo uma variedade de movimentos essenciais. No entanto, essa complexidade também torna o joelho suscetível a uma série de lesões e condições dolorosas. As dores no joelho podem afetar pessoas de todas as idades e níveis de atividade física, causando desconforto e limitando a qualidade de vida. Neste texto, discutiremos as causas mais comuns de dores no joelho e opções de tratamento disponíveis.
Sendo assim, confira quais são as cinco causas mais comuns de dores no joelho:
Lesões Esportivas: Atividades esportivas e exercícios intensos podem resultar em lesões nos ligamentos, tendões e cartilagem do joelho. Torções, impactos diretos e movimentos bruscos podem levar a danos que desencadeiam dores significativas.
Desgaste da Cartilagem: A osteoartrite, um processo degenerativo que afeta a cartilagem protetora das articulações, é uma causa comum de dores no joelho. Com o tempo, a cartilagem pode se desgastar, levando a fricção e desconforto durante o movimento.
Sobrecarga e Excesso de Peso: O excesso de peso coloca uma pressão adicional sobre as articulações dos joelhos, podendo resultar em dor e inflamação. A sobrecarga crônica devido a um estilo de vida sedentário também pode contribuir para o problema.
Condições Médicas Pré-existentes: Algumas condições médicas, como a artrite reumatóide, podem causar inflamação nas articulações, incluindo os joelhos. Essas inflamações frequentemente resultam em dores e limitações na mobilidade.
Má Postura e Alinhamento: Uma postura inadequada e um alinhamento desfavorável das pernas e quadris podem causar desequilíbrios musculares, colocando pressão irregular nos joelhos. Com o tempo, isso pode levar a dores e desconforto
Por fim, a fisioterapeuta Raquel complementa que para reduzir o risco de dores no joelho, é importante praticar hábitos saudáveis, como manter um peso adequado, realizar exercícios de fortalecimento muscular, usar calçados adequados para atividades esportivas e adotar técnicas de treinamento adequadas.
“Além disso, em caso de dores persistentes no joelho, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ortopedista, para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. Lembrando sempre que a prevenção e o cuidado adequado são fundamentais para manter a saúde e a funcionalidade dessa importante articulação do corpo humano”, finaliza a fisioterapeuta.
Sobre Raquel Silvério: Fisioterapeuta e Diretora Clínica do Instituto Trata, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland e Mulligan e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral.
McLaren buscava um novo parceiro para substituir Honda e Lamborghini foi uma das tentativas
A Fórmula 1, como quase todos os esportes—motorizados ou não—está cheia de suposições, histórias e promessas. Pilotos que eram candidatos ao título e carros feitos para dominar as pistas, mas que nunca conseguiram. Também há parcerias que quase foram fechadas, mas que acabaram antes de começar. A McLaren Lamborghini é um excelente exemplo disso.
Este carro, um dos mais fascinantes casos de “e se…” na história da Fórmula 1, combinava um excelente chassi da McLaren com um potente motor V12 da Lamborghini. Esta McLaren não ficou só no papel. Ela se materializou, mostrou-se extremamente rápida e até recebeu a aprovação de Ayrton Senna, que a testou no Circuito do Estoril, Portugal, em 1993. Mas Ron Dennis, o chefe da McLaren na época, tinha outros planos e não deixou que ela chegasse às pistas. Mas, por quê?
Primeiro, é preciso lembrar que a temporada de 1993 não foi fácil para a equipe britânica. A Honda, que fornecia os motores, anunciou repentinamente que iria deixar a Fórmula 1. Isso deixou a McLaren em uma situação complicada, forçada a encontrar um novo fornecedor de motores em poucos dias.
Para complicar ainda mais, a McLaren enfrentava uma equipe Williams fortíssima, impulsionada pelo motor V10 da Renault, em uma relação de exclusividade que inviabilizava qualquer acordo entre a Renault e a McLaren. Ciente de tudo isso, Ron Dennis firmou uma parceria com a Ford-Cosworth para o fornecimento do motor V8. Mas dizem que esses motores eram menos potentes do que os que a Ford fornecia à Benetton, sua principal equipe.
Além disso, o ambiente dentro da equipe começou a deteriorar. Ayrton Senna, esperto, já previa os tempos difíceis que viriam e mostrou vontade de sair. Dizem que o piloto brasileiro chegou a renovar contrato corrida a corrida, deixando sempre aberta a possibilidade de mudança.
Senna percebeu rapidamente que continuar com os motores V8 da Ford-Cosworth não era uma opção viável para a temporada de 1994, e Ron Dennis começou a procurar alternativas. É aqui que entra a Lamborghini, presente na Fórmula 1 desde 1989 como fornecedora de motores V12 para várias equipes menores, como a Larrousse, vista como uma espécie de equipe de fábrica da marca italiana. Em qualquer equipe em que o V12 da Lamborghini foi utilizado, o resultado foi além de muitas dores de cabeça, mostrando-se sempre pouco confiável. Mas todos admitiam que aquele motor tinha potencial para oferecer muito mais.
Lamborghini na F1
A norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini em 1987 e um dos focos era justamente competir na F1. Em 1989, o fornecimento de motores começou para a Lola, uma das pequenas do grid. Em 1990, a marca expandiu e também começou a equipar os carros da Lotus.
Em 1991, a Lamborghini esteve com os carros da Modena e da Ligier. O resultado foi um fracasso, sem marcar pontos com as duas equipes. Em 1992, as equipes foram Minardi, do brasileiro Christian Fittipaldi, e Larrousse. Em 1993, somente a Larrousse permaneceu com os motores Lambo. No total foram 80 Grandes Prêmios.
Os testes do “McLambo”
O primeiro teste de Senna com o motor da Lamborghini foi no dia 23 de setembro de 1993, com um carro era completamente branco, sem patrocínios. O brasileiro mostrou empolgação com a nova máquina, mas a McLaren fechou surpreendentemente com a Peugeot, que forneceu unidades de dez cilindros no ano seguinte para o time britânico.
Piloto de testes da McLaren até a 13ª corrida da temporada, Mika Hakkinen assumiu o posto de segundo piloto da equipe justamente no GP de Portugal, após um desempenho decepcionante do norte-americano Michael Andretti na categoria. No entanto, o finlandês também testaria o motor Lamborghini em Silverstone depois e cravaria um tempo 1s2 melhor do que aquele estabelecido com os motores Ford em 1993 no final de semana do GP da Inglaterra.
Senna, inclusive, já queria utilizar o novo motor nos últimos três GPs da temporada (Portugal, Japão e Austrália). No entanto, o tricampeão admitia que mais potência e sofisticação eram necessárias para adquirir mais competitividade. “Estou certo que será um ótimo motor para a próxima temporada”, disse Ayrton na época, que vivia também a indefinição de onde correria em 1994.
Os motores Peugeot escolhidos para 1994 não duraram mais de uma temporada na equipe. Após a saída de Ayrton para a Williams, a McLaren não venceu corridas em 1994 e trocou o fornecedor no ano seguinte, firmando uma parceria longa e duradoura com a Mercedes (1995-2014), que culminou com conquistas do Mundial com Hakkinen (1998-1999) e o primeiro título de Lewis Hamilton na F1 (2008).
Bastidores polêmicos
O que poucas pessoas souberam na época é que a McLaren já havia feito um acerto financeiro com a Peugeot antes dos testes com o motor Lamborghini e por isso o acordo com a Lambo não foi para a frente. Quem confirmou isso foi Martin Whitmarsh em depoimento ao britânico Tony Dodgins, autor do livro Ayrton Senna: All his Races.
Whitmarsh era um dos chefões da McLaren junto com Ron Dennis e lembrou do dia em que ambos foram na sede da Lambo.
McLaren Peugeot em 1994
“A Lamborghini chegou e nos mostrou os dados de telemetria e o motor era fantástico, com 50 ou 60 cavalos a mais do que o que nós tínhamos (Ford), e com 30 kg mais leve. Mas eu não acreditei naqueles dados porque eu via o quanto aqueles carros (da Larrousse) eram lentos. Eu lembro que fui na Lamborghini e colocamos o motor no dinamômetro e realmente vimos a agulha girar e alcançar os números de potência que eles realmente afirmavam”, disse Whitmarsh.
A decepção de Senna
“No final, não achamos que a Chrysler honraria o compromisso (de desenvolver o motor) e fizemos um acordo com a Peugeot em 1994. Contratualmente, apesar de termos testado esse motor da Lamborghini e até antes de executá-lo, eu disse ao gerente da equipe, Dave Ryan, o que deveria acontecer com o carro (no teste). Não deveria ir mais rápido que X. Se isso acontecesse, nos iria causar alguns grandes problemas contratuais. E acrescentei: ‘Mas não se preocupe, não vai (acontecer)’.
“Dave me ligou da pista e disse ‘Olha, eu não consigo parar o crescimento desse carro, ele está indo muito rápido. Parece ótimo e tem o Ayrton dentro’. Então eu disse a ele para colocar 100 kg de combustível e não dizer nada a ninguém.
“Aquilo era uma verdadeira bagunça e eu estava tendo que administrar isso. Mas o Ayrton, obviamente, percebeu que era mais rápido que o carro de motor Cosworth e queria competir com o Lamborghini nas últimas três corridas de 1993. Ele estava muito chateado que nós não faríamos isso”.
Mesmo sem os Lambo, a McLaren mostrou um desempenho melhor no final daquela temporada e venceu as últimas duas corridas com Senna no Japão e na Austrália, justamente as duas últimas vitórias do piloto brasileiro na F1. Após a decepção com a McLaren, a Lamborghini nunca mais voltou a correr na categoria.
Pernambucano dirigirá a entidade no ciclo 2025-2029
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem um novo presidente, o pernambucano José Antônio Ferreira Freire, que foi eleito nesta quarta-feira (2) para o ciclo 2025-2029. A escolha foi realizada durante Assembleia Geral Ordinária de Eleição da entidade realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
José Antônio Ferreira Freire substituirá no cargo Mizael Conrado, eleito em 2017 e reeleito em 2020. Outra decisão tomada na assembleia foi a reeleição do ex-atleta Yohansson Nascimento para o cargo de vice-presidente.
“Vamos dar continuidade a este trabalho maravilhoso realizado pelo presidente Mizael Conrado, com todos os projetos e programas por todo o país. Agradeço a ele pela parceria de longa data. É uma honra poder substituí-lo no CPB. Será um grande desafio mantermos e até ampliarmos tudo o que foi feito até agora pelas pessoas com deficiência. Mas tenho a certeza de que, com o esforço de todos nós, faremos o CPB cada dia maior”, discursou José Antônio após a eleição.
Com mais de 40 anos de atuação no Movimento Paralímpico, divididos entre atleta e dirigente, José Antônio era presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) por duas gestões recentes, quando foi eleito em 2017 e reeleito em 2021.
Nascido na cidade de Carpina (Pernambuco), José Antônio é cego por causa de um descolamento de retina causado por uma cabeçada acidental durante um jogo de futebol convencional aos 15 anos.
“Após a quinta colocação histórica nos Jogos de Paris 2024, com recorde de medalhas e campanha extraordinária, o CPB tem um futuro brilhante pela frente, como muitos projetos, programas, uma realidade que nos faz crer que o Brasil continuará avançando. E, na eleição de hoje, foi eleito alguém com muita vivência no esporte. Teve trabalhos vitoriosos por onde passou, sendo uma referência não somente para a Paraíba, mas para todo território nacional. Desejo a ele parabéns pela eleição e muita sorte nesta jornada”, declarou Mizael Conrado, que completará seu segundo mandato na presidência do CPB até o dia 31 de dezembro deste ano.
Campanha histórica
José Antônio Ferreira Freire assume o comando do CPB após o Brasil encerrar a Paralimpíada de Paris (França) com recordes de pódios (89) – 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes -, além do quinto lugar no quadro de medalhas do megaevento realizado na capital francesa, melhor colocação brasileira na história da competição.
Com a conquista no Uzbequistão, seleção chega o oitavo título mundial
Créditos: Leto Ribas/CBF
Para chegar à final, o Brasil comandado por Marquinhos Xavier terminou na liderança de sua chave na fase de grupos. Depois, no mata-mata, venceu a Costa Rica nas oitavas, Marrocos nas quartas, e passou pela Ucrânia na semifinal.
Vice-campeã em 2021, a Argentina fica novamente com a segunda colocação no Mundial, torneio que venceu na edição de 2016.
Neste domingo, o pivô Ferrão, que já foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo, abriu o placar para a Seleção Brasileira no primeiro tempo, após aproveitar cobrança de falta rasteira na segunda trave. Ainda na etapa inicial, Rafael ampliou em jogada de contra-ataque.
Porque oito e não seis, como diz a CBF?
Sob a chancela da antiga federação, o Brasil venceu os dois primeiros títulos mundiais no futsal, em 1982 e 1985. A Fifusa organizou a Copa pela última e terceira vez em 1988, quando o Brasil foi vice-campeão diante do Paraguai. Já na ‘era Fifa’, a primeira Copa do Mundo foi disputada em 1989. O Brasil ficou com o título, assim como nos dois Mundiais seguintes – 1992 e 1996.
A Seleção Brasileira voltou a ganhar em 2008 e 2012. O hexa veio depois de 12 anos de jejum, batendo a Argentina por 2 a 1 na decisão. Assim como a Fifa, a CBF, responsável pela Seleção Brasileira de Futsal, desconsidera os títulos conquistados na época da Fifusa.
Campeões mundias de futsal era Fifusa
Em pé: Walmir (de barba), Beto e Douglas. Agachados: Jackson e Cacá (de bigode). Fonte: Portal Grande Ponto – Placar Magazine.