A paulista deu mais um passo rumo ao título da temporada com vitória de ponta a ponta na Corrida 1 e Pedro Paulo Fernandes foi declarado vencedor após prova concluída em regime de safety truck e punições
A Copa Truck concluiu neste domingo (13 de outubro) uma sétima etapa de muitas emoções e surpresas válida pela temporada 2024. O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi palco de mais uma jornada dominante para Bia Figueiredo na categoria Super Truck Elite. A paulista da ASG Motorsport conquistou nesta tarde a sua sexta vitória no campeonato e ampliou a liderança do campeonato, caminhando assim a passos largos rumo ao título da classe. Já a segunda prova do domingo viu o triunfo de Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport), confirmada depois de forte acidente com Rodrigo Alvarez e de punições que determinaram o resultado da corrida horas depois da bandeirada.
Na primeira disputa de uma tarde com céu azul em Tarumã, Bia Figueiredo largou na pole position e sustentou a dianteira de ponta a ponta para marcar mais 24 pontos. Na prova complementar, a dona do Mercedes-Benz #111 finalizou na quarta posição, em corrida que viu mais uma vitória da marca da estrela de três pontas, desta vez com PP Fernandes, que triunfou pela terceira vez na temporada.
Ao comentar a jornada vitoriosa no Rio Grande do Sul, Bia Figueiredo comemorou: “Estou muito feliz! Cheguei à minha sexta vitória na temporada. Larguei na frente e consegui manter a liderança na Corrida 1. Comecei a brigar lá na frente com os pilotos da PRO e adotei a cautela porque não precisa, né? Consegui manter ali uma distância dos meninos e vencemos bem a primeira corrida. Sabia que a segunda corrida seria desafiadora. É um risco para o campeonato, então preferi ser cautelosa e escapei dos acidentes. Consegui abrir um pouco no campeonato”, destacou.
Bia domina em Tarumã — O grid foi formado com uma primeira fila toda da ASG Motorsport, com Bia Figueiredo na pole e Pedro Perdoncini em segundo, em top-5 só da Mercedes-Benz. Entretanto, a Super Truck Elite teve uma baixa de última hora após o forte acidente sofrido por Daniel Kelemen no warm up, pela manhã, na Curva 9. O piloto escapou sem nenhum arranhão, mas seu caminhão ficou muito avariado após despencar no barranco e, por isso, ficou fora da disputa.
Bia largou muito bem e conseguiu abrir relevante vantagem logo de cara. Quem se destacou no início da prova foi Leo Rufino, que pulou para a segunda colocação, deixndo para trás Lucas Bornemann e Pedro Perdoncini.
Dona de ritmo muito forte, Bia abriu ainda mais para os demais concorrentes e pavimentou caminho para mais uma vitória na temporada. Mas a vantagem foi neutralizada com a intervenção do safety truck após escapada de Pedro Paulo Fernandes na Curva do Laço, freando a ascensão do piloto nas últimas provas do campeonato.
O cenário de domínio para Bia permaneceu depois da relargada. A paulista rumou com propriedade para sua sexta vitória na temporada e liderou o pódio, completado por Leo Rufino e Lucas Bornemann. Ricardo Alvarez cruzou a linha de chegada em oitavo e assegurou a ponta do grid na segunda prova da etapa.
PP leva após acidente e punições — A prova complementar da etapa de Tarumã entregou muita ação e entretenimento com a inversão dos oito primeiros colocados da Corrida 1. Alvarez se segurou na frente e foi seguido por Pedro Perdoncini, que passou Rodrigo Taborda no início da disputa no circuito gaúcho.
Alvarez vinha na liderança da prova, mas sofreu fortíssimo acidente e capotou na Curva 9 após incidente em disputa por posição. A direção de prova acionou o safety truck quando restavam cerca de três minutos para o fim de prova. O piloto escapou ileso da batida.
A ocorrência no fim da corrida mexeu de forma direta na luta pela vitória. A prova foi encerrada sob regime de safety truck. Jô Augusto Dias cruzou a linha de chegada na frente, mas foi punido pela direção de prova em 20s por ultrapassar sob bandeira amarela. Outro competidor sancionado foi Pedro Perdoncini, em 10s após incidente com Marcio Giordano, que por sua vez também foi punido, em 5s, por incidente em disputa contra Perdoncini.
Na esteira de todas as punições e ocorrências, Pedro Paulo Fernandes foi declarado vencedor da prova, que teve Rodrigo Taborda em segundo lugar e Lucas Bornemann em terceiro. Bia Figueiredo ficou na quarta colocação e somou mais pontos para sua cruzada pelo título da Elite. Hugo Cibien complementou a relação dos cinco primeiros.
Vantagem confortável — Bia Figueiredo concluiu a etapa de Tarumã com mais uma vitória e a confirmação da liderança na Elite, agora com 227 pontos, 33 de frente para Rodrigo Taborda. Pedro Perdoncini é o terceiro, somando 167, três a mais que Djalma Pivetta. Lucas Bornemann é o quinto, com 155, enquanto PP Fernandes tem 149 e é o sexto. Ricardo Alvarez é o sétimo, com 132. Márcio Giordano (130), Daniel Kelemen (121) e Jô Augusto Dias, empatado com Leo Rufino (120) complementam a relação dos dez melhores posicionados na tabela.
A oitava e última etapa da temporada regular da Copa Truck vai marcar o regresso da categoria dos ‘brutos’ a Curvelo, em Minas Gerais. A rodada será realizada no Circuito dos Cristais entre os dias 15 e 17 de novembro.
Copa Truck, temporada 2024
Etapa 7, Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão (RS), Super Truck Elite
Corrida 1, resultado oficial
1º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 18 voltas em 27min32s884
2º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s587
3º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 2s934
4º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s325
5º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 3s684
6º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s534
7º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 17s345
8º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 18s650
9º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 21s732
10º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 44s373
11º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 1 volta
12º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas
Não completou
Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 13 voltas
Excluído
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania)
Corrida 2, resultado oficial
1º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 11 voltas em 20min25s851
2º – Rodrigo Taborda (Vanucci Racing/Volvo), a 1s303
3º – Lucas Bornemann (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3s900
4º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 5s593
5º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 6s564
6º – Márcio Giordano (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s932
7º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s197
8º – Leo Rufino (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s713
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 11s228
10º – Maicon Roncen (FF Motorsport/Mercedes-Benz), a 12s172
11º – José Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 12s693
12º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completou
Gustavo Teixeira (GT-Oil Electric Truck/Scania), a 5 voltas