Muito se fala atualmente sobre os e-sports, mas você sabe a história dessas competições?

e-sports e

O e-sports, também conhecido como esportes eletrônicos (do inglês, eletronic sports) são jogos competitivos de vídeo game ou de computador que trazem premiações milionárias.

Mas já faz muito tempo que o cenário competitivo de games existe. Se eu te falar que a primeira premiação foi antes dos anos 2000, você acredita?

Pois é, a primeira premiação do mundo dos e-sports foi em 1972!

Você se lembra do Atari? Nessa época, alguns alunos da faculdade de Stanford se uniram para fazer o primeiro campeonato de vídeo game do mundo. E na época já se falava em premiação. O campeão das “Olimpíadas Intergaláticas de SpaceWar” levaria pra casa a assinatura de um ano da revista Rolling Stones.

Alguns anos depois, a Atari fez seu próprio campeonato de Space Invaders e teve a marca história de mais de 10 mil jogadores. Nesse caso, o prémio era um arcade da Atari que era um sonho de consumo.

Muitos anos se passaram, os jogos evoluíram e as premiações também.. Em 2018, a Valve, empresa que é responsável pelo jogo DotA 2, conseguiu a premiação de mais 100 milhões de reais na cotação atual do dólar.

Em 2015, o mesmo DotA 2 ofereceu uma premiação maior que o SUPER BOWL. O tão falado evento que tem o minuto mais caro do mundo para os anunciantes foi ultrapassado, no quesito premiação, para um e-sport. O prêmio de 2015 do superbowl foi de 14 milhões de dólares e o de DotA 2 foram 15 milhões.

Hoje existem diversas modalidades de e-sports. Desde jogos com temática realista, como Fórmula 1, Futebol, Basquete, até os criados do zero para ser competitivos, como Fortnite e Free Fire.

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.