Quem são os brasileiros que atuam na NBA

Quem são os brasileiros que atuam na NBA

10/11/2019 0 Por Vinícius Galan

A temporada 2019/2020 da NBA começou no dia 22 de outubro e assim como nos últimos anos são quatro jogadores do país na liga de basquete americano.

São eles: Nenê (Houston Rockets), Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies), Cristiano Felicio (Chicago Bulls) e Raul Neto (Philadelphia 76ers).

Nenê

Nenê, um dos jogadores veteranos do Houston Rockets (Foto: Divulgação/NBA)

A média de anos de um atleta na NBA é de 3,5 de acordo com estudos recentes. Nenê está na liga desde 2002/2003.

Ele entrou nesta que provavelmente é a sua última temporada como atleta profissional com a função de ser peça de rotação do favorito Houston Rockets, que possui as estrelas James Harden e Russell Westbrook. 

Ele é um importante mentor para o jovem pivô Clint Capela. Aos 37 anos, já tem 965 partidas de fase regular e poderá chegar a incrível marca de 1.000 duelos jogados na NBA, marca para muito poucos.

Bruno Caboclo

Bruno Caboclo chutando uma bola de três pontos pelo Memphis Grizzlies (Foto: Divulgação/NBA)

Ele está em um time completamente em reconstrução (o Memphis Grizzlies), em ano de contrato (ou seja, seu vínculo com o clube acaba em 2020/2021), precisando de tempo de quadra e mostrar regularidade para permanecer na liga.

Mais maduro, sempre defendendo bem, com confiança para matar suas bolas de três, ele pode ser uma das gratas revelações desta temporada. Suas médias até agora são de 3,7 pontos, 0,6 assistências e 2,4 rebotes.

Cristiano Felicio

Cristiano Felicio atuando pela equipe do Chicago Bulls (Foto: Divulgação/NBA)

O pivô brasileiro de 27 anos chegou para sua quinta temporada sabendo que precisa mostrar bem mais do que no último campeonato, quando teve médias de 4 pontos e 3,6 rebotes, em 12 minutos por jogo.

Ele ainda tem contrato para a próxima temporada, mas Felício tem sido contestado por imprensa e torcida em Chicago.

O pivô tem potencial físico e juventude (27 anos apenas) para brilhar em um time que está em reconstrução, mas que precisa voltar a vencer o quanto antes.

Raul Neto

Raul Neto atuando pelo forte Philadelphia 76ers (Foto: Divulgação/NBA)

Aos 27 anos, o armador chegou para seu quinto ano na NBA em uma situação bem diferente de antes. Se em Utah ele era o armador reserva de uma equipe sem grandes aspirações, agora como um dos Sixers as coisas mudam de figura.

Ele pode, pela primeira vez, jogar uma final de conferência, já que os Sixers são um dos favoritos ao título do Leste. Suas médias até aqui são de 4,9 pontos, 2,3 assistências e 1,3 rebotes.