NBA planeja mudanças extremas na competição

NBA planeja mudanças extremas na competição

27/11/2019 0 Por Vinícius Galan

NBA quer mudanças com Finais sem conferência, mata-mata pré-playoffs e uma ‘copa’

O futuro da NBA parece estar repleto de mudanças. Segundo fontes da liga que informaram aos repórteres Adrian Wojnarowski e Zach Lowe, da ESPN, os executivos desejam fazer quatro alterações no formato e calendário do torneio.

A criação de uma fase pré-playoffs, permitir Finais entre times da mesma conferência, a disputa de um torneio no estilo ‘copa’ e a redução da temporada regular.

Adam Silver, comissário da NBA e nome forte das operações da liga (Foto: Divulgação/NBA)

A intenção do comissário da NBA, Adam Silver (nome forte das operações da liga), é que as propostas sejam votadas na reunião da liga em abril de 2020, visando à implementação na próxima temporada (2021/2022).

Todas as propostas, entretanto, ainda estão em fase de discussão e precisam da aprovação também da NBPA (Associação Nacional de Jogadores de Basquete), organização que defende os direitos dos atletas.

Finais sem conferência

A ideia é acabar com as finais de conferência e fazer um Final Four (jogos entre os 4 melhores times), ou seja, uma semifinal de fato.

Após a segunda rodada dos playoffs, as conferências seriam ‘esquecidas’ e as semifinais seriam definidas pelas campanhas na temporada regular. A melhor enfrenta a quarta melhor, enquanto a segunda enfrenta a terceira melhor.

Mata-mata pré-playoffs

A fase pré-playoffs pensada é a qual disputariam o sétimo, oitavo, nono e décimo colocados de cada conferência.

Funcionaria da seguinte maneira: Sétimo e oitavo se enfrentam em jogo único. Quem vencer, está nos playoffs como 7º classificado.

Nono e décimo se enfrentam em jogo único. Quem vencer, enfrenta o perdedor do jogo entre sétimo e oitavo em outra partida única. O ganhador se classifica com a 8ª vaga.

LeBron James se torna o quarto jogador da história da NBA a atingir a marca de 33,000 pontos (Foto: Divulgação/NBA)

Copa da NBA

Inspirada no futebol, a NBA quer criar um torneio no melhor estilo das copas. Seria um mata-mata, em jogo único, com participação de oito times – ou seja, começando nas quartas de final.

O campeonato, que duraria do fim de novembro até dezembro, teria a classificação por meio de uma “fase de grupos” disputada dentro de cada divisão.

Os jogos dessa fase, entretanto, seriam os mesmos já marcados para a temporada regular. O líder de cada divisão, somado aos dois melhores times que não lideram sua divisão, fariam parte da Copa.

A proposta é dar uma chance de título para as equipes que não sonham com as Finais, além de partidas emocionantes no meio da temporada.

Redução da temporada regular

Com o acréscimo de tantos jogos, como a Copa da NBA e o mata-mata pré-playoffs, a temporada regular teria que ser reduzida. A liga, entretanto, estabelece um mínimo de 78 partidas.