ESPORTESNET

Sorteio realizado na sede da CBF nesta segunda-feira apresentou os grupos da temporada 2022 da “orelhuda”

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu em sorteio dirigido, nesta segunda-feira, os grupos da Copa do Nordeste de 2022. São oito clubes em cada uma das duas chaves. A competição vai começar no dia 22 de janeiro, portanto, antes dos Estaduais. Bahia e Ceará protagonizaram as duas últimas decisões da competição. Em 2020, o vencedor foi o time alvinegros, enquanto nesta temporada, os tricolores levaram a melhor.

Confira os grupos da Copa do Nordeste

Grupo A

  1. Fortaleza
  2. Sport
  3. CSA,
  4. Sampaio Corrêa
  5. Campinense
  6. Globo-RN
  7. Atlético de Alagoinhas-BA e
  8. Sergipe

Grupo B

  1. Bahia
  2. Ceará
  3. Náutico
  4. CRB
  5. Botafogo-PB
  6. Altos-PI
  7. Floresta-CE
  8. Souza-PB

Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentam os adversários do Grupo B em turno único, num total de sete jogos. Os quatro melhores colocados de cada chave avançam para as quartas de final. No mata-mata, as etapas de quartas de final e a semifinal serão definidas em jogo único. Já a final acontecerá em partidas de ida e volta.

Desse modo, Fortaleza, Sport, CSA e Campinense estão de um lado da tabela e vão enfrentar os rivais Ceará, Náutico, CRB e Botafogo-PB. Quatro clubes — Floresta, Sousa-PB, CRB e Botafogo-PB – se classificaram através de preliminar. O cearense Floresta e o baiano Atlético de Alagoinhas são debutantes na Copa do Nordeste.

Em 2022, a Copa do Nordeste estará desfalcada de dois campeões. O Vitória, que ergueu a taça quatro vezes, não teve bom desempenho no Campeonato Baiano e por isso não se classificou. Situação semelhante viveu o Santa Cruz que ficou fora das melhores posições do Pernambucano. As duas equipes terminaram 2021 rebaixadas em suas divisões do Campeonato Brasileiro. O Vitória disputará a Série C na próxima temporada, e o Santa Cruz estará na Série D.

As equipes nordestinas que disputam a Série A têm dominado as últimas edições do torneio. O maranhense Sampaio Corrêa foi o último campeão que estava fora da divisão de elite, em 2018. O título da Copa do Nordeste dá ao campeão vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil da temporada seguinte ao lado das equipes classificadas para a Libertadores. Em 2021, o vencedor da Copa do Nordeste ainda ganhou em premiação a quantia de R$ 3,5 milhões.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.