A União dos países como Grã-Bretanha no futebol em olimpíadas

Você já deve ter notado a participação da Grã-Bretanha como equipe de futebol nas Olimpíadas.

Sabe por que, diferentemente do que acontece em outros eventos, Inglaterra, Escócia, País de Gales (e Irlanda do Norte) disputam os Jogos como uma única nação na modalidade?

Desde a primeira Olimpíada disputada na era moderna, os quatro países participam sob a bandeira da Grã-Bretanha em diferentes esportes.

O mais confuso é que a Irlanda do Norte não faz parte da Grã-Bretanha, mas sim do Reino Unido.

Já em torneios de futebol, como a Copa do Mundo, os quatro países competem sob as próprias bandeiras também por razões históricas.

As pioneiras Inglaterra e Escócia, que faziam grandes duelos ainda no século XIX, antes mesmo da criação da Fifa, recusaram a união.

Em 2012, quando Londres sediou as Olimpíadas, foi formada uma equipe com jogadores dos 4 países.

Na atual edição, apenas a equipe de futebol feminino da Grã-Bretanha participa do evento. 🇬🇧

CURIOSIDADE

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido.

A Inglaterra é um país.
Grã Bretanha é o nome da ilha onde estão situados 3 países: Inglaterra, Escócia e País de Gales.


Reino Unido é o nome da união política formada pela Grã Bretanha e mais a Irlanda do Norte, que fica em uma ilha vizinha.

A Rainha Elizabeth II, além de ser rainha da Inglaterra, também é chefe de estado do Reino Unido.

Cada um dos países também tem seus governos, mas o poder desses governos é delegado pelo parlamento do Reino Unido, que também tem o poder de legislar sobre esses territórios.

A bandeira do “Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte”, nada mais é que a união das bandeiras da Inglaterra, da Escócia e da Cruz de São Patrício, que representa a Irlanda do Norte.

Esse orgulho, por ser praticamente um povo só, é o que faz com que os países disputem até hoje os jogos olímpicos por uma só bandeira.

Mantiveram a tradição desde o início dos jogos olímpicos modernos, diferentemente do que acontece no futebol, onde cada país tem a sua própria seleção.

Isso se deve à grande rivalidade que cada país tem entre si no futebol, desde o século 19, quando o esporte foi criado e se popularizou.

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.