Fernando Camargo abrilhantou o Esporte Mania 402

Fernando Camargo abrilhantou o Esporte Mania 402

16/10/2019 0 Por Gustavo Neri

O narrador esportivo concedeu entrevista à Rádio Esportesnet e contou detalhes de sua paixão por esportes e objetivos em sua carreira

A edição 402 do programa Esporte Mania, na rádio Esportesnet foi especial. O programa contou com a presença de Fernando Camargo, atual narrador da rádio Energia 97.

O cronograma da edição 402 seria explorar a 25ª rodada do campeonato brasileiro e jogos da Seleção Brasileira. Porém, o programa foi tomado por belíssimas histórias do Futsal brasileiro dos anos 80 e 90, lutas de MMA e UFC, narrações inesquecíveis durante a carreira de Fernando e objetivos que ele ainda almeja alcançar. As lembranças da rivalidade de Nigel Mansell, Ayrton Senna e Alain Prost foram o ‘carro chefe’ do programa.

Fernando Alves Firmino, apresentador do programa Esporte Mania, e Fernando Camargo colocaram à prova todo o conhecimento e vivência do automobilismo nacional e internacional, discutindo desde a nova categoria Copa Hb20 a grandes provas na Fórmula 1 de Ayrton Senna.

É redundante dizer que Senna é um dos maiores esportistas da história do Brasil. Em seus dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna correu em 162 Grande Prêmios, vencendo 41 deles e conquistando incríveis 65 pole positions, um aproveitamento de aproximadamente 40% em todos os treinos que disputou na categoria. Por esses grandes feitos de Senna, Fernando Camargo deixou claro o quão fã ele é do ex piloto brasileiro e enfatizou a importância que ele teve aos fanáticos por automobilismo no Brasil.

CARREIRA

Durante sua participação no Esporte Mania, Fernando Camargo relembrou o início na TV ESPN e revelou não ter tido uma perspectiva inicial como narrador.

“Após me formar na faculdade eu não imaginava me tornar narrador, muito pelo contrário, eu gostaria de ser um repórter, talvez um comentarista esportivo. Mas após o curso de locução em 2004 pelo Senac, acabei me encontrando como locutor” contou Fernando.

O narrador também destacou a oportunidade em que teve de narrar a disputa de Ouro de Badmínton no Jogos Pan-Americanos de Lima, na qual o brasileiro Ygor Coelho faturou a medalha de Ouro inédita para o Brasil.

Fernando Camargo durante Pan-Americano de Lima 2019 – (Arquivo pessoal)

Perguntado se ainda teria anseios na carreira como narrador, a voz brasileira do Jogos Pan-Americanos de Lima admitiu que ainda lhe falta um sonho a ser realizado.

“Um sonho a ser realizado é trabalhar em um grande veículo de comunicação, transmitindo um evento internacional. Tokyo no ano que vem já seria fora do comum para mim. Eu trabalhei em uma emissora gigantesca como a Record News, para todo o Brasil ver, mas eu ainda não tive essa oportunidade de cobrir um evento internacional, nem no futebol, nem em outras modalidades.”

ÍDOLOS

Para quem o acompanha, Fernando é amante de diversos esportes, não só do futebol, como a maioria dos brasileiros. O narrador tem mais ídolos de outros esportes, do que propriamente no futebol. Como por exemplo, o judoca Teddy Riner, o nadador Michael Phelps e os pilotos Ayrton Senna e Lewis Hamilton.

Mas em sua área, narração esportiva, destacou não só os seus ídolos, como aqueles que lhe motivaram a ser quem ele é hoje.

“Na narração meus grandes ídolos foram Luciano do Valle, Galvão Bueno e José Silvério. Procuro pegar tudo que eles fizeram em suas carreiras, mas sem imitá-los, e assim criei meu estilo próprio. Gosto de citar Luciano do Valle pela diversidade que tinha, Galvão pela qualidade técnica e o José Silvério por ser técnico e completo no rádio” Fernando Camargo também destacou nomes da atualidade como, Ulisses Costa e Renato Rainha entre os principais narradores do país.

ESPORTE MANIA 402

No fim da edição 402, Fernando Camargo como todo bom brasileiro, deu seus pitacos no Campeonato Brasileiro e Libertadores, cravando Flamengo Campeão Brasileiro neste ano e o argentino River Plate dono da América na Libertadores 2019.

O Esporte Mania da última terça,15, também teve uma participação especial do narrador da Nativa FM e Band News, Renato Rainha. Em áudio gravado, ele mandou abraços a Fernando Alves Firmino e aos integrantes do programa, desejou sucesso a Rádio Esportesnet e contou histórias de trabalho ao lado de Fernando Camargo.