ESPORTESNET

 Atualmente o torcedor se faz uma pergunta antes de assistir à partida do seu time de coração “onde vai passar”, sim, hoje os campeonatos estão cada vez mais repartidos nas transmissões televisivas

Antes havia a hegemonia da Globo com seus canais fechados, e poucos canais também possuíam os direitos de televisão, para transmitir partidas. Mas com a chegada dos streaming, canais de YouTube, e com uma nova lei, que permite os clubes de venderem seus direitos de imagem de forma independente. Fez um campeonato ser transmitido por até quatro veículos, com o revezamento de jogos. Ou seja antes você ligava somente em um canal para assistir o campeonato Paulista, hoje o estadual tem suas partidas passando em quatro lugares diferentes, fazendo o torcedor assinar cada vez mais serviços para poder assistir todas às partidas.

O começo da competição

Muito difícil ter um campeonato transmitido somente em um canal, agora imagina uma competição que não passa em lugar nenhum. Sim, existe, é a Copa Verde, um campeonato que surgiu em 2014 e na época era transmitida pela exista Esportivo Interativo. Com boas audiências, o campeonato disputado por clubes do Norte e Centro Oeste, teve seus direitos com o canal até edição de 2018. Quando o canal foi vendido e virou TNT Esportes, e os novos donos não quiseram mais ter os direitos da competição.

E a partir de 2019 os direitos da Copa Verde foi comprada pela TV BRASIL, que transmitiu as edições de 2019, 2020 e 2021. E em 2022 o dono dos direitos mudou novamente, o serviço de streaming DAZN adquiriu a competição. Mas foi somente por um ano, e em 2023 nenhum canal ou serviço se interessou em obter a competição.

Queda de prestígio

 E os clubes ficaram livres paras transmitirem os seus jogos em seus canais no YouTube. O que fez cair muito o prestígio da competição, pelo fato de nenhum clube ter estrutura de realizar um transmissão de qualidade, por não contar com várias câmeras, e por optarem por narradores parciais e de ex-jogadores como comentaristas que nunca haviam participado de uma transmissão antes.

Excerto pela final que foi exibida pela TV BRASIL, e em 2024 o cenário foi o mesmo, a maioria das partidas foram transmitidas pelos canais dos clubes. Excerto pela semifinal entre Remo e Paysandu que foi comprada de última hora pelo Governo do Pará, e foi transmitida na TV Cultura, assim como a final entre Paysandu e Vila Nova.

Somente no Rádio

Nesse ano de 2025 a CBF anunciou que não iria permitir a transmissão pelos clubes assim como foi nos últimos dois anos, e que buscaria um comprador para os direitos de imagem. Mas nenhum canal ou streaming se interessou em comprar. Mesmo com a insistência dos clubes, a CBF não voltou atrás e com isso a competição ficou sem transmissão televisiva, algo que é quase impensável hoje em dia.

Fazendo assim o torcedor acompanhar os jogos no estádio ou no bom e velho rádio. Atualmente a Copa Verde estar nas semifinais, de um lado Paysandu contra São Raimundo, e de outro Goiás contra Brasiliense.

Enquanto a Copa do Nordeste tem prestígio e é transmitida tanto na TV aberta como na fechada, a Copa Verde segue assim, sem transmissão televisiva e cada vez mais desinteressante para os torcedores e para os clubes.

Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.