Decorreu no início de 2022 a segunda edição do Programa Europa 2030, idealizado pelo escritório internacional de advogados Barelli & Gastaldello, em conjunto com a empresa portuguesa de consultoria, cursos e desenvolvimento de negócios, F-Dreams – Business and Innovation.

Segundo Thiago Barelli, sócio responsável pelos escritórios de Lisboa, Torres Vedras e Porto do B&G, “o objetivo do programa Europa 2030 é democratizar o acesso a informação e as oportunidades de negócios, possibilitando que empreendedores brasileiros conheçam e saibam como acessar os mais de €1.8 trilhões de euros disponibilizados pela União Europeia”.

A primeira edição do Programa Europa 2030, ocorrida em meados de 2021, contou com a participação de profissionais que atuam na área de inovação e empreendedorismo no Brasil e na Europa, como o Professor de Inovação da ECA USP e embaixador das cidades mil da Unesco, Felipe Chibás, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Sr. Hernâni Dinis, município português que tem se destacado em inovação e o deputado europeu eleito o mais influente de Portugal, José Manuel Fernandes

Para a segunda edição foram convidados palestrantes que trabalham no campo da inovação, tais como: Rafael Ribeiro (Head de Operações da Bossa Nova Investimentos); Marta Guimarães (Vice-Presidente da Câmara Comércio e Indústria Luso-Brasileira); e, Ana Hernandez (CEO e Founder da Agência Mud especializada em Branding e mentora de projetos de inovação para ajudar as empresas na criação de soluções que impactem positivamente a sociedade). O evento foi finalizado com uma entrevista exclusiva com a Eurodeputada eleita no MEP Awards como a melhor deputada europeia na área de ciência e inovação, Sra. Maria da Graça Carvalho, a qual falou um pouco sobre os investimentos europeus em inovação

Ambas as edições do evento foram mediadas pelo Dr. Thiago Barelli, advogado português e brasileiro especialista em direito europeu e para startups, que, dentre outras coisas, é mentor de internacionalização do Programa Batalha das Startups, na Record News.

O Programa Europa 2030, em suas duas edições, contou com o apoio de diversas associações empresariais e empresas do setor de inovação, tais como: a plataforma Iaprendi; a Associação Catarinense de Tecnologia; a Agência Metropolitana de Campinas; o Fórum dos Empreendedores de São Paulo; a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira; o Urban Lounge e Work; o Capital Empreendedor do Sebrae; a Bossanova Investimentos; a Ebury; a Agência Investir Torres Vedras; a Batalha das Startups; a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo; entre outros.

As duas edições do Programa Europa 2030 estão disponíveis para acesso gratuito no canal do YouTube do Barelli & Gastaldello Advogados Associados (B&G Advogados Associados).

https://www.youtube.com/channel/UCXc5e0jA3r-7coOA4-h_onA

¹Fonte: https://www.theparliamentmagazine.eu/